terça-feira, 3 de dezembro de 2013

DESAFIO: Alcachofras in natura, uma entrada especial

Alcachofras no Vapor com Vinagrete de Ervas Frescas
Fico esperando a época das alcachofras ansiosamente... Não que o preço fique realmente acessível em alguma época do ano, mas há meses em que o preço é um pouco menos assustador... Quando fui ao Natural da Terra e vi que estavam custando "só" $ 3,99 cada, decidi "investir"! Comprei 3: uma para o Alê, uma para o Erik e outra para mim! Contadinho assim!

Alcachofras compradas, era hora de escolher a receita! Pesquisa daqui, procura dali... Alcachofra Gratinada, Alcachofra com Molho Holandês, Alcachofra Recheada... Mas nada me deu mais vontade de fazer que a receita de Alcachofra que aprendi com minha mãe: cozida no vapor, com molho vinagrete! Simples assim! Para dar um toque ainda mais gourmet na nossa linda flor, o molho vinagrete foi enriquecido e perfumado com muitas ervas frescas colhidas da minha hortinha de temperos (tomilho, orégano, manjericão, sálvia...).


Para quem não sabe, a Alcachofra é uma flor que, quando desabrocha, tem uma cor roxa incrível! Mas, quando estiver desabrochada, não se pode mais comer... Só fazer lindos arranjos decorativos! rs

Foto do blog Nacozinha Brasil
Para a alcachofra ficar "perfeita", é preciso cortar todas as pontinhas das folhas! A flor fica ainda mais linda! E quando se cozinha no vapor, os sabores e as cores ficam mais intensos e pronunciados!

Para quem nunca comeu alcachofra fresca, faça assim: vá retirando cada folha, mergulhando no molho e retire a parte "carnuda" da folha com os dentes... Vá fazendo isso até terminarem as folhas. Aí, com a ajuda de uma faca pequena, retire a parte "cabeluda" (rs) e descarte. Vai sobrar o "gran finale" da alcachofra: o coração! Coloque um pouco mais de molho e se delicie com a melhor parte! Bon Appetit!

Alcachofras no Vapor com Vinagrete de Ervas frescas

(4 porções)

para as alcachofras

  • 4 alcachofras frescas
  • sal e pimenta a gosto
  • panela para cozinhar no vapor
para o vinagrete de ervas
  • 1/2 xícara de azeite extra virgem
  • 2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto
  • ervas frescas picadas (salvia, salsinha, manjericão, alecrim, orégano...)
  • sal e pimenta a gosto

Lave bem as alcachofras, afastando bem as folhas para retirar qualquer sujeira que fique entre as folhas. Corte o cabo. Com uma tesoura, corte a ponta de todas as folhas. Tempere com sal e pimenta do reino e leve para o vapor para cozinhar, por 50 minutos. (Dica: para saber se está cozida, puxe uma folha: ela deverá sair com facilidade).



Prepare o molho: misture bem todos os ingredientes e reserve.


Na hora de servir, aqueça as alcachofras no vapor, coloque em um prato e despeje 2 colheres de sopa do molho de ervas sobre ela. Sirva também com uma travessa para os convidados colocarem as folhas descartadas.

Alcachofras ao Vapor com Vinagrete de Ervas Frescas

4 comentários:

  1. Minha linda....adorei saber mais sobre a alcachofra! Meu noivo faz uma...de lamber os beiços....ele recheia com uma farofa de pão com bacon e cebola....e coloca pra cozinhar em "em pézinha" num caldo temperado com cebola e alho refogados. Fica uma diliça!!!! tente alguma vez!!! beijoooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, vou testar sua receita da próxima vez! Adorei! Bjs, Bia

      Excluir
  2. Olá Bia, amei seu blog! Tem muitas receitas fáceis e deliciosas! Parabéns! Bjo
    Alinne

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alinne! Que bom que gostou do blog! Volte sempre!!! Bia

      Excluir