quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

DESAFIO: Inventar um novo prato com arroz negro, para fazer no veleiro!!

Adoro arroz negro... É exótico, intrigante, saudável e, o melhor de tudo... afrodisíaco! rs... Por isso era considerado o "arroz proibido" na China, sendo oferecido somente aos imperadores! E que sorte nós temos! Podemos comprá-lo agora no supermercado!! Tudo bem que é beeem caro, mas vale cada grão... quer dizer... cada tostão!

Final de semana passado fomos para Paraty, no nosso amado veleiro Black Swan e decidi preparar um Arroz Negro, para o almoço do sábado... Só Alê e eu... totalmente mal intencionada! rs

Como seria o "prato principal" da refeição, decidi acrescentar uma proteína adicional... linguiça calabresa defumada... Ficaria perfeito com o sabor acastanhado (quase lembrando o feijão preto) que este grão tem...
Mas faltava cor ao prato...

Acrescentei então raddicchio, que eu adoro, tanto pelo seu sabor levemente amargo, quanto por sua cor avermelhada e crocância... E o molho para as folhas de raddicchio seria de manjericão e azeite... Suave, porém marcante... Além de dar um "toque verde" ao prato... Vamos à receita inspirada na linda paisagem de Paraty...



Risoto de Arroz Negro com Calabresa Defumada e Folhas de Raddicchio com Molho de Manjericão

  • 250 gr de Arroz Negro
  • 600 ml de caldo de legumes
  • 100 ml de vinho branco
  • 1/2 cebola picadinha
  • 3 colheres de sopa de azeite extra virgem
  • 1/2 calabresa picada em cubinhos ou rodelas, sem casca
  • 10 folhas de raddicchio, cortadas em tiras fininhas
  • folhas de manjericão (1 xícara)
  • 6 colheres de azeite extra virgem
  • 1/2 dente de alho picado
  • sal e pimenta do reino a gosto
Comece preparando o arroz. Em uma panela com tampa, refogue a cebola picada com 2 colheres de azeite e, quando começar a ficar transparente, acrescente o arroz. Frite durante um minuto e acrescente o vinho, deixando evaporar. Acrescente o caldo quente, tempere com sal, abaixe o fogo e deixe cozinhar em fogo brando por 50 minutos.

Enquanto o arroz cozinha, frite os cubos de calabresa em uma colher de azeite
até ficarem douradinhos (na receita que fiz no barco, juntei a calabresa ao arroz enquanto cozinhava, para evitar fazer fritura dentro do barco, porque fica com muito cheiro... rs... mas o ideal é acrescentar no final, pois a calabresa não fica escura, da cor do arroz negro!). Reserve para acrescentar ao final do preparo.

Prepare então o molho de manjericão. Bata no liquidificador as folhas de manjericão, as 6 colheres de azeite e o alho. Se não tiver liquidificador (no barco não tem!! rs), pique tudo muito bem e misture! Reserve.

Lave bem as folhas de raddicchio e corte-as em tirinhas. Reserve também.

Quando o arroz estiver cozido, monte os pratos da seguinte forma: uma forminha de arroz ao centro, cubra com a calabresa, espalhe o raddicchio ao redor e tempere com o molho de manjericão. Decore o arroz com uma folhinha de manjericão!! Ficou "gourmet", não ficou?? E gostaram do prato estilo "navy"?? Quanto ao sabor, o maridão A-D-O-R-O-U!!

Risoto de Arroz Negro com Calabresa Defumada e Folhas de Raddicchio com Molho de Manjericão

Um comentário:

  1. Oiiii, que prato maravilhoso!!! O sabor foi aprovado? Também quero fazer para o meu amor rs

    ResponderExcluir