sábado, 10 de agosto de 2013

TÉCNICA: Como fazer manteiga clarificada

A manteiga clarificada, ou ghee, é muito utilizada na culinária indiana, substituindo o óleo vegetal e azeite nas frituras. A clarificação da manteiga é o processo pelo qual se extrai todas as impurezas e coágulos lácteos, deixando somente a parte da gordura. A vantagem da manteiga clarificada é que ela pode ser aquecida a temperaturas maiores, sem queimar! Por isso é utilizada para frituras. Na culinária italiana, um molho muito tradicional, Burro i Salvia (Manteiga e Sálvia) é feito com a manteiga clarificada, utilizada para fritar as folhas de sálvia até ficarem crocantes!

Passo 1. Aqueça a manteiga em uma panela pequena, com fundo grosso, em fogo bem baixo, deixando-a derreter lentamente.


Passo 2. Note que irá se formar uma espuma branca na superfície da manteiga derretida. Retire a panela do fogo e, com a ajuda de uma colher, vá removendo toda a espuma branca.


Passo 3. Depois de remover a espuma branca, você notará que há alguns coágulos esbranquiçados no fundo da manteiga derretida. Com cuidado, despeje a parte amarela em um pote, sem deixar cair a parte esbranquiçada.



Passo 4. Pronto! Você acaba de preparar um vidro inteiro de manteiga clarificada, que pode ficar na geladeira (ela irá endurecer) e poderá ser utilizada sempre que necessário!


Receitas relacionadas:


2 comentários:

  1. Oi, tudo bem gente?

    Então, qual manteiga foi usada? Comum? Qualquer uma que eu encontrar no mercado vai ficar assim? Tem algum leite, alguma coisa que você colocou na panela ou o líquido branco da 1ª foto já é a manteiga derretendo?

    Abs e obrigada!

    Mariana

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana Mari! Utilize manteiga comum, sem sal. E na panela só tem manteiga derretida mesmo! Abraços, Bia

    ResponderExcluir