sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

DESAFIO: Preparar uma sobremesa leve e charmosa para o Almoço de Natal!


Bavaroise de Baunilha com Calda de Morangos
A época de Natal é sempre aquela loucura!! Um evento atrás do outro, uma comilança sem fim... Peru, ChesterTender, Paleta, Pernil, Bacalhau, Rabanadas, Bouche de Noel... Socorro!!!!

Aqui em casa não foi diferente... No sábado (dia 22), fiz um Natal antecipado para os afilhados, todo temático, nas cores Vermelho e Branco! Até o cardápio era vermelho e branco!

No dia 23, preparei um Brunch para um grupo de amigos do Alê que se reúne há 30 anos na véspera do Natal... Uma linda tradição, agora com a participação das famílias! A Véspera de Natal não foi aqui em casa, mas o Almoço de Natal sim! E, para facilitar para todo mundo, dividi as "tarefas" com minha mãe e minha irmã!  Mamãe ficou com o Peru, Cris ficou com as entradinhas e as frutas para a sobremesa (com um "mimo" para o Lulipe, meu sobrinho: Brigadeiros e Beijinhos). Minha parte foi preparar a Paleta (de Porco) Caramelizada com limão siciliano, a Farofa de Frios e Ovos e o Arroz com Champagne e Açafrão! Um banquete!!

Além das frutas, decidi também preparar uma sobremesa inédita por aqui! Os Copinhos de Bavaroise de Baunilha surgiram da ideia de servir uma sobremesa mais leve, em pequena quantidade, que combinasse bem com as frutas natalinas e que aproveitasse a deliciosa calda de morango que fiz para os Push Cakes (ou Bolinhos de Empurrar)!

A forma de servir foi conservadora (e charmosa!), pois os copinhos não precisam ser desenformados e as duas camadas ficam bem visíveis. Eu até pensei em fazer a Bavaroise na forma de bolo inglês, mas fiquei com "medinho" de não desenformar na hora de servir... rs

Aprendi a fazer Bavaroise (uma espécie de mousse feito com Creme Inglês, Chantilly e gelatina sem sabor) em um curso de confeitaria. Não é muito fácil de fazer, pois o ponto do Creme Inglês é sempre um desafio... Feito a base de ovos, leite e açúcar, deve ser cozido até engrossar levemente... E se passar do ponto, as gemas talham inteiras... Um desastre!! Por isso, uso sempre um termômetro para chegar à temperatura ideal, 84 graus! Outra dica importante é usar a fava natural da baunilha (e não a essência), que deixa aqueles pontinhos pretos característicos do Créme Brullée!

Copinhos de Bavaroise de Baunilha com Calda de Morangos


  • 300 ml de leite integral
  • 4 gemas de ovo
  • 75 gr de açúcar
  • 1 fava de baunilha
  • 8 gr de gelatina dissolvida em um pouco de água
  • 120 ml de creme de leite fresco
  • folhinhas de hortelã para decorar

Para a calda de morangos

  • 300 gr de morangos cortados ao meio
  • 150 gr de açúcar
  • gotas de limão

Retire o interior da fava de baunilha com uma faca e coloque no leite. Coloque também as cascas. Ferva o leite com a baunilha e com metade do açúcar. Reserve. Misture as gemas (sem bater) com o restante do açúcar.
Acrescente o leite quente e misture bem. Volte a mistura para o fogo bem baixo e, sem parar de mexer, até a temperatura de 84 graus (eu só sei fazer com termômetro, mas dá para saber o ponto colocando o creme no verso de uma colher e, ao passar o dedo, o creme não escorre). Retire do fogo e deixe amornar. Acrescente a gelatina dissolvida e misture bem. Coloque o bowl com o creme para esfriar.
Bata o creme de leite ao ponto de chantilly e reserve na geladeira. Quando o creme de baunilha começar a engrossar, acrescente o chantilly e misture delicadamente até incorporar bem. Coloque o bavaroise em copinhos transparentes e leve à geladeira para endurecer.

Prepare a calda: ferva os morangos, o açúcar e o limão até engrossar. Enquanto ferve, vá retirando a espuma que se forma na superfície com uma colher. Deixe esfriar.
Na hora de servir, coloque um pouco da calda de morangos sobre o bavaroise e decore com uma folhinha de hortelã! E Bon Appetit!!

Bavaroise de Baunilha com Calda de Morangos
Minha linda e maravilhosa família, toda reunida! Feliz Natal a todos!!

6 comentários:

  1. Oi Bia, conheci seu blog ao pesquisar o que era entremet, vi no top chef just desserts. Amei seu blog, super rico de receitas e realmente apaixonada por culinaria. Talvez eu nao soube pesquisar direito mas tem receita dos entremets no seu blog? bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Kellpris! Como as receitas dos Entremets são do Curso de Entremets que fiz, achei melhor não publicar aqui no blog! Caso você queira alguma delas, te passo por email, ok? Me escreva: freitag.ab@gmail.com! Abraços, Bia

    ResponderExcluir
  3. Que aspecto maravilhoso! Fiquei a babar! Deve ter sido um sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Olá Bia,
    Fiquei em dúvida da textura depois de frio. Será que dá para rechear um bolo com este creme? queria fazer um naked cake.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Roberta, te respondi lá no Face! Mas segue aqui também: não recomendaria fazer como recheio de bolo, porque ele é bem mole e só endurece (e toma forma) depois de gelado. Melhor você rechear seu bolo com um chantilly ou com um creme confeiteiro! Bjs, Bia

    ResponderExcluir