quarta-feira, 25 de julho de 2012

DESAFIO: Jogar o jogo dos oito erros no Pippo, restaurante em Paraty!

Restaurante Pippo, no Centro Histórico de Paraty
Paraty tem ótimos restaurantes, dos mais variados tipos e preços... Cozinha caiçara (Hiltinho), tailandês (Thai Brazil), cozinha brasileira contemporânea (Banana da Terra), contemporâneo internacional (Margarida Café), pizzarias (Pizzaria da Cidade e Rosa dos Ventos), bistrôs franceses (Voilá Bistrot)... E, na nossa lista para "conhecer" estava o Pippo, restaurante contemporâneo com toque italiano, localizado na Pousada do Sandi, uma das mais conhecidas e tradicionais de Paraty. Inaugurado há menos de um ano, leva o nome de um de seus donos, o italiano Pippo e tem uma ambientação linda, com fotos de atores e atrizes famosos de Hollywood, coleção pessoal do próprio dono, além de um lindo piso em mármore e granito, formando um surpreendente quadriculado! Decoração fina, nota 10!

A decoração é caprichada até no banheiro, que também segue o estilo "hollywoodiano"! Eu estava animadíssima e com as expectativas elevadas para este nosso jantar especial em Paraty!

O banheiro do Pippo. Chique!
Só que a linda decoração, o piso, os quadros, o banheiro chique e perfumado, não foram suficientes para que guardássemos boas recordações de lá... Não deu para apagar da nossa memória as várias "mancadas" provocadas pelo garçom, pela cozinha e pelo próprio Pippo...

Foi como jogar o jogo dos "oito" erros!!! Um atrás do outro, gritantes, grotescos... Será que demos tanto azar assim???

  • ERRO 1. Bebida pedida para dois, água para mim, Coca Zero para o Alê... Só veio a água que o garçom colocou em dois copos... Fiquei com dois copos de água!
  • ERRO 2. Só um prato chegou (o Tagliarini al Limone pedido pelo Alê), o outro prato (Pappardelle de rúcula com siri e camarão, meu pedido) foi esquecido pelo garçom!
  • ERRO 3. O dono estava sentado na mesa ao lado e a dona, na mesa em frente, com um grupo de amigos... Nenhum dos dois reparou que estávamos a mais de 40 minutos sem serviço! E nenhum movimento aconteceu!
  • ERRO 4. Quando vieram os pratos, o Tagliarini al Limone era o mesmo (não foi refeito, somente requentado)!
  • ERRO 5. O papardelle de rúcula, na verdade, era um tagliarini, bem fino!
  • ERRO 6. Na sobremesa, o Tiramisú veio em taça de plástico (!!!!) e tinha uma cereja em cima, além de um "mascarpone" com gosto de gordura hidrogenada (eu quase chorei de tristeza e raiva, juro!!)
  • ERRO 7. Na hora de ir embora, o dono perguntou se correu tudo bem... Quando falamos do papardelli, ouvimos dele: ah! é a mesma coisa, só é mais grosso! Tanto faz!!
  • ERRO 8. Aí falamos do Tiramisú abaixo da crítica, com "cara de churrascaria", e ele bateu na testa, dizendo: "que absurdo, esta cozinheira é fogo, aproveitou a sobremesa que fez para o casamento que vai acontecer amanhã!!!" E não fez mais nada! Nem retirou o valor da sobremesa (R$ 16,50) da conta!
Dizem que errar é humano... E perdoar é divino! Mas, nesta nossa experiência no Pippo, nossa capacidade de perdoar foi testada exaustivamente!! Merecemos a canonização!! Santo Alê e Santa Bia!! rs!

8 comentários:

  1. Moro em Angra dos reis ,e o que vou te diser e verdadeiro .Os serviços prestados em toda essa região são péssimos .Tem preços elevadissimos e qualificação quase que nehuma ,e lamentavel .

    ResponderExcluir
  2. Bia, já reli o texto umas quatro vezes e a cada vez gargalho mais - não da sua infelicidade em ter conhecido esse lugar, mas das repostas do dono!
    Será que ele se atreveria ir até uma fábrica italiana de massas e dizer a todos os italianos trabalhadores de lá que massa é tudo igual, só muda a espessura? Ou de mostrar um tiramisú com uma cerejinha em cima para um vero italiano?
    Melhor sorte na sua próxima empreitada; vocês merecem!

    ResponderExcluir
  3. O consolo deste jantar é ter o que escrever aqui no blog!! rs

    ResponderExcluir
  4. Estou chocada!

    O dono do restaurante é o óoooo. Fadado ao insucesso, coitado! Tomara que ele leia este post pelo bem do seu restaurante.

    ResponderExcluir
  5. Espero que sim também... Fico muito triste quando vejo um belo espaço, super bem localizado, com muito investimento feito mas cometendo erros tão básicos... Uma pena!

    ResponderExcluir
  6. Concordo plenamente com vc Bia, o ambiente e a arquitetura do restaurante merecem nota 10, o bom gosto se destaca, agora a comida....bem ruinzinha, aliás sofrível. Uma pena pois o lugar teve realmente um excelente projeto e não conseguiu obter o mesmo êxito em sua comida e atendimento.

    ResponderExcluir
  7. Puxa, Alessandra, então o problema deles é crônico mesmo... Uma pena...

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente não vi este post antes... Estive em Paraty até ontem e tive uma experiência para lá de decepcionante no Restaurante Pippo. Meu marido pediu um Spaghetti allo Scoglio e eu um Spaghetti con Capesante e Vongole. Para nossa decepção, as massas, além de virem muito al dente, e eu tenho certeza que eram macarrão Barilla, tinham exatamente o mesmo molho, sendo que no meu havia vieiras e no prato do meu marido havia lula e camarão. A fortíssima impressão que tivemos é que fizeram um único molho à base de vôngoles e mudaram o restante em cada um dos pratos. Não havia diferença de sabor entre um molho e outro, além dos pratos estarem muito apimentados. Ainda assim arriscamos uma sobremesa e pedimos uma panna cotta, que só tinha mesmo o nome, pois se tratava de um creme de leite duro com limão, fatias de ameixa azeda e uma cereja no topo. O gosto era de creme de leite com limão. Para piorar, enquanto terminávamos de jantar, os garçons e as cozinheiras falavam alto: "Então eu já posso ir embora, não é?". "Ai... Já está na hora de ir para casa". E ainda eram 23h. Nos apressamos, e nem terminamos o vinho - levamos a garrafa conosco. Assim que colocamos o pé para fora, fecharam a porta atrás de nós, o que, para mim, é muita falta de educação.
    No final da noite não havia nenhum responsável com quem pudéssemos falar, apenas um garçom jovem.
    Foi um restaurante com uma comida totalmente mecânica e sem sabor nenhum, e o único gosto que deixou foi o arrependimento de ter escolhido ir até lá. Viagem "nel mangiare bene" está a anos luz de distância do que o Pippo oferece. Foi a pior refeição que tivemos em Paraty. Acho que, para ser o restaurante da Pousada do Sandi, cobrar o que cobra e botar a banca que bota, o Pippo tem que ser no mínimo mais bem cuidado.

    ResponderExcluir