domingo, 1 de julho de 2012

DESAFIO: Preparar um Cupcake de Limão com "surpresa"!!

Cupcake Supresa de Limão
Depois de tantas Entremets complicadíssimas, me deu uma vontade de fazer um bolinho simples!!! Sabe, um bolo de cenoura, de fubá, de limão... coisinha básica!

Mas só um bolinho não ia ter muita graça... que tal uns cupcakes básicos?? Olhei para a fruteira e lá estavam alguns limões, já amarelinhos... Pronto, Cupcakes de limão!

Mas, só o bolinho?? Que tal colocar um recheio? Eu nunca fiz cupcake recheado, embora sempre veja as fotos legais que minha amiga "cupcakequeira" posta no blog dela (www.lullabycupcakes.com.br). Resolvi aproveitar uma cobertura de chocolate amargo que sobrou da entremet de tangerina... Mas, se tem recheio, tem que ter cobertura!! Que tal um ganache de chocolate branco? Pronto, está "inventado" um Cupcake Surpresa de Limão!

A receita da massa encontrei no blog da Pamela Brandão e ficou muito gostosa! O bolinho ficou muito macio! Depois de assá-los, deixei esfriar e cortei uma tampinha de cada cupcake e recheei com a calda de chocolate (aqui vou colocar a receita de uma calda simples de chocolate que uso nos Cupcakes de Cenoura, pois a cobertura da entremet é meio complicada, precisa de balança digital e termômetro... rs). A cobertura, feita de ganache de chocolate branco não ficou exatamente como eu esperava (vejam o post sobre Ganache de Chocolate branco da Barra Doce, de onde tirei a receita)... Acho que eu devia ter deixado esfriar mais... Eu queria fazer pequenas flores com o saco de confeitar bem no centro do buraquinho do recheio... Mas a florzinha acabou se desfazendo e escorreu toda!! Mas nada de pânico!! Tudo tem solução!!! Acabei espalhando a cobertura com uma colher, salpicando raspinhas de limão e pronto! Não ficou nenhuma maravilha mas, ao morder o bolinho e descobrir a calda de chocolate amargo dentro, é realmente uma surpresa bem agradável! Quer provar?? O pessoal do escritório vai se dar bem amanhã! (minha estratégia para ter quórum na reunião de equipe é sempre levar um docinho para  a turma! Vocês não imaginamos como funciona bem!!).

Cupcake Surpresa de Limão (12 cupcakes)

Para a massa
  • 1,5 xícaras de farinha para bolo (coloque 1,5 xícaras de farinha, substitua 1,5 colheres de sopa de farinha por amido de milho)
  • 1,5 xícaras de açúcar
  • 3/4 xícara de manteiga levemente derretida
  • 3 ovos pequenos ou 2 grandes
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1/4 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 2 colheres de sopa de suco de limão
  • raspas da casca de 1 limão
  • 1/2 xícara de leite azedo (coloque 1 colher de sopa de limão e deixe em temperatura ambiente por uns 30 minutos - para agilizar, aqueça o leite um pouquinho no microondas)
Para o recheio
  • 4 colheres de sopa de chocolate em pó
  • 4 colheres de sopa de açúcar
  • 4 colheres de sopa de leite
  • 1 colher de sopa de manteiga
Para a cobertura
  • 250 gr de chocolate branco picado
  • 90ml de creme de leite fresco
  • raspas de limão para decorar
Prepare a massa: Aqueça o forno a 180 graus. Peneire a farinha, o fermento e o sal. Bata a manteiga e o açúcar por 5 minutos. Vá juntando um ovo de cada vez, batendo bem depois de cada adição. Junte o suco de limão, as raspas e a baunilha. Vá juntando as farinhas, alternando com o leite, até incorporar bem. Preencha as forminhas de cupcake até 3/4 da borda. Leve para assar por cerca de 20 minutos, até começar a dourar e o palito sair seco. Deixe esfriar em cima de uma grade.



Prepare a cobertura: Coloque o chocolate branco por 2 minutos no microondas na potência 50%. Ferva o creme de leite e junte ao chocolate, mexendo bem com um fuê até ficar cremoso. Deixe esfriar na geladeira até esfriar. Se for espalhar a cobertura com a colher (mais simples), não deixe esfriar muito. Se for fazer "florzinhas" com saco de confeitar, deixe esfriar até ficar bem endurecido, mas maleável (como uma massinha de modelar).

Prepare o recheio: Aqueça todos os ingredientes e deixe ferver um pouco, mexendo bem até ficar bem liso. Deixe esfriar um pouco.

Corte pequenos buracos nos cupcakes. Preencha com o recheio até a superfície. Coloque o ganache de chocolate branco em um saco de confeitar e faça flores que tampem o buraco do recheio. Por último, raspe a casca de um limão sobre os cupcakes para decorar!





Mas, como eu havia ficado um pouco frustrada com o ganache de chocolate branco que não ficou no ponto de confeitar, fiz outra leva dos cupcakes! Agora com o Ganache frio, no ponto certo para fazer as florzinhas!






Duas formas de decorar... uma mais simples e mais fácil, outra mais trabalhosa e mais vistosa... E aí, qual você prefere??

Bón Appetit!

8 comentários:

  1. Hummm, está com uma cara ótima. Gostei da combinação, bjos

    ResponderExcluir
  2. Bia (Desafios Gastronomicos)1 de julho de 2012 22:12

    Mirella, ficou muito gostoso mesmo. Adorei especialmente a receita da massa, super fofinha!

    ResponderExcluir
  3. OI flor, a ganache ficando ou não com a consistência que você querida, a cara dos cupcakes está ótima. Gostei das duas formas, confeitados e os não-confeitados. Já salvei a receita nos favoritos. Aliás. essa lista só aumenta, rs. Beijão

    mariacarambola.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Bia (Desafios Gastronomicos)1 de julho de 2012 23:31

    Oi Karina!! Quando tentar fazer, volta aqui prá me contar como foi!! beijos!

    ResponderExcluir
  5. ahahaahhahahah
    Eu pensei que o desafio era fazer esse recheio parecendo o coelhinho da playboy!
    De qualquer forma, parabéns pelo cupcake viu!

    ResponderExcluir
  6. Bia (Desafios Gastronomicos)2 de julho de 2012 10:38

    Gente! Estou morrendo de rir com este comentário sobre o Desafio de fazer o Coelhinho da Playboy dentro do Cupcake!! Adorei!! kkkkk

    ResponderExcluir
  7. Olá, Bia tudo bem? Meu nome é Bia também (Ana Beatriz). Adoro o seu blog. Parabéns! Fiz a tua receita de bolinho de limão, com recheio de chocolate preto e cobertura de ganache de chocolate branco e acheio o máximo. Eu faço vários cupcakes. Por enquanto ainda não recebi encomendas, mas a proposta é fazer para fora. Veja lá na minha página do facebook www.facebook.com/anabeatriz708 o bolinho que está como "bolo de limão". O ponto da ganache para usar o bico de confeitar ficou perfeito. No entanto, é típico de ganache ficar meio melecando, mas ficou em ponto de trufa. É bem diferente do buttercream que a gente consegue fazer várias formas. Mas ficou ótimo! Apenas mudei as quantidades: coloquei 500 g de chocolate branco e 200 g de creme de leite. O resto foi a mesma coisa. Levei ao freezer por uns 40 minutos. Mesmo que passe um pouco do ponto e fique duro demais é só deixar um pouco fora da geladeira para poder usar o bico de confeitar. Foi ótimo. Adorei a receita.

    ResponderExcluir
  8. Olá Xará!! Espero que você receba logo encomendas!! E obrigada pelas dicas do ponto do ganache! Não é simples mesmo!! Bjs! Bia

    ResponderExcluir