Primeiro, fiz o massa do bolo:
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 2 colheres de chá de fermento em pó
- 1 colher de sopa de chocolate em pó
- 1/2 colher de chá de sal
- 125 gr de margarina ou manteiga
- 2 xícaras de açúcar
- 2 ovos
- 1 xícara de leite
- 200 gr de nozes moídas
Aqueci o forno a 190 graus. Untei uma forma redonda de 30 cm. Peneirei junto a farinha, o fermento, o chocolate e o sal.
Bati em creme a margarina com o açúcar. Juntei os ovos um a um, batendo bem depois de cada adição. Acrescentei os ingredientes secos, alternando-os com o leite, Por último, misturei as nozes moídas (sem bater).
Assei em forno médio, até dourar na superfície (uns 40 minutos). Deixei esfriar bem antes de começar a decoração. O ideal é que o bolo esteja bem gelado.
Para a decoração:- 2 garrafas de creme de leite fresco
- 2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro (peneirado)
- 10 gotas de essência de baunilha (ou um saquinho de açúcar vanilla)
- 50 gr de nozes picadas (para decorar)
Cortei o bolo ao meio (há duas formas de se fazer isso: uma, utilizando uma linha dupla de costura, passando cuidadosamente pelo meio do bolo. A outra, é com uma faca de pão, bem comprida, cortando o bolo ao meio). Recheei com metade do chantilly e cobri todo o bolo com uma fina camada de chantilly, alisando bem com a espátula. Voltei o bolo à geladeira.
Aí começou a parte mais complicada. Enchi o saco de confeitar (bem gelado também) com metade do chantilly que havia sobrado e, cuidadosamente, comecei a decorar o bolo, com um bico de pitanga pequeno (na foto, o segundo da esquerda para a direita).
A decoração começa por toda a lateral do bolo, fazendo uma pequena flor na base inferior e subindo com o chantilly até a base superior do bolo, terminando com outra flor... Fiz isso em toda a lateral do bolo.
Com a ajuda de uma régua, fiz um quadriculado na superfície do bolo. Enchi novamente o saco de confeitar com o restante do chantilly. Seguindo as marcações, preenchi com chantilly. Depois, alternando os quadrados, preenchi com florzinhas, deixando um com flores e outro sem.
No final, preenchi os quadrados vazios com as nozes picadas! Será que deu para entender?? rs...
Da próxima vez, vou tirar fotos do passo-a-passo! Mas eu estava sozinha na cozinha e era praticamente impossível parar para tirar fotos, ainda mais com o leva-e-traz da geladeira!! Fora que tudo deve ser feito bem rápido, porque o próprio calor das mãos no saco de confeitar amolece o chantilly! Mas vale a pena, porque fica bem bonito! Parece até comprado pronto!!! E não precisa esperar o próximo natal para fazer! Fica bem bonito para festas de aniversário ou para um chá com as amigas!! Só tem um probleminha... Dá uma pena de cortar!! No Natal, fiquei adiando a sobremesa só para o bolo ficar inteirinho mais um pouco... rs... Mas não deu prá segurar muito...
Oi Bia,que blog lindo o seu! Fiquei encantada com tudo, muitas receitas ótimas e tudo tão bem explicado, fotografado... demais! Amei.
ResponderExcluirQuem me deu seu link, foi a Fátima Majolo, que falou do bolo da família dela. Falando em bolos, este de nozes deve ser dos deuses!!
Tenho um blog, não é específico sobre culinária, mas tem umas receitinhas lá. É que eu acredito no poder mágico dos alimentos e da cozinha de um modo geral. Espero que goste.
www.magiaenatureza.blogspot.com
Parabéns!
Silvia
Nossaaaaaaa, que maravilha! Tá demais.
ResponderExcluirKate, e ainda por cima é gostoso! Faz o maior sucesso no natal!! Beijo!
ResponderExcluirBia , este bolo e maravilhoso .....ja fiz uma vez e hoje fiz novamente tudo de bom parabens!!! saludos desde Bolivia
ResponderExcluirOlá!! Também amo esta receita... Que bom que gostou! Abraços, Bia
Excluir