terça-feira, 29 de agosto de 2017

DESAFIO: Panzanella (ou Salada de Pão e Tomates)

Panzanella (Salada de Pão e Tomates)
Salada de Pão?? Não parece meio estranho? Mas não é não... Pelo contrário, é maravilhosa!! Crocante, saborosa, aromática, fresca e perfeita para um jantar com toque italiano!

Imagino que esta receita tenha surgido a partir de sobras de pão italiano e de tomates que estavam ficando maduros demais! Aí, foi só juntar azeite, azeitonas pretas e manjericão... e estava criada uma receita tipicamente mediterrânea! Encontrei esta receita no livro do Jamie Oliver na Itália, uma coleção de receitas saborosas e super típicas! Recomendo!

Servi a Panzanella como entrada de um jantar Italiano para duas amigas muito queridas, acompanhada de Spaghetti a La Norma (molho de tomates e berinjela) e de uma deliciosa Crostata di Ricotta (torta doce de ricota).

Para "incrementar" a receita, coloquei também mussarela de búfala em cubos, que combinaram perfeitamente com os demais sabores!

Panzanella (Salada de Tomates e Pão)

(6 porções)

Para o Pão

  • 200 gr de pão italiano amanhecido, cortado em cubos
  • azeite a gosto
  • orégano a gosto
  • alho picado a gosto
  • sal e pimenta do reino a gosto

Para o Molho

  • 2 tomates italianos picados
  • 1/3 xícara de azeite extra virgem
  • 1 cebola picada
  • folhas de manjericão a gosto
  • vinagre de vinho tinto (1 colher de sopa)

Para a Salada

  • 2 tomates carmem cortados grosseiramente
  • 2 tomates italianos cortados em meia luas
  • 1 pacote de tomates cereja
  • azeitonas pretas sem caroço picadas
  • cebola roxa cortada em fatias finas, deixada de molho em água por 30 minutos
  • folhas de manjericão a gosto
  • 100 gr de mussarela de búfala em pedaços (opcional)
  • parmesão em lascas grossas para finalizar

Prepare o pão: Aqueça o forno a 180 graus e asse os cubos de pão temperados com azeite, alho, orégano, sal e pimenta por 15 minutos (ou até dourarem). Reserve.

Prepare o molho; Bata todos os ingredientes no processador ou liquidificador. Reserve.

Na hora de servir: Misture todos os ingredientes da salada com os pedaços de pão e o molho. Decore com o parmesão. Sirva imediatamente (para que os cubos ainda fiquem bem crocantes).



Bon Appetit!


2 comentários:

  1. Virginia Souza virginia.souzaa@gmail.com30 de agosto de 2017 12:29

    Com todo o respeito mas Jamie Oliver nao entende nada de panzanella!!!! Se vc gostou desta receita vai amar a tradicional que vou deixar pra vc. A panzanella è um dos pratos da chamada ''cozinha pobre'' toscana, ou seja, dos agricultores que nao dispunham de mts recursos e que passavam o dia fora trabalhando no campo, dai a necessidade de levar o almoco que fosse leve, simples, que se pudesse consumir frio, è portanto um prato estivo. Moro na Toscana ha mais de 5 anos e adoro a panzanella, gosto mt do seu site e se vc testasse a minha sugestao eu ficaria mt feliz!

    Segue a receita:

    Panzanella toscana.

    Faco tudo no ‘’olhometro’’ entao quantidades eu nao vou escrever....

    Bem, è necessario colocar de molho na agua com um pouquinho de vinagre algumas fatias de pao toscano ou similar, obersvando para que nao fiquem mt encharcadas, apenas o suficiente para poder espremer o pao ''esfarelando-o''. Depois o misturamos com tomates picados sem sementes, pepino fatiado bem fininho e picadinho com a casca, acrescentamos folhas de manjericao fresco a gosto, cebolas roxas de preferencia frescas finimente fatiadas (se guise pode deixar um pouco de molho na agua para tirar acidez), temperamos com sal, pimenta, vinagre a gosto e um azeite de otima procedencia e voilà! Nada de queijos ou azeitonas, este prato è bom assim: simples e mt apetitoso! Pode ser servido como entrada ou num dia de calor como prato unico em quantidade maior.

    Espero que aceite a minha humilde sugestao! Ja fiz mts de suas receitas, pois eu tb adoro receber meus amigos em jantares gostosos e acolhedores! Um beijo!

    Virginia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Virginia, que legal o seu comentário!! Também gosto das receitas o mais "originais" possível! Fica anotada a sua receita! Agora, que com mussarela de búfala e azeitonas ficou gostoso, ficou! rs! Beijos!

      Excluir