terça-feira, 18 de março de 2014

DESAFIO: Bacalhau a Gomes de Sá, um clássico português!

Não sei se vocês sabem, mas sou 37,5% alemã, 12,5% francesa e 50% portuguesa (minha avó paterna era filha de francês com alemã, meu avô paterno era alemão, e meus avós maternos eram filhos de portugueses! Não é à  toa que tenho a gastronomia correndo nas veias!! rs

E esta miscelânea cultural certamente influenciou minhas tendências gastronômicas... Da culinária francesa, me encantaram as técnicas e o refinamento dos ingredientes e dos pratos... Da cozinha alemã, aprendi a preparar doces (não muito doces) e os pratos à base de carne de porco e embutidos... E finalmente, da culinária portuguesa, herdei o gosto pela fartura da mesa, rodeada pela família e amigos, com muitos pratos rústicos e cheios de sabores marcantes como o do alho frito no azeite e o tão característico bacalhau...

E é sobre "bacalhau" que vamos falar neste post... Um preparo bem trabalhoso (pelo processo de dessalgar o peixe), caro (todo bacalhau vendido no Brasil é importado, principalmente das regiões frias da Noruega) mas, em compensação, é um prato muito versátil, que rende bastante e é perfeito para refeições especiais como Páscoa, Natal, Dia das Mães...

Como meu marido é alérgico a peixe, não costumo fazer bacalhau sempre... As receitas do blog feitas com bacalhau foram preparadas por minha mãe, uma expert no assunto (Bacalhau com Couve Tronchuda e Bacalhau a Espanhola). Até que recebi, da Bacalhau Dias (uma empresa portuguesa que comercializa o produto dessalgado e congelado aqui no Brasil), várias caixas com postas congeladas! Aí não teve jeito... Tive que "entrar na dança" do bacalhau! rs

Minha primeira "empreitada" foi a Empanada de Bacalao (uma receita espanhola feita pelo Claude Troigros em seu programa "Que Marravilha Revanche"). Convidei meus pais (especialistas em bacalhau, rs) para provarem a receita (em um dia que o Alê não ia jantar em casa...). A aprovação foi tanta que me pediram para fazer o prato novamente no Natal! Sucesso total!

Na semana passada, quando meu marido foi viajar a negócios, pensei em preparar as duas caixas restantes de bacalhau congelado! E lá foram meus pais novamente convocados para a empreitada! E o Erik também!

Escolhi a receita de Bacalhau a Gomes de Sá, a base de batatas cozidas, ovos, cebola, azeitonas portuguesas e muito, muito alho e azeite! E, mesmo com a batata, preparei também um arroz branco e alho frito em fatias, que meu filho adora!

Como as postas estavam dessalgadas, só tive que descongelá-las, cozinhá-las no leite e limpar a pele e as espinhas (nada de ficar de molho por vários dias... rs). As batatas precisam ser cozidas antes, mas não muito, para ficarem macias e firmes ao mesmo tempo depois de irem ao forno... A cebola também tem um pequeno truque: um choque térmico para tirar a acidez! Também o alho não é colocado cru para temperar o prato... Deve ser frito para potencializar o seu sabor e não deixar gosto na boca depois! Resultado? Uma delícia de prato, saboroso e completo!! Bón Appetit!

Bacalhau a Gomes de Sá

8 porções


  • 4 postas de bacalhau dessalgadas e limpas (cerca de 700 gr)
  • 1 kg de batatas sem casca cortadas em rodelas
  • 1 litro de leite
  • 3 cebolas cortadas em fatias finas
  • 100 gr de azeitonas portuguesas
  • 8 dentes de alho grandes
  • 1 xícara de azeite extra virgem
  • salsinha picada para decorar
  • 3 ovos
  • pimenta do reino e sal (se necessário)

Cozinhe as postas de bacalhau no leite até ferver. Desligue o fogo e deixe descansar por 30 minutos. Limpe as postas de bacalhau, retirando a pele e as espinhas.
Cozinhe as batatas em água (sem sal) até ficarem "al dente". Coe e reserve.


Coloque as cebolas cortadas em uma tigela de vidro, cubra com água e leve ao microondas por 1 minuto. Coe a água quente, jogue água fria, coe novamente e reserve. Frite em 2/3 de xícara de azeite 5 dentes de alho picados. Reserve.

Aqueça o forno a 180 graus. Em uma travessa que possa ir ao forno, faça uma camada de bacalhau, uma camada de rodelas de batata, cebolas e azeitonas. Regue com metade do azeite frito com alho e com a pimenta do reino. Repita as camadas. Leve ao forno por 1 hora.


Enquanto o bacalhau está no forno, corte os demais dentes de alho em fatias finas e frite no restante do azeite. Reserve. Cozinhe os ovos por 15 minutos. Descasque e corte em 4.

Retire do forno, decore com os ovos e com a salsinha picada. Sirva com o alho em fatias frito no azeite. Se desejar, sirva também com arroz branco. Para harmonizar, nada melhor que um bom vinho verde gelado! Tim tim!


Bacalhau a Gomes de Sá, by Desafios Gastronômicos

Um comentário:

  1. Hummm!!! Que fome....
    Devia ser considerado crime receber um feed destes junto à hora do almoço (são 12h30 em Lisboa).
    Só tenho um reparo muitos pratos "rústicos" da culinária portuguesa estão finalmente a chegar aos nosso restaurantes com estrelas Michelin pela mão dos nossos chefs reconheço que ainda é um longo caminho a percorrer e que a sua realização por chefs premiados é o "selo" de perca de rusticidade.
    A culinária portuguesa e julgo que a brasileira em nada ficam atrás da francesa em refinamento, só em desconhecimento do grande público.

    ResponderExcluir