quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

DESAFIO: Fazer tapioca com queijo coalho e mel de engenho!

Na Bahia, você encontra barraquinhas de tapioca (ou beijú, como é conhecido aqui) como encontra em São Paulo as casas de pão de queijo! A foto ao lado foi tirada na Casa de Farinha, na praia do Forte, que reproduz uma casa de farinha original, com os utensílios utilizados antigamente para a preparação da farinha da tapioca! A farinha, depois de umedecida e peneirada, é colocada na chapa ou frigideira, sem gordura, até dar "liga" e formar uma panqueca branca. Aí o recheio é colocado e metade dela é dobrada sobre o recheio. Está pronta a sua tapioca ou beijú!


Os recheios podem ser salgados ou doces... Os salgados mais tradicionais são feitos com queijo coalho e côco. Os doces levam doce de leite, leite condensado, mel de engenho, queijo com goiabada...

Na nossa semana aqui em Salvador, resolvemos fazer a tapioca em casa. Na feira de Monte Gordo compramos a farinha já pronta, umedecida. É possível comprar somente a farinha ou "goma", que deve ser umedecida e peneirada antes de ser preparada (dá um pouco mais de trabalho, mas em São Paulo é difícil encontrar a farinha já pronta para este fim.)


Compramos também o queijo coalho em pedaço e o mel de engenho para acompanhar.



Nossa amiga Cris, esposa do Beto, foi a "chef" desta noite. Ela espalhava a farinha por toda a frigideira já aquecida, formando uma camada grossa...



 Depois de uns 2 minutos, colocava as fatias de queijo coalho...


... dobrava a tapioca e deixava o queijo derreter.


Ficou perfeita, uma delícia! A minha, além do queijo coalho, foi complementada com o mel de engenho! hummm!!


É uma refeição completa, gostosa de fazer, deliciosa de comer!!

Um comentário:

  1. qd ouvi no radio sobre a familia tapioca procurei logo verificar se era mesmo a tapioca q eu comia no nordeste pois a tempos vinha procurando comprar ja pronta parabens por a ideia so falta ir saborea-la,a que gosto mais e com queijo coalho.

    ResponderExcluir