domingo, 6 de janeiro de 2013

DESAFIO: Inaugurar meus "sousplats" de capim dourado com um lindo jantar!

Tenho um amigo que trabalha com decoração e, certo dia, ele postou no Facebook que havia acabado de receber um lote de amostras de objetos (sousplats, descansa-pratos e cestos) de Capim Dourado, uma fibra originária do Tocantins! Fiquei alucinada!! Escrevi imediatamente para ele: "Este lote é meu"!!! Há anos eu "namoro" os sousplats feitos com esta fibra delicada e brilhante! E, coincidentemente, meu marido, quando correu o Rally dos Sertões, conheceu o trabalho em Capim Dourado feito pelas artesãs do Jalapão e também se apaixonou!

A fibra é colhida durante apenas 2 meses por ano, para que sua utilização seja sustentável e não cause a extinção da planta. O trabalho é todo manual e as fibras de capim dourado são unidas por um fio, também natural, feito de uma palmeira. Para saber mais sobre o Capim Dourado, clique aqui!

A inauguração do meu conjunto de Capim Dourado tinha que ser especial! Quando convidamos um casal de amigos, o Roberto e Patrícia, para jantar em casa, decidi preparar uma decoração toda dourada!!  Além dos sousplats de Capim Dourado, coloquei 3 tiras de toalha rendada branca (de plástico, pasmem! rs) para valorizar ainda mais os sousplats. Os pratos, brancos e neutros, foram decorados com pequenas velas feitas com copinho de pinga e fita amarela e branca. Para personalizar cada lugar, uma rolha de vinho e um pequeno cartão com o nome do convidado escrito em dourado. O guardanapo, com um delicado desenho de renda branco e dourado (comprado no Empório Santa Luzia há mais de um ano), ficou perfeito na decoração.


O destaque da mesa ficou por conta do arranjo de flores: com a base de capim dourado, os vasos de vidro transparente receberam vela, romãs (colhidas no jardim) e um ramo de "chuva de ouro", comprada de uma senhorinha em uma esquina do meu bairro... A mesma flor que havia brotado lindamente na nossa árvore no jardim! Uma combinação perfeita!! Foi como trazer o nosso jardim para a mesa!!


 

O cardápio também teve inspiração dourada (mas vou confessar... foi uma total coincidência... só depois eu reparei que as cores dos pratos também "harmonizavam" com a decoração... rs): Petiscos de Queijo e frutas com Champagne, Vou-al-vents de Alho Poró e Bacon como entrada, Gnocchi de Mandioquinha com Iscas de Filet e Shitake como prato principal e, a sobremesa (escolhida pelos convidados e uma das minhas preferidas também), Créme Brullée!


Quando os convidados chegaram, recebi um lindo presente: um Bolo Caseiro, de Gengibre e Laranja, feito pela irmã da Patrícia, Renatinha, uma leitora assídua do blog e que sempre se comunica comigo para pedir dicas, receitas, opiniões! Uma fofa!! E mais fofa ainda foi a lembrança de me mandar o Bolo! E ainda pedindo a minha opinião sobre o resultado!! Que honra! Estava simplesmente delicioso, Renatinha! Adorei!!! E não é que você adivinhou? Seu bolo também combinou com a decoração dourada!! Bón Appetit!!




12 comentários:

  1. Parabéns Bia, sempre leio seu blog, os pratos ficam perfeitos, imagino que deliciosos também.
    Você irá postar a receita do Gnocchi?
    Abraços,

    ResponderExcluir
  2. Olá Rogério! Obrigada pelo comentário! A receita do Gnocchi já está no blog. Segue link: http://desafiosgastronomicos.blogspot.com/2011/10/desafio-preparar-nhoques-de.html

    abraços, Bia

    ResponderExcluir
  3. Ola conheci o seu blog agora e ja devorei muitos posts! O melhor blog que já vi, vou casar em dezembro e procurei no google sobre macarons e vim parar aqui! Não vejo a hora para poder receber os amigos em casa e fazer comidinhas, sou estilista e nas horas vagas eu mesma desenho e costuro futons, jogo americano, guardanapos e coisinhas fofas para decoração.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Que bom que gostou, noivinha estilista! rs! Beijos, Bia

    ResponderExcluir
  5. Bia, ficamos muitos felizes em participar desse Jantar Maravilhoso, somente com Amor, dedicação, carinho, as quais não lhe faltam, os pratos podem ficar inesquecíveis, até hoje lembro do gosto do Créme Burllé, lembra das comidas que comemos quando crianças e não esquecemos. Bjos Sucesso, um ótimo 2013

    ResponderExcluir
  6. Raya, Patricia e Gigi! Foi um prazer enorme receber vocês! Fico muito feliz em saber que guardarão boas lembranças do nosso jantar!! Bjs, Bia

    ResponderExcluir
  7. Bia, vira e mexe procuro receitas na internet e aparece seu blog... mas esse jantar dourado é digno de comentário. Ficou lindo! Adorei os sousplats!

    ResponderExcluir
  8. Viviane, que bom que o Google funciona! rs... E quanto a decoração, obrigada pelo elogio!! bjs, Bia

    ResponderExcluir
  9. Gosto muito do seu blog,receitas maravilhosas.beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Olá Sandra, obrigada pela visita e... Volte sempre!! rs

    ResponderExcluir
  11. Ola Bia, vc normalmente dispoe os pratos em outra mesa?...na hora de servir, vc mesma serve ou seus convidados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alessandra, depende do tipo de jantar e da quantidade de pessoas... Ás vezes monto buffet (quando é mais gente), às vezes faço "à francesa" (é a pior das opções, porque a "cozinheira/copeira" quase fica louca... rs). O que eu mais gosto (como foi neste jantar), é colocar os pratos na mesa e as pessoas se servem! Bjs!

      Excluir