|
Bailarina Anna Pavlova, de "Cisne Branco" |
Este doce é uma homenagem à uma grande bailarina russa,
Anna Pavlova, falecida em 1930, com menos de 50 anos, de pneumonia. Há controvérsias sobre sua criação (Austrália ou Nova Zelândia) e uma das histórias é que o doce foi criado pelo chef do hotel em Wellington que hospedou a bailarina em sua turnê de 1926. Basicamente a
Pavlova é um bolo com massa de merengue, creme e frutas frescas, muito comum na Oceania, principalmente na época de natal.
A sobremesa descrita aqui é uma "releitura" da Pavlova, em porções individuais, feita com 2 pequenos discos de suspiro, creme chantilly e frutas vermelhas (morango, framboesas e blueberries) marinados por algumas horas em vinho do porto... A crocância do suspiro se ameniza pela cremosidade do chantilly e o sabor cítrico das frutas vermelhas é adocicado pelo vinho do porto... Simplesmente delicioso! Uma dica: faça os discos de suspiro com 1 dia de antecedência, para que fiquem bem secos. Deixe também as frutas marinando por várias horas, para absorver bem o sabor do vinho do porto!
Mini Pavlovas de Frutas Vermelhas marinadas ao Vinho do Porto (4 porções)
Para o suspiro
- 50 gr de claras
- 100 gr de açúcar de confeiteiro
Para o chantilly
- 100 gr de creme de leite fresco
- 20 gr de açúcar confeiteiro
- 5 gotas de essência de baunilha
Para a marinada de frutas vermelhas
- 50gr de morangos cortados em fatias finas
- 50 gr de framboesas frescas ou congeladas
- 50 gr de blueberries frescos ou congelados
- 100 ml de vinho do porto
Para fazer o suspiro: bata as claras em neve. Acrescente o açúcar aos poucos, batendo bem, até ficar um creme liso, brilhante e bem espesso. Em uma forma forrada com papel manteiga (ou silpat), faça pequenos discos (4 cm de diâmetro), usando o saco de confeitar. Deixe assar em forno a 100 graus por 45 minutos (os discos devem ficar bem durinhos, mas ainda brancos). De preferência, deixe descansar por 12 horas para secar bem.
Para fazer o chantilly: bata o creme de leite fresco com o açúcar e a baunilha até encorpar bem (se o dia estiver quente, deixe o creme de leite por 30 minutos no freezer para gelar bem). Guarde na geladeira.
Para fazer a marinada de frutas: Lave bem e corte os morangos em fatias finas. Em um recipiente com tampa, coloque todas as frutas e o vinho do porto. Deixe tomar gosto por algumas horas.
Para montar a sobremesa: Coloque um disco de suspiro, cubra com chantilly. Coloque o outro disco, cubra novamente com chantilly e, por cima, coloque algumas frutas marinadas. Ao redor do prato, disponha mais frutas com bastante calda!
|
Mini Pavlovas de Frutas Vermelhas marinadas ao Vinho do Porto |
Ai tô quase lambendo a tela...
ResponderExcluirQue bom que gostou do visual!! Agora precisa preparar a receita para ver se gosta do sabor!! bj e obrigada pela visita!!
ResponderExcluir