domingo, 15 de setembro de 2013

DESAFIO: Preparar um pão super saudável, cheio de grãos integrais e sementes

Pão de Grãos e Sementes
Os médicos falam que precisamos comer muita fibra para o intestino, muita linhaça e aveia para reduzir o colesterol, gergelim para reduzir o açúcar no sangue e muitos alimentos integrais, pois engordam menos que seus equivalentes não integrais... Por isso, compro sempre pão integral, como banana com aveia toda manhã, coloco sementes de linhaça e gergelim na salada...

Aí, tive uma ideia: porque não colocar tudo isso junto em um delicioso pão caseiro??

Foi assim que nasceu esta receita, e o resultado foi um pão super saudável, com casquinha crocante, cheio de grãos integrais e sementes que fazem bem a nossa saúde! Se você quiser substituir ou alterar algum dos ingredientes, é só manter a mesma proporção de peso entre farinhas e líquidos! Outra dica é passar um pouco de clara de ovo na superfície do bolo para que os flocos de aveia fiquem grudados e deixem o pão com uma aparência ainda mais "integral"!

Quer experimentar? Então mãos à obra, ou melhor, "mãos na massa"! rs

Pão de Grãos e Sementes

(1 pão médio)

  • 1,5 xícara de farinha de trigo
  • 1 xícara de farinha de trigo integral
  • 1/2 xícara de farinha de aveia
  • 1 colher de sopa de sementes de gergelim
  • 2 colheres de sopa de linhaça em grãos
  • 1 colher de chá de kümmel (ou alcarávia)
  • 3 colheres de chá de fermento seco biológico (fermix)
  • 1 colher de chá de açúcar mascavo
  • 3 colheres de sopa de azeite extra virgem
  • 1/2 xícara de água morna para dissolver o fermento
  • 3/4 xícara de água
  • 1 colher de chá de sal

Dissolva o fermento biológico e o açúcar mascavo em 1/2 xícara de água morna. Deixe descansar por uns 10 minutos. Misture as farinhas, as sementes e o sal. Coloque as farinhas em uma bancada e faça um buraco no meio. Despeje o fermento, o azeite e vá misturando com as mãos. Vá juntando a água restante aos poucos, até formar uma massa homogênea que não gruda nas mãos. Sove esta massa por 10 minutos, para que fique elástica e lisa. Coloque em uma tigela grande, cubra com filme plástico e deixe crescer em local protegido por 1 hora, ou até dobrar de volume.

Sove novamente a massa e modele no formato desejado ou coloque em uma forma de pão, untada com um pouco de azeite. Deixe descansar por mais uma hora, até dobrar de volume novamente.

Aqueça o forno a 180 graus. Pincele o pão com clara de ovo e jogue aveia em flocos (ou outro grão ou semente de sua preferência) para decorar. Leve ao forno por 30 a 40 minutos, até começar a dourar a superfície.


Deixe esfriar por uns 10 minutos, desenforme e coloque em uma grade, para terminar de esfriar. Sirva no café da manhã, no lanche da tarde ou quando tiver vontade! E Bon Appetit!

Pão de Grãos e Sementes, by Desafios Gastronômicos

5 comentários:

  1. poderia postar em gramas esta receita?bj

    ResponderExcluir
  2. Olá Anônimo! Terei que faze-la novamente para pesar tudo em gramas! rs... Normalmente as pessoas pedem exatamente o inverso! Bjs, Bia

    ResponderExcluir
  3. é uma forma para pão de forma, com uns 28 cm de comprimento, por uns 10 cm de largura! Abraços, Bia

    ResponderExcluir
  4. É verdade Bia, posta as receitas em gramas! Fiz o pão australiano, que está em gramas, ficou ótimo! Em compensação os cinnamons rolls...
    Obrigada, bjo

    ResponderExcluir