Confit de Tomates e Cogumelos |
Meu interesse por "confitagem" começou com uma das receitas mais tradicionais francesas, o Confit de Canard, ou Pato Confitado (que virará um post em breve, muito breve!). Carnes são confitadas normalmente em sua própria gordura; frutas são confitadas em caldas de açúcar e legumes são confitados em azeite! Se bem acondicionados, os "confit" podem durar meses e era a forma que se tinha, antigamente, de conservar os alimentos sem geladeira!
A ideia de um Confit de Tomates Cereja surgiu quando estava planejando os acompanhamentos para o famoso "Confit de Canard". Por ser uma carne muito forte em sabor, imaginei um acompanhamento suave, cremoso e adocicado, um Purê de Mandioquinha... Mas faltava "cor" no prato... Pensei, primeiro, em colocar uns tomatinhos cereja para decorar... Mas achei pouco criativo e sem nenhum realce no sabor do prato... Encontrei, então, uma receita de Confit de Tomates Cereja, no blog Aromas e Sabores! Perfeito! Os tomates ganhariam um "upgrade" em sua aparência e sabor!
A receita é tão simples e maravilhosa que me empolguei e acabei confitando alguns tomates italianos e cogumelos paris que estavam "dando sopa" na geladeira! É só colocar azeite, alecrim, alho e sal e deixar no forno baixo até ficar macio! Depois, no mínimo 24 horas na geladeira para ficar ainda mais delicioso!
Poutpourri de Confit (rimou!! rs)
Confit de Tomates Cereja- 200gr de tomate cereja cortados ao meio
- 2 dentes de alho cortados ao meio
- 1 galho de alecrim fresco
- sal marinho a gosto
- 1 colher de chá de vinagre
- azeite para regar
- 2 tomates cortados ao meio
- 2 dentes de alho cortados ao meio
- 1 galho de alecrim fresco
- sal marinho a gosto
- 1 colher de chá de vinagre
- azeite para regar
- 200gr de cogumelos frescos
- 2 dentes de alho cortados ao meio
- 1 galho de alecrim fresco
- sal marinho a gosto
- 1 colher de chá de vinagre
- azeite para regar
Leve para assar em forno médio até que fiquem murchos (os tomatinhos cereja demoram uns 30 minutos e os demais, de 45 a 50 minutos).
Deixe esfriar e leve à geladeira em pote bem fechado. Assim eles vão "curtir" e durar bastante!
Utilize como recheio de bruschettas, molho para massas, acompanhamento para carnes, aperitivo... É só usar a imaginação! Vejam, abaixo, duas formas de servir! E Bón appetit!
Gravatinha com Tomates Confitados |
Confit de Canard com Purê de Mandioquinha e Tomates Cereja confitados |
Nossa, já tem algum tempo que eu estou ensaiando fazer um confit de canard, que adoro! Vamos ver se agora tomo coragem!
ResponderExcluirClau, vou postar ainda esta semana a experiência do Confit! Acho que foi o meu maior "desafio" até agora! rs
ResponderExcluirParabéns! ótimo trabalho!
ResponderExcluirPrimeiramente, parabéns pela matéria, as fotografias trouxeram a mim resultados muito legais! Desejo lhe perguntar se você percebe diferenças consideráveis em sabor e textura do confit, pensando agora nos tomates, quando vai servi-los, guarnecendo um prato, logo após de te-lo feito e reservado por um tempo já em geladeira? Sempre que faço confit de algum ingrediente, acabo o usando rapidamente, e nunca experimentei conservá-lo para entender diferenças.
ResponderExcluirObrigado.
Thiago, certamente deixa-lo na geladeira por alguns dias irá ressaltar o sabor e a textura! Da próxima vez que preparar, prepare um pouco a mais para guardar por alguns dias... Você vai notar a diferença! Abraços, Bia
ExcluirSe eu não quiser servir o tomate confitado gelado, posso voltar a aquece -lo? ou neste caso é melhor servir no mesmo dia?
ResponderExcluirSe eu não quiser servir o tomate confitado gelado, posso voltar a aquece -lo? ou neste caso é melhor servir no mesmo dia?
ResponderExcluirPode aquecer sim! Mas aqueça somente o que vai usar, para o restante da conserva durar mais tempo!! Abraços!
Excluir