domingo, 24 de novembro de 2013

DESAFIO: Toffee Apple Cake (Bolo de Maçãs com calda "toffee")

Toffee Apple Cake (Bolo de Maçã com Calda "Toffee")
Quando pensamos em doces com maçãs, logo nos vêem a cabeça uma linda e dourada torta de maçã (como aquela da Vovó Donalda, que é sucesso total aqui no blog...). Ou então um saboroso Strudel de Maçã, com passas e uma cobertura crocante de massa folhada... Mas eu queria fazer um Bolo de Maçã, daqueles em que as maçãs vão dentro da massa! Pesquisando nos meus livros e na net, encontrei várias versões de uma receita que parece ser bastante comum na Inglaterra e nos Estados Unidos: Toffee Apple Cake - ou Bolo de Maçãs com Calda de Caramelo! Como meu marido não é super fã de maçãs, imaginei que a calda de "toffee" - ou caramelo - fosse atraí-lo e tornar o meu Bolo de Maçãs totalmente irresistível!

A receita escolhida para o Desafio veio deste vídeo inglês (muito legal, por sinal), do site All Recipes UK:



Achei linda a versão na forma com buraco no meio, mas achei o bolo muito grande! Afinal, o Bolo de Maçã seria sobremesa para um jantarzinho especial a dois! Decidi fazer metade da receita e assar porções individuais do bolo, utilizando a forma para Cupcakes (com 12 unidades). Ficou perfeito para uma sobremesa delicada! E ainda decorei com nozes picadas depois de jogar a calda por cima!

Embora a tradução para "toffee" seja "caramelo", o interessante desta receita é que a calda tem gosto de caramelo, mas não é preciso fazer o caramelo! Basta misturar açúcar mascavo, leite e manteiga e ferver um pouquinho! É uma calda incrível e facílima de fazer!

A massa também ficou deliciosa e me chamou a atenção o fato de não levar manteiga! Nas outras receitas que pesquisei, ia muita manteiga, fora a manteiga da calda! Achei que esta receita é mais leve e você pode colocar menos calda, caso não queira o seu bolinho tão "gordinho"! rs

Resultado do jantar: meu marido simplesmente adorou os bolinhos, que foram servidos levemente aquecidos (massa e calda)! Lindo!!

Mini Bolo de Maçãs com Calda "toffee"

12 unidades

para a massa

  • 2 ovos
  • 100 gr açúcar refinado
  • 1 colher de chá de baunilha
  • 140 ml de óleo
  • 190 gr de farinha de trigo
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 250 gr de maçãs picadas
  • 60 gr de nozes picadas
  • manteiga para untar a forma


para a calda

  • 110 gr de açúcar mascavo
  • 30 ml de leite
  • 65 gr de manteiga
  • nozes picadas para decorar (opcional)


Equipamento especial

  • forma para 12 cupcakes (ou 12 ramequins médios)

Aqueça o forno a 180 graus. Unte a forma de cupcakes com manteiga. Bata os ovos até ficarem bem leves. Junte o açúcar aos poucos e continue batendo. Acrescente a baunilha e o óleo e bata mais. Peneire a farinha, o bicarbonato e o sal e junte à mistura, batendo bem. Por último, acrescente as maçãs picadas e as nozes e mexa com uma colher, delicadamente.


Coloque a massa na forma (cerca de 3/4 da forma) e leve para assar por 30 minutos (atenção: se for usar uma forma grande, o tempo de cozimento é bem maior, cerca de uma hora ou mais).


Deixe esfriar um pouco.

Prepare a calda: misture o açúcar mascavo, a manteiga e o leite em uma panela pequena e leve ao forno mexendo sempre até ferver. Deixe ferver por 3 minutos e reserve.


Desenforme os bolinhos e deixe terminar de esfriar sobre uma grade.

Na hora de servir, aqueça os bolinhos levemente no microondas. Aqueça também a calda. Coloque cada bolinho no centro do prato, cubra com a calda e salpique as nozes (se os convidados forem gulosos, sirva 2 bolinhos em cada prato!! rs).



Mini Bolo de Maçãs com Calda "Toffee", by Desafios Gastronômicos

2 comentários:

  1. Mmmm adoroooo!!! Mais um para a minha lista!

    ResponderExcluir
  2. Carol, qual é tamanho desta lista, hein?? A minha é gigantesca... e crescendo!!! rs

    ResponderExcluir