sábado, 12 de julho de 2014

DESAFIO: Conserva de Mini Berinjelas à minha moda

Conserva de Mini Berinjelas à minha moda
Nos livros de receitas mais antigos (tenho alguns com mais de 30 anos de vida, já bem amarelados) as receitas são explicadas de um jeito bem simples, sem muitos detalhes, sem fotos, sem passo a passo e, muitas vezes, sem quantidades e medidas nos ingredientes! Um desespero para cozinheiras novatas! rs... Acho que, antigamente, as "receiteiras" pressupunham um conhecimento implícito das leitoras e, muitas vezes, as receitas eram apenas uma referência para que o prato fosse preparado à moda da cozinheira... Outra característica destes livros é que muitas receitas tinham o nome do "dono da receita": Ovos à moda da Beth ou, ainda, Arroz de Forno à Inês de Castro! Eu sempre achei o máximo e ficava imaginando se, um dia, um livro de receitas teria uma delas com meu nome: Cassoulet à moda da Bia! rs...

Mas não deu para esperar que alguma cozinheira renomada me procurasse para pedir direitos autorais sobre as minhas criações gastronômicas... Resolvi fazer meu próprio livro de receitas (este blog, com muito orgulho e carinho! rs) e publicar, eu mesma, as minhas "modas"!!

Por isso, principalmente os (as) principiantes, não fiquem bravos com esta receita... Tirando a quantidade de mini-berinjelas, todos os outros ingredientes são "a gosto", bem ao estilo das antigas receiteiras! rs... Mas é que não há medida mesmo... Você vai temperando, vai experimentando, vai complementando... E a receita fica uma delícia! Feita à sua moda!! E você pode substituir a mini berinjela por mini abobrinhas, pode substituir o alecrim por outras ervas frescas, pode colocar mais limão se preferir mais ácido, pode substituir o limão por vinagre... Afinal, "moda" cada um faz a sua, não é mesmo??

Conserva de Mini Berinjelas à minha Moda

(4 porções)


  • 500gr de mini berinjelas cortadas ao meio
  • alecrim a gosto
  • sal grosso moído a gosto
  • azeite para assar
  • suco de limão a gosto (eu usei o siciliano, que adoro!)
  • azeite para temperar
  • pimenta moída na hora para temperar
  • galhos de alecrim para decorar

Aqueça o forno a 180 graus. Coloque as berinjelas cortadas ao meio com a casca para baixo em uma assadeira grande e tempere com sal, azeite e alecrim.


Leve para assar por 30 minutos. Retire do forno, vire as berinjelas e deixe assar por mais 15 ou 20 minutos. Retire do forno, tempere com o limão, mais azeite e a pimenta.


Deixe esfriar e leve para a geladeira. Sirva depois de algumas horas ou no dia seguinte, para tomar gosto. Decore com os galhos de alecrim.


Vejam o resultado final: as conservas de Mini berinjelas foram servidas em um jantar delicioso, como entrada de um Filet Wellington com Batatinhas Assadas! Comfort Food total!! E Bon Appetit!


7 comentários:

  1. Bia, seu blog é maravilhoso! Devia só melhorar o layout, fazer um site... E dá dicas de marcas de produtos diferenciados, como azeite, geleias ! Esse e o Spicy Vanilla, para mim, são os melhores sites! Você escreve muito bem!
    Bjo

    Cristina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristina, não conta prá ninguém mas o site novo, com novo layout está praticamente pronto!! Só estamos migrando o conteúdo!! Falta pouco!!!! Bjs e obrigada pelo incentivo! Bia

      Excluir
  2. Doida pela receita do Filé Welington e das batatinhas pra ter meu 'desafio' em casa!

    ResponderExcluir
  3. Volta, Bia!!!
    Sentindo falta das suas receitas!!
    Beijos
    Roberta

    ResponderExcluir
  4. Bia, cade você???
    Sentindo falta de suas receitas..
    Volta logo..
    Abraços..

    ResponderExcluir
  5. Desculpe o comentário, mas... cadê a conserva? Conserva não era pra ser algo que se coloca num vidro e que permite que se guarde por pelo menos algumas semanas?

    ResponderExcluir
  6. Show de bola seus argumentos obrigado por compartilhar com agente suas dicas.

    ResponderExcluir