A Melhor Feijoada do Mundo, a da minha mãe!! |
E esse foi o presente que meu pai recebeu no último Dia dos Pais! Não só ele, todos nós convidados para este banquete!! Minha mãe é daquelas cozinheiras habilidosas que, às vezes, acha que está "perdendo a mão"... Ainda não sei se é charme ou humildade... Em qualquer um dos casos, o mais importante é continuar fazendo sempre estes pratos maravilhosos! Assim você não perde a mão, não é, mãe??
E para quem ainda não se aventurou a fazer uma bela feijoada em casa, segue a receita gentilmente cedida por minha mãe (que a entregou em um papel escrito com sua letra caprichada, de quem é do saudoso tempo em que se tinha aula de caligrafia na escola...):
Feijoada da Nilza (para 10 pessoas)
- 1 kg de feijão preto (deixado de molho de véspera)
- 3 kg de carnes para feijoada:
- carne seca
- lombo salgado
- costela salgada
- costela defumada
- linguiça portuguesa
- linguiça calabresa
- paio
- 3 dentes de alho picados
- 1 cebola picada
- 2 folhas de louro
- óleo
- sal a gosto (só no final)
No dia seguinte, cozinhe o feijão na panela de pressão grande (7 litros) por cerca de 20 minutos. Afervente as linguiças e descarte a água do cozimento. Cozinhe a carne seca, o lombo, as costelas em panela de pressão por uns 45 minutos. Descarte a água do cozimento.
Em uma panela bem grande, junte o feijão e as carnes já cozidas. Prepare o tempero, fritando o alho e a cebola no óleo até dourarem. Jogue sobre o feijão e deixe ferver até apurar o caldo. Acerte o sal.
Sirva com arroz branco, couve manteiga refogada, farinha de mandioca torrada, molho de pimenta (feito com o caldo do feijão, cebola crua picada, salsinha picada, sal e pimenta vermelha) e gomos de laranja.
Agradecimentos especiais também ao meu pai, que tirou as fotos da preparação da feijoada e ao Alê, que tirou a foto de família, com habilidade de também sair nela! Estão vendo uma pessoa com o braço levantado no espelho da sala de jantar? É ele!! rs
Olha o Alê lá, kkkk. Adorei o espírito, rs. Que família bacana, Bia. E feijoada de mãe é assim mesmo, não tem igual. Beijão
ResponderExcluirmariacarambola.wordpress.com
♥♥♥
Karina, seu comentário é muito espirituoso (literalmente!rs) Adorei!!
ResponderExcluirOlá Bia!!!Adorei a receita da sua mãe, parece deliciosa, ainda mais com as carnes nobres( odeio achar rabinhos e orelhinhas...aff) e os acompanhamentos são perfeitos... bjinhos e boa semana
ResponderExcluirCintia, obrigada pela visita!!! Boa semana para vc tb!!
ResponderExcluirHummm deu água na boca essa feijoada!!!! E comidinha da mãe não tem igual!!! Bjks
ResponderExcluirCrika, comida de mãe é TDB! E elas são nossa inspiração, não são?? bj
ResponderExcluirFiquei com água na boca!
ResponderExcluirFiquei com água na boca!
ResponderExcluirVou fazer esta receita num niver aqui no RJ. Depois digo como foi. Mas, acho que será Td de bom.
ResponderExcluirMe conta depois como foi o aniversário!!! Bjs
Excluir