quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

DESAFIO: Fazer um Bolo de Bem Casado para a festa do meu afilhado!!

Olhem só a responsabilidade: meu afilhado ia fazer aniversário (12 anos!!!) e minha comadre disse que ia comprar o bolo predileto dele: Bolo de Bem Casado, diretamente da padaria!!

Com uma "dinda" exploradora culinária como eu, isso era simplesmente inadmissível!! Bolo de Padaria, como assim????

Imediatamente me ofereci para fazer o bolo! Aí pensei... Meu Deus, eu nunca fiz Bolo de Bem Casado!! A situação era arriscadíssima: receita ainda não testada, feita em tamanho família, para servir em uma festa com 30 pessoas!! E se desse errado?? E se não ficasse bom?? Prá complicar a situação, a semana anterior à festa foi o Carnaval, e quinta e sexta eu precisava trabalhar (e muito!!). Embora a festa fosse no sábado à tarde, só tive sexta a noite para pesquisar a receita e comprar os ingredientes!!

Coincidentemente, naquela semana, dois programas de culinária apresentaram exatamente o tal Bolo de Bem Casado: "Bem Simples", com Lucas Corazza e a querida Palmirinha!!

As duas receitas pareciam ótimas, mas a da Palmirinha era mais "tradicional": com a calda de açúcar e o doce de leite, feito com lata de leite condensado cozida!! A receita do Lucas Corazza já está nos "favoritos" e será testada qualquer dia destes, porque também é bem interessante (e mais "gourmet").

Depois de escolher a receita, tive também que fazer os cálculos para um bolo bem grande, com cerca de 2,5kg. A receita da Palmirinha precisava ser aumentada em 1,5 vezes! Feitos os novos cálculos, era hora de avaliar a forma de preparo: A massa era feita em forma redonda e depois era cortada ao meio e recheada. Ao aumentar a receita, eu precisaria bater 9 claras em neve na batedeira, o que parecia meio complicado. Também achei que assar a massa deste tamanho poderia afetar a sua textura. Decidi, então, preparar a massa em 3 partes: com um terço dos ingredientes calculados eu bati a primeira massa, coloquei-a no forno por 10 minutos, enquanto batia outro terço dos ingredientes. Quando a primeira massa ficou pronta, coloquei a segunda para assar. Enquanto assava, preparei a 3a. parte... Fácil assim!! rs... Outra mudança foi o uso do Doce de Leite Aviação no lugar das latas de leite condensado cozido, pois eu não tinha muito tempo e as latas, além de cozinhar por 45 minutos, ainda precisam estar completamente frias para serem abertas (caso contrário há um sério risco de acidente e queimaduras!).

A calda de açúcar sugerida pela Palmirinha ficou muito rala, mesmo deixando 20 minutos no fogo ao invés dos 10 minutos sugeridos. Também achei a quantidade exagerada (se eu tivesse colocado toda ela, mais de 1,5 litros de calda, teria afogado o bolo! E seria um Bem-Afogado!! kkkkk).

Eu acabei fazendo as massas na própria sexta feira a noite e montando o bolo para que ele ficasse bem geladinho no dia seguinte. Apesar de parecer delicioso (afinal, massa de pão de ló, calda de açúcar e doce de leite não tem como ser ruim...rs), a aparência do bolo não me agradou muito, ainda mais para uma festa de aniversário! Resolvi então embrulhá-lo com papel transparente, como se fosse um Bem Casado gigante, finalizando com uma linda fita preta de bolinhas brancas (afinal, meu afilhado é corintiano e o tema da festa era Futebol!!). Ficou lindo!! E fácil de transportar também!!

Bolo de Bem-Casado

Para a massa:

  • 9 ovos
  • 9 colheres de sopa de açúcar
  • 6 colheres de sopa de farinha
  • 3 colheres de sopa de maisena
  • 1,5 colheres de sopa de fermento em pó
  • 1,5 colheres de sopa de essência de baunilha
  • 1 pitada de sal
  • manteiga e farinha para untar as formas
  • 3 discos de papel manteiga (do tamanho do fundo das formas)

Para o recheio

  • 2 a 3 potes de 400gr de doce de leite

Para a calda

  • 500ml de água
  • 200gr de açúcar
  • casca de laranja a gosto
  • canela em pau a gosto
  • cravo a gosto
Para decorar
  • 1 colher de sopa de açúcar confeiteiro

Aqueça o forno a 180 graus. Unte uma forma redonda grande com fundo removível com manteiga e farinha e coloque um disco de papel manteiga no fundo. Prepare o primeiro disco de massa: separe a clara de 3 ovos e reserve as gemas. Bata as claras em neve e vá juntando as 3 gemas uma a uma. Acrescente 3 colheres de sopa de  açúcar peneirado e deixe bater bastante. Peneire a 2 colheres de sopa de farinha, 1 colher de sopa de maisena, 1/2 colher de sopa de fermento e a pitada de sal. Pare de bater os ovos com açúcar, junte 1/2 colher de sopa de essência de baunilha e um pouco das farinhas e misture delicadamente com o fuê ou com a própria pá da batedeira. Vá juntando o restante das farinhas até incorporar bem.

Coloque na forma untada e com papel manteiga e leve para assar por 10 minutos (deve ficar ligeiramente dourado na superfície). Repita esta operação toda mais 3 vezes. Reserve os 3 discos de massa e deixe esfriar bem.

Prepare a calda de açúcar: coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo por 30 minutos (ou até virar uma calda rala). Coe e deixe esfriar.

Montagem: coloque sobre o prato onde o bolo será servido o primeiro disco de massa. Regue com um pouco da calda de açúcar. Cubra com metade do doce de leite. Coloque o segundo disco de massa, regue com a calda e, por cima, coloque o restante do doce de leite. Cubra com o terceiro disco de massa, regue mais um pouco com a calda e finalize com açúcar confeiteiro. Leve à geladeira por algumas horas.



Se desejar, embrulhe o bolo como se fosse um Bem Casado, com papel celofane transparente e uma fita larga!



O Bolo ficou uma delícia, mas um pouco doce demais para o meu gosto (nada diferente de um bem-casado tradicional, rs). Mas parece que a criançada da festa gostou, pois não sobrou muita coisa! rs

E eu ainda inventei mais uma: fazer a versão "mini" do bolo!! Comprei até as embalagens de bem casado, combinando com a fita do bolo!

Utilizando 1/3 da receita da massa (3 ovos, 3 colheres de açúcar, 2 colheres de farinha, 1 colher de maisena, 0,5 colher de fermento, 0,5 colher de essência de baunilha e a pitada de sal), preenchi 20 forminhas com fundo removível (aquelas utilizadas para fazer pão de mel - que será outro desafio em breve... rs), devidamente untadas e com fundo de papel manteiga. Levei para assar por 10 minutos.

Para o recheio, acabei cozinhando a lata de leite condensado por 45 minutos e, depois de esfriar, misturei um pouco de licor de chocolate (como dizia a receita da Palmirinha). Realmente, esta versão do recheio ficou bem melhor (e mais consistente) que o doce de leite Aviação.
Na hora de montar, coloquei um pouco do doce de leite em 10 massinhas (utilizando o saco de confeitar para distribuir melhor) e cobri com a outra massinha. Por último (e este foi meu erro fatal!!), mergulhei na calda (aguadíssima) da Palmirinha... E os bem casados viraram... Bem Molhados!! Ficaram empapados de calda! Que raiva!!!!! Por que eu não reguei só um pouquinho com a colher???

Acabei embrulhando os docinhos, só para treinar e até que ficaram bem bonitinhos... Mas como estavam muito molhados, não tive coragem de levar para a festa (minha ideia era colocá-los como decoração do bolo)... Afinal, receita que não dá muito certo fica entre as quatro paredes da nossa casa, não é mesmo??? Só algumas pessoas muito chegadas (como o Alê, o Erik e minha amiga Sofia, que me apoiou em toda a ideia deste desafio durante a semana) provaram os Bem-Molhados! E o que eles acharam?? Que estava gostoso... só que muito molhado! kkkkkkk

Mas me aguardem, pois vou tentar fazer os Bem-Casados de novo! E agora, com a calda mais apurada e a massa que leva fécula de batata, mais macia ainda! E Bón Appetit!!!

Os "Bem Molhados"

8 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi Cidinha! Seu comentário não foi cancelado!! É que você usou o formulário que fica no canto superior esquerdo do blog, que gera um email que vai diretamente para mim! Você não registrou como comentário do post, na parte inferior, como vc fez com seus comentários agora! Imagina que eu ia cancelar! E eu te respondi por email, você viu?? Um grande abraço e não fica brava não! rs! Bia

      Excluir
    2. Cidinha, fui olhar os emails e era outra pessoa que me perguntou deste bolo... Não achei nenhum comentário seu! Você pode fazer de novo? Mil perdões, deve ter havido algum problema na hora de salva... E quanto à pergunta sobre o gosto de ovo, não achei que ficou não! A calda de açúcar e o doce de leite sobrepõem qualquer gosto de ovo! Abraços, querida!

      Excluir
  2. NÃO INTENDI PORQUE FOI CANSELADO SENDO QUE SÓ PERGUNTEI SE O BOLO BEM CASADO NÃO FICOU COM GOSTO E CHEIRO DE OVOS POIS COSTUMA FICAR .

    ResponderExcluir
  3. Ótimo blog, com ótimos posts. Achei legal a sinceridade ao fazer os bem-casados molhados, deixou a receita bem humorada e humanizada. Nem sempre nossas receitas dão certo como nas fotos dos livros renomados. Parabéns pelo conteúdo e carinho.
    Victor Reis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Victor! Os Desafios são assim mesmo... Às vezes fica ótimo, às vezes não... rs... E toca a tentar de novo!! Bj, Bia

      Excluir
  4. Ficou bem-molhados porque vc não deixou secar de um dia para o outro. São 12 horas secando numa bandeja furadinha para secar bem...

    ResponderExcluir