quarta-feira, 24 de agosto de 2016

DESAFIO: Pão Integral feito com Malzbier!

Pão Integral de Malzbier
A minha receita básica de pão - 500 gr de farinha, 10 gr de fermento seco biológico, 300 ml de água, 10 gr de mel, 1 colher de chá de sal, 4 colheres de sopa de azeite - pode ter inúmeras variações!

Além da variação de formatos (redondo, filão, mini redondo, mini filão, trançado, etc, etc, etc...), você também pode mesclar diversos tipos de farinhas (sempre mantendo os 500 gr) como farinha integral, farinha de aveia, glúten, farinha de linhaça, sementes (mas fica a dica: sempre coloque no mínimo metade de farinha branca para dar maciez e leveza ao pão)...

O mel pode ser substituído por açúcar refinado, açúcar mascavo, melado de cana, melaço (de milho)...

No lugar do azeite pode-se colocar manteiga derretida, óleo de canola, óleo de coco... E, finalmente, a água pode ser substituída por cerveja! Normalmente utilizo a cerveja normal (pilsen), que não altera a coloração do pão... Mas, nesta receita, usei um ingrediente inédito: a Cerveja Malzbier! Bem escura e super adocicada, é a queridinha da mulherada aqui em casa para acompanhar o churrasco (se perguntar para os homens, falarão que não é cerveja... rs).

Pesquisando na Wikipedia, descobri que eles estão quase certos... Por seu baixíssimo teor alcoólico (menos de 1%) e a adição de açúcar, na Alemanha é considerada "bebida energética":

Malzbier é um tipo de cerveja, criada por Henrique Adriano Miller, doce e com baixo teor alcoólico (geralmente entre 0 - 4%), de cor escura, que é fermentada como uma cerveja normal, porém com a fermentação de levedo por volta do 0 °C. O CO₂ e o açúcar é adicionado depois. A Malzbier é geralmente usada como uma bebida energética.
As Malzbiers brasileiras são cervejas do tipo american pale lager na qual, após a filtração, são adicionados caramelo e xarope de açúcar, dando a coloração escura (que não vem do malte tostado) e o sabor adocicado. Dizem inclusive que, antigamente, cerca de 20 anos atrás, a Malzbier era produzida para reaproveitar a cerveja de início e fim da filtração e cervejas fora dos padrões. Hoje em dia isso não acontece mais e a cerveja ganhou um pouco em qualidade. Muito famosa no Brasil, não possui muitos correspondentes fora do país. Na Alemanha, seu país de origem, nem é mais considerada cerveja e sim, bebida energética. Enquadra-se normalmente no grupo de “outras cervejas com baixo teor alcoólico”, já que a Malzbier original não chega nem a 1% de álcool, pois, apesar de ser produzida como qualquer outra cerveja, ela quase não tem fermentação.

Independentemente de ser ou não cerveja, a Malzbier é realmente muito doce e, portanto, na nossa receita de pão, acabei excluindo o mel. Também utilizei farinha integral (200 gr) e sementes de kümmel (alcarávia) para decorar e dar sabor.

O resultado foi um pão super macio e moreninho, bem neutro (nem salgado e nem doce), perfeito para o café da manhã, acompanhado de manteiga e geleia "pedaçuda" de morangos... Aliás, aguardem, em breve, a receita da geleia de morangos (não percam a temporada desta fruta para estocar geleia para o ano todo!!).

Pão Integral de Malzbier


1 pão grande

  • 10 gr de fermento biológico seco
  • 300 ml de malzbier morna
  • 300 gr de farinha de trigo
  • 200 gr de farinha de trigo integral
  • 1 colher de chá de sal
  • 4 colheres de sopa de azeite extra virgem para a massa
  • sementes de kümmel (ou alcarávia) para decorar (se desejar pode colocar um pouco na massa também)
  • azeite para untar 
  • 1 forma redonda de 20 cm com aro removível

Dissolva o fermento em metade da cerveja morna. Deixe crescer por 5 minutos. Em um bowl grande, coloque as farinhas, o azeite e o sal. Faça um buraco no meio. Junte o fermento e comece a misturar com as mãos. Aos poucos vá juntando o restante da cerveja até desgrudar das mãos. Sove em uma superfície lisa por 10 minutos. Coloque em um bowl untado com azeite, cubra com filme plástico e deixe crescer por 1 hora (até dobrar de volume). Volte a sovar um pouco, faça uma bola com a massa e coloque na forma redonda com aro removível. Cubra com um pano limpo e deixe crescer por mais uma hora em ambiente protegido.
Quando faltar 15 minutos para terminar o 2o. crescimento, aqueça o forno a 180 graus.
Asse o pão por 35 a 40 minutos, até estar dourado em cima (#dica: para saber se o pão não está cru por dentro, retire da forma e dê pancadinhas embaixo dele. Se o som for um som "oco", o pão está assado).


Deixe amornar e sirva, cortado em fatias médias!


E Bon Appetit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário