terça-feira, 21 de agosto de 2012

DESAFIO: Divulgar a melhor Feijoada do mundo!! A da minha mãe!!

A Melhor Feijoada do Mundo, a da minha mãe!!
Desculpem-se os restaurantes como o Bolinha, o Figueira Rubayat e outros que já receberam menções honrosas e prêmios por suas badaladas e caras feijoadas, mas, feijoada boa mesmo é a da minha mãe!!! Só carnes nobres,  dessalgadas sem pressa, cozidas lentamente com a gordura excessiva sendo cuidadosamente retirada... E depois, com o feijão preto, terminar o seu cozimento para formar esta mistura tão especial e tão brasileira!! E os acompanhamentos?? Um melhor que o outro... Arroz branquinho, com gosto de arroz de mãe (nada de arroz "de plástico", como é o parboilizado...), farofa crocante, a couve fininha, refogada levemente com um toque suave de alho e azeite... O molhinho de pimenta, feito com o caldo do feijão, cebola, salsinha picada e, é claro, um toque de pimenta vermelha para aquecer ainda mais nosso apetite! Por último, aquele toque light de toda a feijoada, para amenizar o peso na consciência e nas calorias... fatias de laranja pera, levemente ácidas, levemente adocicadas, para "quebrar" gentilmente o sabor defumado do feijão preto...

E esse foi o presente que meu pai recebeu no último Dia dos Pais! Não só ele, todos nós convidados para este banquete!! Minha mãe é daquelas cozinheiras habilidosas que, às vezes, acha que está "perdendo a mão"... Ainda não sei se é charme ou humildade... Em qualquer um dos casos, o mais importante é continuar fazendo sempre estes pratos maravilhosos! Assim você não perde a mão, não é, mãe??

E para quem ainda não se aventurou a fazer uma bela feijoada em casa, segue a receita gentilmente cedida por minha mãe (que a entregou em um papel escrito com sua letra caprichada, de quem é do saudoso tempo em que se tinha aula de caligrafia na escola...):

Feijoada da Nilza (para 10 pessoas)

  • 1 kg de feijão preto (deixado de molho de véspera)
  • 3 kg de carnes para feijoada:
    • carne seca
    • lombo salgado
    • costela salgada
    • costela defumada
    • linguiça portuguesa
    • linguiça calabresa
    • paio
  • 3 dentes de alho picados
  • 1 cebola picada
  • 2 folhas de louro
  • óleo
  • sal a gosto (só no final)
Deixe o feijão de molho na véspera. Também no dia anterior, deixe de molho as carnes salgadas (carne seca, lombo e costela salgada).
No dia seguinte, cozinhe o feijão na panela de pressão grande (7 litros) por cerca de 20 minutos. Afervente as linguiças e descarte a água do cozimento. Cozinhe a carne seca, o lombo, as costelas em panela de pressão por uns 45 minutos. Descarte a água do cozimento.
Em uma panela bem grande, junte o feijão e as carnes já cozidas. Prepare o tempero, fritando o alho e a cebola no óleo até dourarem. Jogue sobre o feijão e deixe ferver até apurar o caldo. Acerte o sal.

Sirva com arroz branco, couve manteiga refogada, farinha de mandioca torrada, molho de pimenta (feito com o caldo do feijão, cebola crua picada, salsinha picada, sal e pimenta vermelha) e gomos de laranja.





Agradecimentos especiais também ao meu pai, que tirou as fotos da preparação da feijoada e ao Alê, que tirou a foto de família, com habilidade de também sair nela! Estão vendo uma pessoa com o braço levantado no espelho da sala de jantar? É ele!! rs

10 comentários:

  1. Olha o Alê lá, kkkk. Adorei o espírito, rs. Que família bacana, Bia. E feijoada de mãe é assim mesmo, não tem igual. Beijão

    mariacarambola.wordpress.com

    ♥♥♥

    ResponderExcluir
  2. Karina, seu comentário é muito espirituoso (literalmente!rs) Adorei!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Bia!!!Adorei a receita da sua mãe, parece deliciosa, ainda mais com as carnes nobres( odeio achar rabinhos e orelhinhas...aff) e os acompanhamentos são perfeitos... bjinhos e boa semana

    ResponderExcluir
  4. Cintia, obrigada pela visita!!! Boa semana para vc tb!!

    ResponderExcluir
  5. Hummm deu água na boca essa feijoada!!!! E comidinha da mãe não tem igual!!! Bjks

    ResponderExcluir
  6. Crika, comida de mãe é TDB! E elas são nossa inspiração, não são?? bj

    ResponderExcluir
  7. Vou fazer esta receita num niver aqui no RJ. Depois digo como foi. Mas, acho que será Td de bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me conta depois como foi o aniversário!!! Bjs

      Excluir