segunda-feira, 27 de junho de 2011

DESAFIO: Preparar a Coxinha de Frango do filme Estômago!

Coxinha de Frango
Semana passada foi a semana da Coxinha! Tudo porque, minha linda enteada me pediu para fazer este tradicional salgado da nossa culinária!! E eu, como "boadrasta" que sou, fui preparar mais este "desafio gastronômico"!
Ao procurar uma boa receita na net, encontrei um artigo do Globo falando das melhores coxinhas de São Paulo... Viena, Ofner, Veloso, Frangó... E a inspiração do artigo, para falar deste tema, era o filme nacional Estômago! Para quem não assistiu, é a história de Nonato, um rapaz nordestino que vem tentar a vida na cidade grande e acaba arrumando emprego em um boteco do tipo "sujinho"... Em pouco tempo, assume a cozinha e de lá começam a sair deliciosas coxinhas, que acabam por lotar o bar! E ele acaba se apaixonando por uma de suas clientes, uma prostituta gordinha, que, por sua, vez, é completamente apaixonada pelas coxinhas!! Como vocês podem perceber, a coxinha é praticamente uma personagem do filme!

Cena do Filme Estômago
 E como surgiu a Coxinha de Frango?? Primeiro que, antigamente, não era de frango, era feita de galinha caipira... Certamente teve uma inspiração nos croquetes e risoles, salgados da culinária francesa... Diz a lenda que a Coxinha foi inventada no interior de São Paulo, mais precisamente em Limeira, na Fazenda Morro Azul, onde morava o filho da Princesa Isabel e do Conde D´eu. O menino, muito mimado, cismava com um tipo de alimento e só comia aquilo... Foi o que aconteceu com a coxa de frango. Até que, um dia, não havia mais coxas e a cozinheira resolveu transformar outras partes do frango em coxas, utilizando uma massa de farinha para dar o formato... E parece que a princesa, quando provou a invenção, resolveu levá-la para a corte! Mais uma história da nossa culinária real! Encontrei esta versão da origem da coxinha no site "Comidinhas".

A receita do filme Estômago sofreu algumas adaptações durante a execução... Por exemplo, utilizei o próprio caldo do peito de frango, incrementado com legumes, no lugar dos tabletes de caldo industrializado. Bom, arregasse as mangas e mãos à obra, porque o trabalho vai ser grande!! kkk Esta receita dá para umas 30 a 40 coxinhas, dependendo do tamanho.

 
COXINHA DE FRANGO

Para começar, prepare um saboroso caldo de frango:
  • 2 peitos de frango cortados em pedaços grandes
  • 2 litros de água
  • 2 talos de salsão picados
  • 1 cenoura grande picada
  • 1 cebola grande picada
  • ervas (salsinha, cebolinha, alecrim, louro...)
  • sal a gosto
Coloque todos os ingredientes em uma panela grande e leve para cozinhar por, no mínimo, 2 horas.
 
Separe os pedaços de frango para o recheio e 7 xícaras e meia do caldo coado para a massa.
 
Prepare a massa: 
  • 3 batatas descascadas e cortadas em pedaços grandes
  • 7 xícaras e meia de caldo de frango
  • 3 xícaras de farinha de trigo peneirada
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • sal a gosto
Cozinhe as batatas até ficarem macias. Escorra a água e esprema as batatas. Separe 2 xícaras e meia de purê. Aqueça o caldo de frango, junte o purê de batata e deixe ferver. Acrescente a farinha de trigo aos poucos (para não empelotar) e vá mexendo bem (prepare os braços porque cansa muito... rs)... Mexa por 2 minutos, até a farinha cozinhar bem. Junte a manteiga e o sal, mexa até incorporar bem à massa. Deixe esfriar completamente (para agilizar, coloque na geladeira).

Prepare o recheio de frango:
  • 2 peitos de frango desfiados (separados do caldo)
  • 2 tomates sem pele picados
  • 1 cebola grande picada
  • 2 dentes de alho amassados
  • 4 colheres (sopa) de azeite
  • 1 folha de louro
  • 1 pitada de noz-moscada
  • 4 colheres (sopa) de polpa de tomate
  • 2 colheres (sopa) de salsinha picadinha fina
  • sal e pimenta-do-reino
  • água fria
  • farinha de rosca para empanar
  • óleo para fritar
Desfie os pedaços de frango. Doure a cebola e o alho no azeite, coloque os tomates e deixe apurar. Junte o frango, a polpa de tomate e os demais temperos, menos a salsinha. Deixe refogar bem e secar o líquido. Desligue o fogo e junte a salsinha. Reserve para esfriar.

Recheio da coxinha
Monte as coxinhas da seguinte forma: separe uma colher de sopa bem cheia com a massa e abra para formar um círculo. Se estiver grudando, vá salpicando farinha de trigo. Coloque a rodela de massa em uma das mãos e acrescente, no centro, uma colher de sopa do recheio. Cuidadosamente, feche a massa sobre o recheio, unindo a massa na parte superior. Molde em formato de coxinha, unindo as duas mãos. Passe na água fria e, em seguida, na farinha de rosca. Não é muito fácil deixá-las todas do mesmo tamanho, por isso é importante fixar as medidas da massa e do recheio.

Coxinhas prontas para fritar

Para fritar, aqueça o óleo em uma panela de borda alta, de forma a cobrir totalmente a coxinha quando for fritar (se não cobrir, vai grudar no fundo da panela... um horror...rs). Frite 2 de cada vez, por uns 3 minutos, virando cuidadosamente para não danificar a casquinha de farinha de rosca!


É só fazer isso e você já pode degustar esta delícia... Você vai estar coberta de farinha de trigo, com os braços doendo, cheirando a fritura, toda descabelada... A cozinha vai parecer que sofreu um ataque nuclear, com panelas e utensílios sujos para todo lado... Realmente, dá para entender que foi uma empregada da realeza que inventou a coxinha... É praticamente um trabalho escravo!! Cruz credo!! kkkk

Brincadeiras à parte, a coxinha ficou muito gostosa! A massa feita com batata e caldo de frango, apesar de trabalhosa e difícil de manusear, é super leve e saborosa! O recheio poderia ter ficado mais salgadinho e temperado (nada que um pouquinho de tabasco entre uma mordida e outra não resolva...) E a dica de passar na água e depois na farinha de trigo é sensacional! Sempre achei que a coxinha era passada no ovo!

Para quem  se animar de tentar fazer, bom trabalho... E para quem só quiser comer, experimentem as coxinhas dos locais indicados no artigo do Globo! Bón Apetit!!

Coxinha de Frango

14 comentários:

  1. Menina, que coragem!!! Admiro quem faz coxinha em casa!!! rsrs beijos e parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Coxinha é como Massa Folhada! Ainda bem que tem gente que faz e vende!!! kkkkk Viva a Ofner e Viva a Arosa!

    ResponderExcluir
  3. Que delicia essas coxinhas!! Ficaram lindas!! Eu fazia muito coxinha em casa, mas há muito tempo não tento...vou testar a sua receitinha!Adorei!! Beijos e parabéns!! Esse desafio não é para todo mundo...rs Boa semana !!

    ResponderExcluir
  4. É mesmo! Tem que ter coragem, muita coragem! Se você não gosta de trabalho e de sujeira na cozinha... Fuja das coxinhas! rs

    ResponderExcluir
  5. Meninas,faço coxinhas,risoles,croquetes,pizzas,e não sei se é pelo fato que adoro fazer esses salgados que não vejo dificuldade e nem faço sujeira,sempre tive o habito de ir sujando e limpando,quando acabo de fazer os salgados minha cozinha está limpinha....bjus

    ResponderExcluir
  6. Um dia eu vou ter esta disciplina! Sou muito bagunceira na cozinha! kkkk bj

    ResponderExcluir
  7. Vou topar o desafio!
    Estou salvando seu blog aqui no meu note!
    ass. Uma mulher a procura da receita mais próxima da Ofner ;)

    ResponderExcluir
  8. Gabriela! Não tenho certeza, mas acho que as coxinhas (maravilhosas) da Ofner levam catupiry, não?

    ResponderExcluir
  9. Parabéns bia!!
    Pois vou tentar fazer e vender, assim tenho uma renda aqui em Angola, rs rs ... Adorei a receita e me parece deliciosa!!! bjos

    ResponderExcluir
  10. Parabéns bia!!
    Pois vou tentar fazer e vender, assim tenho uma renda aqui em Angola, rs rs ... Adorei a receita e me parece deliciosa!!! bjos

    ResponderExcluir
  11. Andrea, pode cobrar caro, viu? Pois dá bastante trabalho! rs

    ResponderExcluir
  12. Aqui no MS a massa da coxinha é feita com mandioca (pra variar né rs). Se for feita de outra coisa,ninguem come...

    ResponderExcluir
  13. Jessica, a receita com mandioca é igual, só substituindo a batata?? Bjs, Bia

    ResponderExcluir
  14. Acho q é só substituir sim Bia, tem pessoas que usam farinha de rosca no lugar da farinha de trigo, eu não sei mto bem os detalhes pq dá mtooo trabalho né...mas vale a pena

    ResponderExcluir