segunda-feira, 5 de novembro de 2012

DESAFIO: Testar uma receita tradicional americana, com blueberries!

Sabe o que me irrita profundamente nas receitas americanas que levam blueberries?? A quantidade de blueberries que eles colocam!! Que raiva!!! Duas xícaras inteiras? 400 gramas? Como assim?? Será que eles não tem compaixão de nós, pobres habitantes dos países tropicais, onde uma caixinha com 100gr desta frutinha maravilhosa custa R$ 7,00 na promoção??? Só porque eles tem pés de blueberries no jardim, carregados o ano todo?? É muita maldade e falta de consideração... Aí a gente tem que ficar dividindo a receita, pra adaptar à quantidade (ínfima) de blueberries que conseguimos comprar (depois de pedir um empréstimo no banco, rs)!!

Só que a vingança tarda mas não falha!! Espera só uma americana vir até aqui procurando uma receita de bolo de bananas!! Ela vai ter que comprar pelo menos umas 6 bananas a 2 dólares cada!! Bem feito!!! kkkkkkk

Minhas duas caixinhas de blueberries estavam na geladeira só esperando alguma ideia (ou receita) luminosa... Pensei em cookies, muffins... Mas queria uma receita nova... Aí encontrei, neste site americano, Family, Friends and Food uma receita de Blueberry Crumb Cake. Lendo a receita, vi que se tratava de uma variação da receita de Bolo Cuca, com sua cobertura crocante.

Foi super fácil e rápido de fazer: uma massa básica misturada aos blueberries, depois coberta com uma farofa de açúcar, manteiga e farinha!

Mesmo adaptando a receita à minha quantidade de blueberries (tive que fazer meia receita), o tamanho do bolo ficou bem legal, suficiente para umas 6 pessoas!

Bolo "Cuca" de Blueberries (Blueberry Crumb Cake)

Massa
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1 ovo pequeno
  • 1/4 xícara de leite
  • 3/4 xícara de farinha
  • 1 colher de chá de fermento
  • 1 pitada de sal
  • 1 xícara de blueberries frescos
Cobertura
  • 4 colheres de sopa de manteiga
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1/4 xícara de farinha 
  • 1/2 colher de chá de canela
Aqueça o forno a 190 graus e unte uma forma pequena de torta ou quiche. Bata a manteiga em temperatura ambiente e o açúcar até formar um creme. Junte o ovo e bata mais. Junte os demais ingredientes (menos os blueberries) e misture bem. Acrescente os blueberries e mexa com uma colher.
Coloque na forma untada e reserve.


Prepare a cobertura: coloque todos os ingredientes em um bowl e vá misturando com os dedos até formar uma farofa. Cubra a massa com esta farofa.

Leve ao forno para assar por 20 a 25 minutos, até a cobertura ficar bem douradinha.



As tais frutinhas podem até custar caro... Mas comer um Bolo destes ainda quentinho, não tem preço!!! Bon Appetit!!

8 comentários:

  1. Olá Bia,Amo blueberries!!!Aqui tb raramente encontro a quando acho é caríssimo, acabo levando 2 caixinhas de uma vez,e congelo....essa receita parece deliciosa!!!
    bjinhos!!!

    ResponderExcluir
  2. Cíntia, você já comprou os blueberries congelados? Para receitas que vão ao forno, eles são ótimos! (custam uns 20,00 por 500gr). Só não servem para receitas onde vão servir de decoração, porque "derretem" e soltam o sumo, manchando toda a sobremesa! rs

    ResponderExcluir
  3. vanda nostrani niehues6 de novembro de 2012 22:08

    Faço uma receita parecida,só que tenho que triplicar os ingredientes,inclusive os mirtilos,como são chamados os blueberries aqui no sul!

    ResponderExcluir
  4. Depois da tentativa do blueberry que ficou uma delía, resolvi fazer a mesma receita só que uma vez com maça e outra com banana, ficou uma maravilha, principalmente o de banana! Fica a dica ...e dupliquei a receita,menos a manteiga que vai na farofa!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelas dicas! Fiquei com vontade de provar a versão com bananas!!! Bjs, Bia

    ResponderExcluir
  6. Prove sim, vc vai amar! Depois coloca no blog o que achou! Bjs. Grazi

    ResponderExcluir
  7. Fiz a receita duplicada e adorei! Fica maravilhosa :)

    Usei blueberries congeladas, porque era o que tinha em casa e deu super certo. Uma curiosidade, aqui nos Estados Unidos eu compro pacotinho de blueberries congeladas, 250g por 1 dólar. Mas como você mesma disse, as frutas tropicais são uma fortuna! Cada país com suas vantagens e desvantagens.

    Obrigada pela receita!

    ResponderExcluir