terça-feira, 30 de julho de 2013

DESAFIO: Homenagear Campos do Jordão com uma receita de Risotto de Pinhão!

Risotto de Pinhão e Alecrim
Pinhão é um ingrediente que eu adoro e já foi tema de vários posts... Já falamos do simples e básico "Pinhão Cozido", já fizemos uma maravilhosa farofa onde o pinhão processado substitui a farinha... Já assamos um bolo de Pinhão, perfeito para acompanhar um café... Já inventamos um Pesto de Pinhão, deixando de lado os "milionários pignoli"... E agora, era hora de transformar o nosso ingrediente nacional (e tão presente na cidade de Campos do Jordão, onde passamos as férias de julho), em um saborosíssimo Risotto de Pinhão! Como eu estava sem acesso a internet, não consegui nenhuma receita... Então, resolvi "inventar"!
Tomei como base a receita básica de risotto e acrescentei os pinhões já cozidos, descascados e salteados na manteiga com alecrim (veja o utensílio que eu utilizo para facilitar o processo de "descascar" logo abaixo)... Mas se não tiver o "pinholino", não desanime... Utilize uma faca e mãos a obra!!

O "pinholino", foto da net
E o resultado final??? Maravilhoso!!! Suave e cheio de personalidade, ao mesmo tempo! E o alecrim, como sempre, deu o toque "gourmet"!! rs

Risotto de Pinhão e Alecrim

  • 1,2 litros de caldo de legumes
  • 400 gr de arroz para risotto (arbóreo)
  • 1 cebola picadinha
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 200 ml de vinho branco seco
  • 300 gr de pinhão cozido, descascado e cortado em pequenos pedaços
  • alecrim picado fresco, a gosto
  • 100 gr de parmesão ralado grosso 
  • sal moído na hora
  • 2 colheres de sopa de manteiga 
  • lascas de parmesão para decorar
  • galho de alecrim para decorar
Preparo: Prepare o caldo de legumes e deixe-o aquecido. Em uma frigideira, frite os pinhões em 1 colher de sopa de manteiga, junte o alecrim picado e reserve. Aqueça uma panela de fundo grosso com o azeite e frite a cebola até murchar. Coloque o arroz, deixe fritar um pouco e junte o vinho. Mexa até o vinho evaporar. Vá juntando, aos poucos, o caldo, mexendo sempre para liberar bem o amido do arroz (é este o processo que deixa o risoto mais cremoso e cozido por igual). Quando o arroz estiver cozido (depois de uns 20 minutos), junte os pinhões, o queijo ralado e a manteiga restante. Mexa para todos os ingredientes incorporarem. Prove o sal e coloque mais se necessário. Tampe e deixe descansar por 2 minutos. Sirva imediatamente, decorando com lascas de parmesão e o galho de alecrim.





E o desafio de harmonização ficou por conta do meu maridão, meu sommelier predileto!! Um delicioso e delicado Chardonnay chileno, que caiu como uma luva!! Bón Appetit e timtim!!



Um comentário:

  1. Olá Bia,

    Vimos que você tem muitas e deliciosas receitas no seu blog e queremos lhe apresentar WWW.TUASRECEITAS.COM.BR, um site web onde os nossos usuários podem procurar entre mais de 170.000 receitas dos sites e blogs mais populares do Brasil.

    No site criamos a seção TOP BLOGS DE RECEITAS, um ranking de blogs onde você também pode cadastrar o seu blog. Nós indexamos as suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando o nosso potente motor de pesquisa. Tuasreceitas.com.br tem mais de 80.000 visitantes únicos cada dia que procuram receitas em nosso site, gerando uma grande quantidade de tráfego para os blogs que fazem parte de nosso site. E o melhor é que você não precisa se preocupar com nada porque tudo no Tuasreceitas.com.br é grátis!

    Você gostaria de fazer parte desta grande família?

    Muito obrigado pela sua atenção e estamos à sua disposição!

    Wagner Silva
    Tuasreceitas.com.br

    ResponderExcluir