No dia seguinte, quando o Alê me disse que queria convidar os pais dele para jantar, tive a brilhante ideia: fazer Ravioloni (um ravioli maiorzinho) recheados com abóbora, aproveitando as tais abóboras assadas! Arriscado, mas original!!
Por ser suave e, ao mesmo tempo, cheio de personalidade, o sabor do recheio de abóbora pede um molho também suave, que não "brigue" com a leveza da abóbora e da massa com semolina. Lembrei-me então do Molho de Manteiga com Ervas Tostadas que combinei com um Tortellini de Vitela! Perfeito!! O "truque" deste molho é clarificar a manteiga (retirando impurezas e resíduos lácteos) para que se possa fritar as ervas até ficarem crocantes, sem deixar a manteiga escura!
Para acompanhar os Ravioloni (ou melhor, para ser acompanhado por eles, rs), preparei um Frango a Provençal, lentamente cozido em panela de ferro no forno. Como sobremesa, uma Torta di Nada, tipicamente da Toscana, feita com blueberries (substituindo as uvas fragola que não temos por aqui...) e com uma deliciosa massa que leva azeite extra virgem!
O resultado do Ravioloni ficou acima das minhas expectativas. A massa com semolina é realmente leve e "al dente", não grudando depois de cozida, o recheio é cremoso, adocicado e picante e o molho é perfumado e leve! Combinação simplesmente perfeita!!
Mas vou ser sincera... É um pouco trabalhoso, exige uma certa técnica (principalmente a parte da massa caseira), mas o prazer de servir uma massa saborosa não tem preço!!
Ravioloni de Abóbora com Manteiga e Ervas Tostadas
Para a massa- 350gr de farinha de trigo
- 150gr de semolina de grano duro
- 5 ovos
Para o recheio
- 1kg de abóbora cortada em pedaços
- 3 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de chá de cominho em grãos
- 1 colher de chá de erva doce
- 1 colher de chá de manjericão seco
- 1 colher de chá de tomilho seco
- 1 pimenta chilli seca
- sal e pimenta do reino a gosto
Molho
- 200gr de manteiga
- salvia e manjericão frescos a gosto
- sal a gosto
- queijo parmesão ralado a gosto
Comece preparando a massa: Misture as farinhas e os ovos, sovando bem até formar uma massa elástica e homogênea (se tiver, utilize a batedeira com pá especial para massa). Leve à geladeira por uma hora.
Prepare a abóbora: Corte a abóbora em pedaços grandes, com casca. Triture todos os demais ingredientes e forme uma pasta de temperos. Passe esta pasta pelos pedaços de abóbora e leve ao forno por 40 a 45 minutos ou até os pedaços de abóbora estarem macios. Retire as cascas e amasse a polpa com um garfo, até transformar em um purê. Reserve.
Divida a massa em 6 partes e passe cada parte pela máquina (3 vezes pela espessura maior e 1 vez pelas demais espessuras, até chegar na espessura 7). Repita este procedimento para os demais pedaços, deixando os pedaços prontos polvilhados por semolina e cobertos com um pano limpo.
Inicie a montagem dos ravioloni: Corte a massa em pedaços de 30 cm. Vá colocando uma colher de sopa de purê de abóbora na faixa de massa, da metade dela para baixo, dispondo-as uniformemente, com a distância de 2 dedos entre elas. Em cada faixa dá para colocar umas 5 colheres de purê. Em seguida, dobre a parte superior da faixa sobre a mussarela, apertando bem com os dedos para tirar o ar. Corte os ravioloni com um cortador ondulado. Se a massa estiver muito seca, molhe as bordas com o dedo antes de montar os ravioloni.
Vá acomodando os ravioloni em uma bandeja salpicada com semolina. Cubra com um pano de prato e reserve.
Prepare o molho: clarifique a manteiga (aqueça lentamente em uma panela sem deixar ferver. Retire a espuma branca que se formar e despreze. Despeje a parte amarela em um outro recipiente, com o cuidado de retirar a parte leitosa que fica no fundo). Aqueça uma frigideira e aqueça a manteiga clarificada. Seque bem as ervas e coloque para fritar, até ficarem bem tostadas. Tempere com sal e pimenta e reserve.
Meia hora antes de servir, aqueça uma panela grande com água, 1 colher de chá de sal e 1 colher de sopa de azeite. Quando ferver, coloque uns 15 ravioloni e deixe-os cozinhar por 2-3 minutos. Aqueça o molho de manteiga.
Escorra os ravioloni, cubra-os com o molho de manteiga e sirva com bastante queijo ralado! Se for servir em porções individuais, aqueça previamente os pratos.
E não esqueça de caprichar na decoração da mesa: jogo americano, suplaits, guardanapos de pano, pratos de porcelana, copos de cristal, velas, flores... e Bon Appetit!!
As ervas vao junto ou so a manteiga?
ResponderExcluirLarissa, as ervas vão junto sim!! são deliciosas!! Bjs.
ResponderExcluir