terça-feira, 18 de outubro de 2011

DESAFIO: Preparar Nhoques de Mandioquinha com Iscas de Filet e Shitake!

Nhoque de Mandioquinha com Iscas de filet e shitake
Este desafio foi feito por minha irmã, Cris, há algum tempo... Ela costuma comer este prato no Sweet Pimenta e tive que ir prova-lo para conseguir "enfrentar o desafio"! É realmente gostoso, com nhoques macios, adocicados pela mandioquinha e o molho, com muita personalidade, combinando muito bem o filet mignon e o shitake, unidos em um molho de carne bem encorpado... Vamos lá, então!

Pesquisei algumas receitas na internet e encontrei duas:
http://manequim.abril.com.br/culinaria/receitas/receitas_562511.shtml
http://www.redevida.com.br/noticia.asp?id=4312

Achei que a segunda, apesar de mais trabalhosa por conta do caldo de carne (que demora 6 horas para ficar bom...rs), parecia mais próxima do meu objetivo final! Não é um prato barato, pois leva filet mignon (a carne mais cara do açougue) e shitake (R$ 17,00 por 600gr), mas, por outro lado, é um prato completo! Utilizei também a farinha de semolina para fazer a massa do nhoque, que garante a textura "al dente"! Como entrada, servi umas Bruschettas de Tomates e Manjericão, receita do Jamie Oliver (clique aqui para ver esta receita)!

Nhoque de Mandioquinha com Iscas de Filet e Shitake

Massa do Nhoque (receita para 6 pessoas)
  • 1,3 kg de mandioquinha descascada
  • 3 gemas
  • 200gr de farinha de trigo
  • 200gr de farinha de semolina
  • noz moscada
  • 100gr de queijo parmesão ralado
  • sal a gosto
Caldo de Carne
  • 1 kg de músculo em pedaços
  • 1 alho poró em rodelas
  • 1 cenoura grande em rodelas
  • 1 cebola em pedaços
  • 2 talos de salsão em pedaços
  • folhas de salsinha, manjericão, alecrim, louro (a gosto)
  • 3 litros de água
Molho de Iscas de Filet e Shitake
  • 700 gr de filet mignon cortado em iscas, sem gordura
  • 600 gr de shitake fresco
  • 4 colheres de sopa de manteiga (para fritar a carne e o shitake)
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 1 litro de caldo de carne (ver receita acima)
  • 50gr de farinha de trigo
  • 50gr de manteiga
  • 150ml de creme de leite fresco
  • salsinha para decorar
  • queijo ralado para servir
Comece, com antecedência de 7 horas, a preparar o caldo de carne. Coloque todos os ingredientes em uma caçarola grande e deixe ferver. Abaixe o fogo e cozinhe por 6 horas (pode ir ao cabeleireiro, fazer as unhas, massagem... dá tempo, viu?? rs)
Preparando o caldo de carne...
Prepare os nhoques (também podem ser feitos com alguma antecedência): cozinhe a mandioquinha por uns 30 minutos.


Ingredientes para a Massa do Nhoque de Mandioquinha

Deixe esfriar, passe pelo espremedor de batatas, misture as gemas, tempere com noz moscada, sal e vá juntando as farinhas (trigo e semolina) até a massa ficar uniforme e desgrudar das mãos (se necessário, acrescente mais farinha). Abra pedaços da massa formando "minhocas" e corte em pedaços (veja o vídeo abaixo):

Salpique uma forma com semolina e vá dispondo os nhoques com cuidado, para não grudarem uns aos outros.


Faltando uma hora para servir, comece a preparar o molho: corte os shitakes em tiras e frite-os em 2 colheres de sopa de manteiga. Reserve.




Em seguida, frite as tiras de filet mignon com 2 colheres de sopa de manteiga, até ficarem dourados:

Aqueça uma panela grande com água temperada com sal (para cozinhar os nhoques).

Prepare o molho de carne ("velouté"): Coe o caldo de carne e reserve 1 litro para o molho, mantendo-o aquecido. Derreta a manteiga, junte a farinha e misture bem. Acrescente o caldo de carne coado e misture bem até engrossar. Tempere com sal e pimenta.



Junte as iscas de filet e os shitakes e deixe ferver em fogo baixo por uns 10 minutos. Por último, junte o creme de leite fresco e deixe ferver. Mantenha aquecido enquando cozinhar os nhoques.

Acrescentando o creme de leite fresco ao Molho de Iscas de Filet e Shitake
Coloque porções do nhoque na panela com água fervendo e retire com uma escumadeira quando boiarem. Vá colocando em uma travessa e mantenha aquecido (pode ser no forno a 100graus).

Quando terminar de cozinhar os nhoques, acrescente o molho por cima e decore com a salsinha picada. Sirva com queijo parmesão ralado!


O jantar com minha irmã e meu cunhado, para provar o "desafio", foi ótimo e o prato foi bastante elogiado! Deu um pouquinho de trabalho, mas valeu a pena!! Bón Appetit!!

8 comentários:

  1. Está um espetáculo mesmo esse prato Bia! Huuummm...
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Andréa, Ficou muito gostoso mesmo!!! Receita aprovadíssima!! Bj!

    ResponderExcluir
  3. Nossa,Bia que prato ma-ra-vi-lho-so,vou tomar coragem e fazer,já salvei nos meus favoritos,adoro o Sweet Pimenta,mas nunca provei esse prato,você está de parabéns.Será que dá para fazer em 2 etapas,num dia os nhoques e no outro o molho?
    bjus,

    ResponderExcluir
  4. Bia do céu! O que é isso meu Deus? Só de olhar essas fotos me deliciei, as fotos ficaram lindas e acredito que o prato delicioso! Olha só, näo temos mandioquinha aqui em Viena, é a única coisa que até hoje näo encontrei, mas uma amiga me disse que tem num mercadinho chinês. Vou até lá ver, preciso fazer essa receita e aproveitar as mandioquinhas para colocar na papinha da Violette. Amei seu blog. Bjo.

    ResponderExcluir
  5. Flávia, acho que se você deixar os nhoques na geladeira, bem salpicados com semolina e sem grudar uns nos outros, vai ficar ótimo de um dia para o outro!
    Bj Bia

    ResponderExcluir
  6. Luzia, boa sorte na sua busca pela mandioquinha em Viena! Como será que se fala em alemão?? Deve dar até medo, né? rs
    Em compensação, você deve encontrar todas as "berries" que eu adoro (e que aqui no Brasil estão caríssimas) com muito mais facilidade... nada é perfeito nesta vida, né?? bj!

    ResponderExcluir
  7. Hj teve uma variação deste prato aqui em casa. Estava sensacional.

    ResponderExcluir
  8. Que bom que gostou, GMacin! Só que você me deixou curiosa... rs... Qual foi a variação?

    ResponderExcluir