segunda-feira, 16 de maio de 2011

DESAFIO: Preparar um lanche bem charmoso no domingo à tarde!

Neste domingo, preparei um cardápio diferente! Substitui o café da manhã e o almoço por um "brunch" e o jantar por um lanche no final da tarde! Mas eu queria um lanche especial, com receitas "tradicionais" e algumas "inovações"!!

Primeiro, montei o cardápio, para agradar às kids (Erik, Ian e Marina), meu maior incentivador Alê e minha querida amiga Anadelli, que viria nos visitar!
Comecei, no sábado, a preparar a Torta de Frutas Vermelhas. Para prepará-la, iria "juntar" uma massa de torta, um recheio de Creme Confeiteiro e frutas vermelhas... Nunca havia feito assim, mas parecia bem difícil dar errado!

Preparei a massa, deixando-a descansar por 2 horas na geladeira. Fiz o creme confeiteiro e reservei na geladeira.



Assei a massa e deixei esfriar... A montagem eu faria só no dia seguinte... Quer a receita completa desta torta deliciosa? Clique aqui!

Ainda no sábado, preparei o Bolo Polonês, uma receita que faço desde os meus doze anos... Acho que foi o primeiro bolo que eu fiz!! É um bolo simples, com uma forma de preparo diferente... Primeiro as claras em neve, depois as gemas, depois o açúcar, depois a farinha e o fermento e, por último, o leite quente com a manteiga derretida! E a cobertura é de côco ralado com leite e açúcar... Colocada com o bolo ainda quente, para ficar bem úmido! Ficou com água na boca?? Clique aqui e mãos à obra!


Doces devidamente encaminhados, no domingo me dediquei aos salgados. A Esfiha era uma nova receita, de uma confeiteira que conheci no Twitter, a Dirlene Daddio! Primeiro, preparei a massa (com fermento biológico) e formei 30 bolinhas que deixei descansar por 2 horas... Enquanto isso, fiz o recheio, com carne moída, muita cebola, suco de limão, tomate picadinho, vinagre e sal. Este recheio também precisa descansar para "tomar gosto"!




Duas horas antes do "evento", preparei o Croque Monsieur... Fiz o molho bechamel, fatiei o pão de brioche e montei os sanduíches... Uma fatia de pão, molho bechamel, queijo ementhal ralado, uma fatia de presunto royale, outra fatia de pão, molho bechamel e para finalizar, mais queijo ementhal! Clique aqui para a receita completa!


Por último, montei as esfihas... Abri cada bolinha formando um círculo e recheei com 1 colher de sopa da carne... Fechei algumas em formato triangular, deixei outras abertas...


O forno estava pequeno para tanta coisa!! rs... Assei uma fornada de esfihas e, enquanto esfriavam um pouco, coloquei o Croque para gratinar! Para o passo a passo desta receita francesa incrível, clique aqui!


Veja o resultado das esfihas, depois de assadas! E clique aqui para a receita com passo a passo!


E as sobremesas, devidamente "arrumadas" para receber os convidados!

A Torta de Frutas Vermelhas:


E o Bolo Polonês, cortadinho!


É isso aí! Deu um pouquinho de trabalho, mas valeu muito à pena!! O lanche estava delicioso e todo mundo aprovou as receitas novas!!

5 comentários:

  1. Que delícia de lanche!! Um trabalhão fazer tudo isso em um só dia...
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Dá trabalho, mais dá a maior satisfação ver todo mundo gostando e comendo bastante!!! rs

    ResponderExcluir
  3. Gente, nao tenho palavras para dizer como estavam estas delicias. A Bia tem mãos de fada na cozinha. Eu tenho boca de Magali. Fazemos um par perfeito. Pena que nao se pode fazer este menu toda semana! Amei tudo, inclusive a ótima companhia. Bjs. Delli

    ResponderExcluir
  4. Uau, que lanche fabuloso! Felizes de vocês que degustaram!!! Arrasou, Bia!

    ResponderExcluir
  5. HUmm, parece que o lanche ficou uma delícia. Não conhecia o seu blog ainda! Vou adicionar aos meus feeds para voltar mais vezes. Um abraço!

    Carol Jardim
    --
    www.raizdegengibre.com

    ResponderExcluir