quarta-feira, 12 de março de 2014

DESAFIO: Bolo (Salgado) de Pão de Queijo

Bolo de Pão de Queijo by Desafios Gastronômicos
Provei esta receita pela primeira vez em um local bem inusitado... Dentro dágua! Isso mesmo: estávamos em Paraty, passeando no nosso veleiro quando encontramos outro veleiro amigo, o "Vento", do Coca e da Maria Helena. Atracamos perto de uma ilha e fomos nadar - ou melhor - boiar com nossos "espaguetes". Não tem nada mais gostoso que ficar boiando na água (quase morna) e batendo papo! Até que começou a bater uma fominha e a Maria Helena foi até seu barco e nos serviu fatias de um bolo salgado delicioso, com sabor de queijo (e nós continuávamos dentro dágua, que folga... rs). Claro que eu pedi a receita e me surpreendi quando ela falou que era um Bolo de Pão de Queijo, feito com polvilho (sem farinha de trigo).

Receita facílima e prática: em menos de 45 minutos um delicioso lanche está pronto (com bem menos trabalho que fazer as "bolinhas" do pão de queijo), mas com o mesmo sabor e textura! Adorei!! A única modificação que fiz foi substituir uma das xícaras de polvilho doce (eram 3 na receita original) por uma de polvilho azedo... Acho que o polvilho azedo dá aquele gostinho tão peculiar do pão de queijo! A recomendação da Maria Helena também foi utilizar o queijo ralado da marca Vigor, mas pode ser feito com parmesão ralado na hora também! Testei das duas formas e ambas ficaram ótimas! Agora, se você quiser fazer o pão de queijo "tradicional" em casa, também tenho uma receita ótima: clique aqui!

Bolo de Pão de Queijo


(1 bolo grande)


  • 1/2 xícara de óleo
  • 1 xícara de leite
  • 3 ovos
  • 200 gr de parmesão ralado
  • 2 xícaras de polvilho doce
  • 1 xícara de polvilho azedo
  • 1 colher de chá de orégano (opcional)
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • queijo ralado para polvilhar (opcional)
  • óleo para untar a forma

Aqueça o forno a 180 graus. Unte uma forma de bolo com buraco no meio com óleo. Bata no liquidificador o óleo, o leite e os ovos por 2 minutos. Acrescente o queijo parmesão e bata mais alguns segundos. Coloque os polvilhos, o fermento e o orégano (opcional) em uma tigela. Acrescente o líquido aos poucos e vá misturando até  ficar bem homogêneo. Coloque na forma, polvilhe com queijo parmesão (opcional) e leve para assar por 30 minutos, ou até ficar bem dourado e o palito sair limpo.


Dica: sirva morno. Depois que esfria, a massa fica com uma textura diferente, semelhante a um bolo feito com farinha de trigo. Para voltar a ficar com textura de "pão de queijo" - com casquinha crocante e o interior meio puxa-puxa - aqueça por alguns minutos no forno ou no forninho elétrico. Se desejar, antes de aquecer novamente, polvilhe com queijo parmesão.




18 comentários:

  1. Hmmm! Adorei, Bia! Já vi várias receitas como essa, mas confio mais na sua! rsrsrrs Tenho os dois polvilhos em casa, vou fazer e depois conto o resultado! ;)
    Beijos
    Roberta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela confiança e agradecemos a preferência!! rs... Valeu, Ro!!

      Excluir
  2. Oi Bia, posso usar so o polvilho azedo, ja que quando eu faco pao de queijo (bolinhas) eu so uso o azedo?
    Adoro suas receitas....bj!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu provei a receita feita só com polvilho doce (a versão original) e a minha versão adaptada, com 2 xícaras de polvilho doce e 1 de azedo (que ficou ótima)! Mas só com polvilho azedo, não testei... Li em alguns comentários de outras receitas de pessoas que fizeram só com o azedo e ficou bom... Acho que você vai ter que testar e me contar depois!! Bjs!

      Excluir
  3. Adorei, parece delicioso, e é sem glúten!
    Vou experimentar!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo de bom, né? E uma amiga que tem intolerância à lactose me disse que o parmesão não tem lactose o que torna esta receita "sem lactose e sem glúten"!!

      Excluir
  4. Olá Bia!
    Fiz esta deliciosa receita e publiquei hoje no meu blog, com os créditos ao 'Desafios Gastronômicos'.
    Obrigado! Beijos!

    http://farelascarpetta-mariagloriadamico.blogspot.com.br/2014/03/bolo-de-pao-de-queijo.html

    ResponderExcluir
  5. Dois "muito" 1-muito fácil de fazer,
    2-muito gostoso,
    e se sobrar dá para esquentar no dia seguinte que fica delicioso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edu! Concordo plenamente com você! Já fiz várias vezes e é sempre um sucesso! Além de ficar ótimo "requentado" no forninho elétrico no dia seguinte!! Abraços, Bia

      Excluir
  6. Este seu bolo de pão de queijo está com um ótimo aspecto e as fotos estão lindas. Descobri seu blog por acaso e já coloquei nos meus favoritos. Bjs! Geni

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geni, que legal que você gostou! Quando testar a receita, não deixe de me contar como foi!! Bjs, Bia

      Excluir
  7. Hum que delícia deve ficar Bia.. Gostaria de fazer uma receita menor (pra 2), é só fazer metade de todos os ingredientes??

    ResponderExcluir
  8. Aqui onde moro, Tocantins, chamamos esse bolo de Mangulão. Os goianos e mineiros que moram aqui o chamam de pão de queijo de preguiçoso. ..rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei o Pão de Queijo Preguiçoso!! É isso mesmo!! Trabalho Zero e Resultado 10!! rs

      Excluir
  9. Fiz e ficou muito bom, apesar de ter faltado um pouco de sal.... O que sobrou eu esquentei no esquentador de pão, no fogão, sabe?
    bjos

    ResponderExcluir