sexta-feira, 19 de novembro de 2010

DESAFIO: Fazer um Muffin de Blueberry delicioso e leve!

A inspiração deste desafio veio a semana passada... Estava eu no Starbucks do Center 3 na Paulista, esperando meu marido para irmos viajar para Paraty, e resolvi fazer um “lanchinho”... Normalmente minha pedida é o Chocolate Chip Cookie (já devidamente desafiado aqui no blog... rs). Mas resolvi variar... e experimentar o Blueberry Muffin, que estava lindo!! Lembrei-me dos muffins que comia no café da manhã em Nova York... E fiquei com água na boca. Para acompanhar, como estava friozinho, um Tchai Latte.... (que estava “médio”... muito latte e pouco Tchai). Pedi para esquentar um pouco o muffin... E me deliciei... Comi bem devagar, para “valorizar” o monte de calorias que eu estava ingerindo... (depois descobri que cada muffin daqueles tem 429 calorias!!! Credo!!!). Resultado: Desafio de fazer o muffin tão saboroso quanto, mas sem tantas calorias!!

Encontrei uma receita americana e lá fui eu para a cozinha!

  • ½ xícara de açúcar peneirado
  • 4 colheres de sopa de margarina ou manteiga (usei Doriana Culinária, acho que deixa mais leve que a manteiga)
  • 1 ovo em temperatura ambiente
  • 1 xícara de farinha de trigo peneirada
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • ½ colher de chá de raspinhas de limão
  • ¼ de colher de chá de sal
  • ¼ de xícara de leite (desnatado)
  • 1 xícara de blueberries (ou mirtilos, adquiridos no Natural da Terra, por 3 reais cada caixinha... são necessárias quase 2 inteiras)
  • 1 colher de sopa de açúcar para polvilhar
Aqueci o forno a 190 graus. Bati o açúcar com a margarina na batedeira até virar um creme. Acrescentei o ovo e bati mais. Adicionei a farinha, o fermento, o sal e as raspinhas de limão, batendo e adicionando o leite aos poucos. Preparei uns ramequins forrados com papel manteiga (o ideal é usar as forminhas prontas para muffin, mas eu não tinha em casa...). Por último, adicionei as frutas lavadas e secas, passadas levemente na farinha de trigo. Mexi delicadamente e enchi cada forminha com 2 colheres de sopa bem cheias de massa. Polvilhei com um pouquinho de açúcar e levei ao forno por 35 minutos. Os bolinhos cresceram lindamente, e até escorreu um pouco de calda de blueberry para fora da forminha! Um espetáculo!! Fiquei até mandando fotos do forno para o meu marido, coitado... ele tentando trabalhar e emagrecer... e eu sem colaborar muito... rs

Não agüentei e experimentei um ainda quente... Ficou crocante por fora, macio por dentro... Um pouco azedinho, por causa do limão e dos blueberries! O tipo de doce (não muito doce) que eu adoro!!
Delicioso ficou... Faltava ficar mais light que os muffins do Starbucks... Fiz os cálculos e... 279 calorias cada! Quase metade das calorias do outro!!

Muffins de Blueberry da Bia

Receita totalmente aprovada! Bon Appettit!!

8 comentários:

  1. Email enviado pelo amigo Roberto Adler!

    Bia,

    Vi no seu Blog a vontade de diminuir as calorias do Muffin para aliviar o peso da conciencia.
    Segue a minha colaboração.
    Assim que estiverem prontos me coloco a disposição para ser cobaia.
    Bom Trabalho.

    Bjs

    Beto
    Receita para um Muffin DietIngredientes:

    1/2 xicara de Leite desnatado
    1/4 xicara de oleo vegetal (canola)
    1 ovo batido
    1 e 1/2 xicara de farinha
    1/2 xicara de açucar (usar o equivalente em adoçante para uso culinário)
    1 xicara de blueberries (fresco ou congelado)


    Forma de Preparo:

    Igual ao Muffin Normal

    Calorias: Aproximadamente 145 por muffin

    ResponderExcluir
  2. Cheguei em casa nesse fim de semana depois de uma visita ao Ponto das Padarias, aqui em Porto Alegre, um paraíso para cozinheiros amadores. E comprei forminhas de papel para muffins. E fui dar uma espiadinha no teu blog para ver se não tinha nenhum desafio desse tipo. E dei de cara com o muffin de blueberries. Fiz duas tentativas, mas nas duas, eles cresceram bem menos do que o esperado. Vou fazer algumas tentativas em relação ao fermento... A massa ficou um pouco pesada, até por não ter crescido muito.

    ResponderExcluir
  3. Pianta, eu fiz nos ramequins, mas, como vc, também comprei as forminhas... vou tentar fazer nelas, mas acredito que não deva ser isso o problema dos seus... deve ser o fermento mesmo!O meu potinho de fermento seco sempre fica na geladeira e eu testo antes de usar (coloco um pouquinho na mão, jogo uma gotinha de água e vejo se "borbulha". Se borbulhar, está bom! Abraços, Bia

    ResponderExcluir
  4. Pianta, fiquei pensando no seu comentário e fiz novamente os muffins (usando as forminhas dentro do ramequim!). Uma amiga minha provou e achou maravilhoso! Ela fez cursos de patisserie na Europa e disse que este é o típico muffin inglês! Muita manteiga e pouco ovo! Já o muffin americano leva mais ovo, por isso cresce mais! Realmente, se comparado ao muffin americano, esta receita cresce menos mesmo! Espero ter esclarecido!! abraços, Bia

    ResponderExcluir
  5. Comprei uma forma de teflon para 12 muffins. É só colocar as forminhas de papel dentro da forma, colocar a massa e assar! Fácil!

    ResponderExcluir
  6. Oi amiga, adorei seu blog, e amei esta receita, conheci estes muffins em uma viagem que fiz, infelizmente onde moro não tem starbucks, então desde então fiquei na vontade, até que depois de muito procurar a receita achei o seu site, muito obrigada por compartilhá-la conosco. Como é dificil encontral os mirtilos e blueberries pelas bandas de cá (Maranhão)fiz com uvas passas e ficou sensacional. Espero que não se incomode, mas tomei a liberdade de publicar esta receita em meu blog, com um links para sua postagem!
    Bjs e aguardo vc para um cafezinho (eheheheh)

    simplesmentedamiana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Damiana! Adorei seu comentário! E aqui em SP, embora não seja difícil encontrar blueberries, eles são caríssimos! Uma alternativa é compra-los congelados, fica ótimo também na receita! Vou visitar seu blog, com certeza! bjs Bia

    ResponderExcluir
  8. Oi Bia, fiquei muito contente com sua visitinha, assim que encontrar os mirtilos (ou blueberries) tratarei de comprá-los para investir nesta receita, mas enquanto isto, acabei de tirar uma fornada destes deliciosos muffins com pedaços de chocolate meio amargo....DIVINOS. Obrigado mais uma vez pela receita!
    Bjs e fique com Deus!

    ResponderExcluir