segunda-feira, 4 de outubro de 2010

DESAFIO: Fazer o Ribs on The Barbie do Outback

Sábado... fim de semana em São Paulo... nada muito planejado... Alguém tinha me falado que eu podia fazer as costelinhas do Outback... agridoces... super macias... Pronto!! Pintou a vontade de cozinhar! Já tinha o desafio, faltavam os "experimentadores"! Resolvi convidar minha irmã Cris, meu cunhado Luis e meu sobrinho lindo Lulipe. O Ian, meu enteado, também estaria conosco à noite! Paramos no Pão de Açúcar da Ibirapuera com a República do Líbano para fazer as compras. Mas eu não havia feito a minha lista de compras, nem meu cronograma de atividades... (minha experiência com Gestão de Projetos me levava a este tipo de atitude...) Durante a semana, eu já havia consultado algumas receitas na internet e tinha gravado uma no meu celular. Era do http://www.cybercook.com.br/.  Seguem, abaixo, os ingredientes, já com as minhas adaptações (uma delas foi substituir o chili por páprica picante, pois não achei o tal do chilli no Pão de Açúcar):
  • 2 kg de costelinha de porco
  • 1 colher (sopa) óleo
  • 2 colheres (sopa) de cebola picada
  • 1/2 xícara (chá) açúcar mascavo
  • 1/2 xícara (chá) vinagre branco
  • 2 colheres (sopa) molho inglês
  • 2 xícaras (chá) catchup
  • 1 folha de louro
  • 1 colher (sopa) de páprica picante 
  • 1/2 xícara (chá) água
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • 2 unidades de caldo knorr carne.
Para começar, espalhei sal pelos pedaços de costelinha e aferventei por 10 minutos em panela com água quente e o caldo knorr.
Coloquei as costelinhas em uma assadeira grande, cobri com papel de alumínio e deixei assando por 40 minutos.
Enquanto assava, preparei o molho: refoguei a cebola no óleo, juntei o vinagre e o açúcar mascavo e deixei dissolver. Acrescentei o molho inglês, o catchup, o louro, a páprica e a água e cozinhei até o molho
engrossar. Por último, coloquei o sal e a pimenta do reino.
Após os 40 minutos tirei as costelinhas do forno,
retirei o papel alumínio e pincelei com o molho.
Deixei no forno alto por mais 10 minutos,
pincelei novamente com o molho, assei por mais 10 minutos.
Para acompanhar, servi milho doce cozido com manteiga e batata assada com creme azedo. Delicious! 

Ribs on the Barbie by Bia!!

Os convidados Cris e Luis gostaram muito! Até o Ian, meu maior desafio, comeu várias costelinhas! Fiquei feliz! Só o Lulipe que curtiu mais as batatas e o milho... rs... afinal, ele é pequeno para apreciar algo tão "spicy" como as costelinhas...

Embora todos tenham gostado muito (até o Erik acabou comendo um pedaço que sobrou no dia seguinte), há observações a serem feitas... Faltou molho na costelinha. Além do molho que é passado na carne, eu deveria ter servido também o molho que sobrou! Teria ficado melhor ainda.
Comparando com a Costelinha do Outback, a deles tem um gosto mais defumado. Acho que eu conseguiria este sabor fazendo a costelinha na churrasqueira ao invés de fazer no forno... E a forma de preparo é basicamente a mesma... Aferventando, depois assando com papel alumínio (ou celofane, como sugeriu meu marido Alê, que é um churrasqueiro fantástico) e, por último, passando o molho e deixando na grelha por alguns minutos.


Aguardem a próxima tentativa! Mas quem quiser experimentar a receita acima, vale a pena! E não precisa ter churrasqueira, basta um forno a gás!! E Bon Appetit!

10 comentários:

  1. Utilizei, no lugar do papel alumínio, um saco de celofane próprio para assados... Não aferventei antes, deixei no forno baixo (170 graus) por uma hora e meia. Depois, retirei o saco, pincelei com o molho, deixei no forno por mais 10 minutos. Repeti isso 2 vezes. Ficou simplesmente maravilhosa! Desmanchando!!

    ResponderExcluir
  2. Outra variação! Como vai muito catchup, decidi fazer o meu, segundo a receita enviada pelo amigo Edu Giardino: 1 copo de extrato de tomate, 3/4 de copo de açúcar, 3/4 de copo de vinagre de vinho, 1 colher de café de sal, molho de pimenta a gosto! Ficou excelente!! Saboroso e com baixo custo!

    ResponderExcluir
  3. Olá Bia, amei seu blog e suas receitas, fiz esta receita inclusive com a sua sugestão do Edu, meninaaaa fez o maior sucesso aqui em casa, não sobrou nem para contar história...rsrs parabéns pela qualidade das receitas, irei comentando a medida que for experimentando.
    Parabéns novamente.

    ResponderExcluir
  4. Dany! Que bom que gostaram na sua casa! Aqui também é sucesso total de bilheteria... outro dia fiz uma outra receita de costelinha e todo mundo reclamou! Só querem essa!! rs (e em time que está ganhando não se mexe, certo?? rs)

    ResponderExcluir
  5. Olá, fiz seguindo a receita do Edu Guedes, é diferente pq tempera um dia antes com vinho, e não coloca na panela de pressão,usei tbm a paleta suína por ser mais magrinha, ficou desmanchando..
    ah é o chilli nãodá gosto de nada é só picante mesmo.
    Tem no blog a receita do creme azedo?

    ResponderExcluir
  6. Essa receita é realmente maravilhosa, a única diferença é que asso com fatias de abacaxi ao redor. Amo abacaxi com carne de porco, perfeita combinação.

    ResponderExcluir
  7. uma boa solução para assar é colocar em um saco de papel (desses de pão) untado por dentro com margarina até ele escurecer bem rasque o papel e deixe dourar. Você pode assar costela de boi (derreter na boca).

    ResponderExcluir
  8. Boa dica, Simone! Obrigada! Vou experimentar com costela de boi... Nunca consegui fazer uma costela que "derrete na boca"... E elas sempre ficam salgadas demais!!

    ResponderExcluir
  9. A versão perfeita: 2 horas de forno baixo dentro do saco de celofane, depois 1 hora pincelando o molho de 20 em 20 minutos, depois mais 1 hora de forno baixo, com papel alumínio! Demora, mas fica desmanchando!!!! (para 3 kg de costelinha).

    ResponderExcluir