domingo, 17 de abril de 2011

DESAFIO: Criar a minha versão da Torta Frangipane!!


Flor "Frangipane"
 Até fazer um curso de confeitaria francesa, eu não tinha a menor ideia do que era uma Torta Frangipane! Quando aprendemos a fazê-la, foi exatamente no dia em que eu tive que sair mais cedo por causa do rodízio! Resultado: Não vi a torta pronta nem a provei!!

Torta Frangipane tem o recheio feito de Creme Confeiteiro (aquele com sabor de baunilha, usado para rechear "sonhos"...) e Creme de Amêndoas. O nome vem de um italiano, Don Cesare Frangipani, que criou um perfume para o Rei da França, Luis XIII. Este perfume vinha de uma flor, o jasmim vermelho, que também recebeu o nome de frangipane. E a Torta aromatizada com amêndoas e baunilha, lembrava o perfume criado pelo tal Frangipani! Interessante a história, não é?

A massa, com farinha, manteiga, ovos e leite deve descansar umas duas horas na geladeira... Depois de aberta na forma, deve ser pré assada... O recheio, composto de creme confeiteiro e creme de amêndoas, deve ser assado novamente e, depois de fria, a torta pode ser decorada com geléia, frutas frescas, merengue... A minha "criação" foi decorá-la com chantilly e framboesas "in natura"...

Não é uma receita do tipo "simples", pois envolve 5 componentes: a massa, o creme confeiteiro, o creme de amêndoas, o chantilly e as framboesas! Além disso, todos os ingredientes devem ser pesados com precisão, necessitando de uma balança digital... Mas vale muuuuito à pena, pois fica fantástica (modéstia à parte... rs). Se animou a enfrentar comigo este desafio? Então vamos lá!!

Torta Frangipani com Framboesas e Chantilly

Massa
  • 150 gr de farinha de trigo
  • 75 gr de manteiga
  • 40 gr de leite
  • 20 gr de ovo
  • 15 gr de açúcar
  • 1 gr de sal
Creme Confeiteiro (dá 260 gr de creme)
  • 200 ml de leite
  • 50 gr de açúcar (em duas partes de 25 gr cada)
  • 16 gr de amido de milho (Maizena)
  • 40 gr de gema (aprox. 2 gemas)
  • 10 gr de manteiga
  • 10 gotas de essência de baunilha
Creme de Amêndoas
  • 100 gr de manteiga
  • 100 gr de açúcar confeiteiro
  • 100 gr de farinha de amêndoa
  • 100 gr de ovos
  • 10 gr de amido de milho
  • 10 ml de amaretto
Chantilly
  • 250 ml de creme de leite fresco
  • 1 colher de sopa de açúcar confeiteiro
  • 5 gotas de essência de baunilha
Frutas
  • 300 gr de framboesas congeladas "in natura"
Comece preparando a massa. Misture a manteiga cortada em cubinhos e a farinha de trigo com as pontas dos dedos, até formar uma farofa. Junte o açúcar, o sal e os ovos, misturando rapidamente com as mãos. Coloque o leite aos pouquinhos, até formar uma bola que se desgruda das mãos (não use todo o leite se não for necessário, pois a massa pode ficar grudenta...). Embale e coloque na geladeira por 2 horas.

Enquando a massa "descansa", prepare o Creme Confeiteiro. Aqueça o leite com 25 gramas de açúcar e a baunilha, até o ponto antes de ferver. Em um bowl, misture com um fuet as gemas, o restante do açúcar e, por último, a maizena. Vá adicionando lentamente o leite quente a esta mistura, continuando a mexer. Volte ao fogo baixo e continue mexendo até engrossar. Não se assuste: quando começa a engrossar, parece que vai empelotar tudo... rs... continue mexendo que a mistura ficará homogênea!
Reserve o Creme confeiteiro.

Prepare o Creme de Amêndoas. Em uma batedeira, bata a manteiga e depois acrescente o açúcar até incorporar. Junte a farinha de amêndoas, o amido de milho, os ovos e o licor. Reserve.

Aqueça o forno a 180 graus. Em uma forma média (25 cm) de fundo removível e borda baixa, distribua a massa com a ponta dos dedos, de dentro para fora... Deixe passar um pouco da borda e corte as sobras de massa com as costas de uma faca grande. Isso faz com que o acabamento da torta fique perfeito! E confeitaria francesa pede perfeição!!

Fure toda a massa com um garfo para que não crie bolhas de ar quando for ao forno. Leve ao forno por uns 10 a 15 minutos, o suficiente para começar a assar, sem dourar.

Retire a massa pré assada e reserve. Prepare o recheio, misturando o Creme Confeiteiro e o Creme de Amêndoas. Recheie a torta e volte ao forno até assar totalmente, ficando bem "douradinha".

Torta Franginpane assada, sem cobertura
Deixe a torta esfriar bem, antes de colocar o recheio. Se possível, prepare a torta no dia anterior, deixe-a na geladeira, e só decore com as frutas e o chantilly momentos antes de servir!

Prepare o chantilly, batendo o creme de leite bem gelado (30 minutos no freezer) com o açúcar e a baunilha, até engrossar.

Decore a torta: Disponha as framboesas no centro da torta e decore toda a borda com flores de chantilly, feitos com bico pitanga grande!


A minha versão da Torta Frangipane

Servi a Torta no almoço de domingo, para toda a família. Foi um sucesso absoluto! A massa, bem fininha, coberta por um recheio firme, com textura de amêndoas, e o contraste da maciez do chantilly com o "azedinho" das framboesas! Uma explosão de sabores!!

Fica o desafio para você criar a sua versão da Torta Frangipane!! E me conte depois!!

Torta Frangipane com Framboesas e Chantilly

6 comentários:

  1. Olá! Adoro todas os seus desafios! Entrar no seu blog já faz parte da minha rotina!
    Quero fazer essa torta na Páscoa, você acha que se eu fizer com morangos em cima combina?
    E outra dúvida, será que se eu fizer a torta na sexta a noite ela estará boa no almoço de domingo? Obrigada um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Combina sim! Ainda mais com o Chantilly! O que vc pode fazer é um "ninho" de chantilly e colocar um morango em cima de cada ninho... E aí, cada pedaço da torta leva esse "ninho de morango"... E ela dura bastante na geladeira sim! Pode fazer na sexta a noite. Mas se der para fazer o chantilly e colocar os morangos no dia mesmo, é melhor... Senão pode azedar... Bjs e boa páscoa!!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada pela reposta Bia!! Vou fazer e depois da Páscoa volto para dizer como ficou! Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Desirée! Também decidi fazer a Frangipane para a Páscoa! E vou faze-la com ameixas frescas em fatias, colocadas antes de assar! Aguarde o post!! (tomara que dê certo! rs)

    ResponderExcluir
  5. Oi Bia!! Tudo bem?
    Desculpe não escrever antes! Fiz na páscoa o seu Crumble de Frutas Vermelhas e fiz a torta Frangipane. Todos amaram! Hoje no Dia das Mães adivinha quais serão as sobremesas?
    Crumble e Torta Frangipane de novo!! Eu até queria fazer algo diferente, mas a família não deixou! rss
    Um abraço e feliz Dia das Mães!

    ResponderExcluir
  6. Desirée, não é uma delícia quando a família nos pede para fazer uma receita de novo?? Eu adoro! rs... E adoro também saber que o blog inspira as pessoas a terem lindos momentos em família!! Bjs e super obrigada por vir aqui me contar os resultados dos seus desafios!! Bia

    ResponderExcluir