segunda-feira, 16 de maio de 2011

DESAFIO: Testar a receita das Esfihas da Mamãe da Dirlene Daddio!

Estava eu twittando outro dia, enquanto preparava umas empanadas chilenas, quando recebi uma mensagem da Dirlene Daddio (@ddaddio), dizendo que ela estava preparando esfihas de carne!

Fiquei toda animada, porque, a família toda gosta muito de esfiha, mas faltava uma receita legal para tentar fazê-las em casa! E eu, na maior "cara de pau", pedi a receita!!

Gentilmente (e no mesmo dia), a Dirlene "postou" a receita no seu site Deli Ark Cake Creations! Que legal! Tudo pronto para mais um desafio!

No domingo, uma amiga querida viria tomar lanche conosco e seria uma ótima oportunidade de experimentar a receita! Mas, cuidado!! Só teste receitas novas quando o convidado é "de casa"! Afinal, se algo der errado, não haverá stress, só boas risadas (e o telefonema para o Disk Pizza!! kkkk). A boa notícia é que a receita é ótima e as esfihas ficaram deliciosas!

A receita é um pouco trabalhosa, porque a massa e o recheio precisam ser preparados com, no mínimo, 2 horas de antecedência... Depois, cada bolinha de massa deve ser amassada com um rolo, recheada e fechada (esta receita também serve para esfihas abertas, mas achei as fechadas mais "suculentas"!). Em seguida, leva-se ao forno até ficar douradinha! Também é bom deixar esfriar um pouco antes de servir, para os seus convidados não queimarem a língua!! Depois, é só esperar os elogios!! rs

ESFIHAS DA MAMÃE DA DIRLENE

Para a massa:
  • 200 ml de água morna
  • 100 ml de leite morno
  • 1 tablete de fermento fresco (15 gramas) ou 4 gramas do fermento biológico seco
  • 1 colher de sopa de óleo
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1 colher de sopa rasa de sal
  • 500 a 600 gr de farinha de trigo
Misture todos os ingredientes (menos a farinha). Peneire a farinha (usei a Dona Benta e estava CHEIA de carocinhos... um horror!) e vá juntando e sovando bem até desgrudar da mão.

Faça bolinhas de cerca de 30 gramas (fui pesando na balança digital... rs). Dá cerca de 30 bolinhas.


Cubra com um pano de prato limpo e deixe crescer em local protegido (eu coloquei dentro do forno... desligado, é claro! rs)

Enquanto as "bolinhas de massa" crescem (por, no mínimo, 2 horas), prepare o recheio, que também precisa "descansar" por duas horas!

Para o recheio:
  • 250 gr de carne moída
  • 200 gr de cebola picada
  • suco de 1 limão grande
  • 1 tomate picado, sem pele e sem semente
  • sal a gosto 
  • vinagre a gosto
Misture todos os ingredientes e deixe descansando na geladeira por 2 horas (a carne vai praticamente cozinhar com o suco de limão, o vinagre e a cebola).


Quando as bolinhas de massa tiverem dobrado de tamanho,




retire o recheio da geladeira, coe para retirar todo o líquido e comece a montar as esfihas: com um rolo, abra cada bolinha formando um círculo de cerca de 10 cm de diâmetro. Para fazer esfihas fechadas, coloque uma colher de sopa de recheio no centro da massa, passe o dedo umedecido em água em toda a borda e feche formando um triângulo. Para fazer esfihas abertas, coloque o recheio (a mesma colher de sopa) espalhado por toda a massa, deixando uma pequena borda de massa.



Leve ao forno pré aquecido por 15 a 20 minutos, até a massa ficar bem dourada. Cuidado porque a esfiha aberta assa mais rápido e a massa pode ficar seca e crocante demais! Uma vez assadas, deixe as esfihas esfriarem um pouco antes de servir. Se for servir no dia seguinte, é só dar uma esquentadinha no forno e elas ficarão ótimas de novo!

Obrigada, Dirlene, por compartilhar esta receita do livro de receitas de sua mãe conosco!!!

Esfihas da Mamãe da Dirlene

4 comentários:

  1. Rodrigo de Souza Richa22 de janeiro de 2013 15:38

    Experimente adicionar ao recheio umas pitadas de zaatar libanês e pimenta síria...vai ficar uma esfiha árabe original...

    ResponderExcluir
  2. Experimente adicionar ao recheio umas pitadas de zaatar libanês e pimenta síria...vai ficar uma esfiha árabe original...

    ResponderExcluir
  3. Guilherme (Guigão)1 de agosto de 2013 14:54

    Pra ter melhor resultado no crescimento da massa, esquente agua numa panela até ferver, após coloque a panela dentro do forno junto com o recipiente da massa. Irá criar uma espécie de estufa caseira!

    ResponderExcluir
  4. Ótima dica, Guilherme! Ainda mais nos dias frios, quando qualquer massa demora prá crescer!!

    ResponderExcluir