quinta-feira, 21 de novembro de 2013

DESAFIO: Surpreender a família com Pão indiano (Naan) e Almôndegas, uma combinação inusitada!

Pão Naan e Almôndegas de Carne com Molho de Tomates
O "culpado" deste desafio é o Chuck Hughes, um cozinheiro americano que tem um programa na GNT. Ele preparou um jantar romântico, para um "encontro às escuras" de dois amigos. E o cardápio foi: Salada de Polvo, Almôndegas de Cordeiro com Pão Naan e, para a sobremesa, Chocolate Quente com Marshmallows caseiros de café (que eles tomaram dentro de uma charete puxada por cavalos em pleno inverno americano). Deu muita fome, além de tudo parecer muito charmoso e aconchegante!! Vejam todas as receitas do programa, clicando aqui.

A parte do polvo e do marshmallow eu "passei" (o primeiro porque meu marido é alérgico e o segundo, porque engorda muito... rs), mas o Pão Naan com Almôndegas eram perfeitos para o meu jantar de domingo, pois eu havia acabado de descongelar uma bandeja de carne moída para preparar um Molho Bolonhesa... Aí pensei... Este molho a bolonhesa vai sofrer uma metamorfose virar "almôndega"!!  E o Pão Naan, um tipo de pão "chato" indiano, feito com farinha, açúcar, sal e fermento de pão, parecia um pouco demorado, mas fácil de fazer, pois é frito em chapa bem quente por alguns minutos (ao invés de ser assado no forno).

Mais tarde, acabei refletindo sobre o fato das almôndegas do Chuck serem de cordeiro: era porque indiano não come carne de vaca!! rs... Mas, fazer o quê... Em pleno domingo à tarde, onde eu iria encontrar carne de cordeiro moída?? Gosto de Desafios, mas este já é demais, né?? De qualquer modo, os indianos que me perdoem, mas as Almôndegas de Carne com o pão Naan ficaram demais!! rs

As almôndegas foram muito rápidas de fazer (cerca de 30 minutos). O pão é um pouco mais trabalhoso, porque precisa crescer em 2 etapas. Depois que está crescido pela segunda vez, é só abrir com o rolo e fritar na frigideira por alguns minutos, pincelando manteiga!

Embora tenha feito 8 pães e uma panela enorme de almôndegas, quase não sobrou nada!!

E sabem o que eu ouvi da minha enteada?? "Tia, se você me passar mais um pedaço do pão, não vai nem precisar nem lavar o meu prato!"
E do meu enteado: "Pode fazer este pão todo dia!"
E do meu marido: "Não consigo parar de comer... Vou passar mal!"
E do Erik: Não gosto de comida indiana porque tem curry... Oi????? kkkkkkk

Naan (pão indiano)

(8 unidades)
  • 5 gr de fermento biológico seco (ou 1 colher de chá)
  • 250 ml de água morna (ou 1 xícara)
  • 30 gr de açúcar (ou 2 colheres de sopa)
  • 10 gr de sal (ou 1 colher de chá)
  • 600 gr de farinha de trigo (ou 2 1/2 xícaras)
  • 125 gr de manteiga derretida (ou 1/2 xícara)
Dissolva o fermento na água morna com o açúcar e o sal. Deixe descansar por 10 minutos. Coloque a farinha em uma tigela grande, junte o fermento dissolvido e vá misturando até formar uma bola homogênea. Sove por 10 minutos. Faça uma bola de massa, unte a tigela com um pouco de óleo, cubra com filme plástico e deixe descansar dentro do forno desligado por 1 hora (ou até dobrar de tamanho).

Sove a massa novamente, divida em 8 partes e faça uma bolinha com cada parte. Coloque em uma assadeira grande, cubra com um pano de prato limpo e deixe descansar por mais uma hora (ou até as bolinhas crescerem bem).


Aqueça uma frigideira média de fundo grosso. Abra cada bolinha de massa com um rolo, formando uma pequena "pizza". Leve para fritar na frigideira por 2 minutos. Quando estiver dourado na parte de baixo, vire, pincele com a manteiga e deixe fritar por mais 2 minutos. Retire e coloque em local aquecido (como o forno em temperatura bem baixa). Repita o processo para as demais bolinhas de massa.


Almôndegas com Molho de Tomates

(4 porções)
para as almôndegas
  • 500 gr de carne moída
  • 1/2 cebola picada
  • 1/2 xícara de farinha de rosca
  • 1 colher de sopa de mostarda dijon
  • 1 colher de sopa de páprica picante
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 1/2 xícara de queijo parmesão ralado
  • azeite para fritar
para o molho
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 4 tomates italianos sem pele e sem sementes picados
  • 1 cenoura descascada e picada
  • ervas (manjericão e orégano frescos)
  • pimenta vermelha a gosto
  • sal a gosto
  • 2 latas de tomates pelados italianos
Prepare as almôndegas: misture a carne, a cebola picada, a farinha de rosca, a mostarda, o parmesão, a páprica, o sal e a pimenta até formar uma massa homogênea. Faça pequenas bolas (cerca de 30 - 35 bolas) e reserve. Aqueça o azeite em uma frigideira grande e frite as bolinhas de almôndegas até ficarem douradas de todos os lados. Retire e reserve-as aquecidas.


Prepare o molho: na mesma frigideira das almôndegas, coloque um pouco mais de azeite e frite a cebola picada e o alho. Acrescente os tomates picados e deixe fritar por uns 2 minutos. Coloque a cenoura, os tomates em lata, a pimenta, sal e as ervas. Junte as almôndegas e deixe cozinhar por 20 a 30 minutos, até o molho ficar apurado (se secar demais, coloque um pouco de água).


Pão Naan e Almôndegas de Carne com Molho de Tomates, by Desafios Gastronômicos

9 comentários:

  1. Bia de Deusssss me deu fomeeee
    Sabe que esse pao lembra muito o tal pao que eu aprendi a fazer na Argelia (tenho que fazer um post sobre isso!), so que o pao argelino nao precisa sovar muito, e nem precisa fermentar muito! :)
    Nussss to pensando seriamente em descongelar a carne moida p fazer almondegas com esse pao amanha...
    Ando tao preguiçosa na cozinha.. OH DIOOOO :(

    ResponderExcluir
  2. Carol, quero muito saber da receita do pão argelino!!! Posta logo, pls!! rs... Bjs e nada de preguiça, hein, menina!!

    ResponderExcluir
  3. Estou esperando o marido voltar p casa... pois fazer pao em quantidade para comer sozinha nao rola! :) pode deixar q te aviso assim que eu fizer. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Feito esta noite, ficou incrivel!

    Pode turbinar com alecrim, gergelim, linhaça e um deles coloquei pimenta do reino.

    Amanha quero ver se ele fica bom de um dia para o outro.

    ResponderExcluir
  5. Henrique, você colocou os temperos sobre os pães na hora de fritar ou misturou dentro da massa??

    Abraços! Bia

    ResponderExcluir
  6. Ola Bia!

    Coloquei a linhaça já na massa porque tenho costume de por linhaça em todas as massas.
    O resto coloquei ao amassar antes de por para fritar.

    Por sinal, de um dia para o outro é claro que perde um pouco a graça mas dá de usar como um tipo de pão sirio ou fazer mini pizza, fica muito crocante e gostoso.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Também adoro linhaça! Vou colocar da próxima vez!! Abraços, Bia

    ResponderExcluir
  8. Anna Christina Andrade (Tina)24 de fevereiro de 2014 18:15

    Eu também costumo usar linhaça e gergelim na minha receitinha de NAAN e em todas as massas uso farinha integral associada à branca, meio a meio ou maior proporção de integral. Beijinhos querida Bia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tina! Perfeito!! Adoro farinha integral também! Quanto mais grãos, melhor!! Bj grande!

      Excluir