sábado, 6 de novembro de 2010

DESAFIO: Fazer um Crumble de Frutas Vermelhas!

Mercadão Municipal, 4 horas da tarde... Fazendo compras na barraca de hortifruti... Olho para a geladeira e vejo umas caixinhas de amora e mirtilos (ou blueberries)... Uma idéia surgiu na minha cabeça: Crumble de Frutas Vermelhas (me lembrei de ter visto a receita de Crumble no livro do Jamie Oliver)!! Meu marido me ligou no celular exatamente neste momento e eu perguntei: "Amor, você gosta de Crumble??". Após um breve silêncio do outro lado, ele respondeu: "Ãhn??". "Isso mesmo, amor, Crumble! C-R-U-M-B-L-E! É uma sobremesa! Espere até a noite e você vai experimentar!!"

O verbo "crumble", em inglês, significa "esmigalhar, desfazer-se, fracionar, desagregar-se". Do ponto de vista culinário, Crumble é uma sobremesa típica inglesa, feita com uma farofa doce sobre frutas frescas e assada no forno até ficar dourada!

Procurando mais informações na internet, li que o Crumble surgiu na Inglaterra durante a Segunda Guerra Mundial. Devido ao racionamento, não havia ingredientes para as tortas tradicionais, que exigiam muita farinha, gordura e açúcar para a massa. Usavam uma simples mistura de farinha, margarina e açúcar para cobrir a torta. O prato também tornou-se popular devido à sua simplicidade, uma vez que deixava às mulheres mais tempo para fazer outras tarefas. (wikipedia).

Chegando em casa, comecei o preparo da farofa doce (utilizei a receita do Jamie Oliver, "O Chef sem Mistérios", pag. 210, com algumas adaptações, como a inclusão do açúcar vanilla):
  • 220 gr de farinha de trigo
  • 120 gr de manteiga
  • 90 gr de açúcar
  • pitada de sal
  • 1 colher de chá de açúcar vanilla
  • 450 gr de frutas frescas (morangos, mirtilos, amoras)
  • 2 colheres de sopa de açúcar (para as frutas)
Aqueci o forno a 200 graus. Coloquei a farinha, a manteiga, o açúcar, o sal e o açúcar vanilla no processador. Bati até ficar uma farofa homogênea.
Lavei todas as frutas (morangos cortados pela metade, amoras e mirtilos inteiros). Coloquei as frutas em uma travessa refratária grande e rasa, polvilhei as 2 colheres de açúcar sobre as frutas e, por último, a farofa doce. Enquanto assava, a cozinha se encheu de um dos aromas mais deliciosos que eu já senti... Quando o Alê chegou, eu abri um pouquinho o forno e disse: "Sinta o aroma do paraíso..."

Deixei no forno até dourar a superfície. E estava pronta uma das mais deliciosas sobremesas que eu já comi!! A mistura da manteiga, com a baunilha e as frutas vermelhas é simplesmente mágica!



Com certeza esta será uma das sobremesas "top" aqui de casa! E se pode utilizar outras frutas frescas... Maçã, Banana, Manga... E quando eu quiser "sofisticar" um pouco, farei em ramequins individuais!! Vai ficar lindo!!

12 comentários:

  1. Amiga quero provar a segunda opção de frutas... Morango não posso!! : ( mas a foto ficou linda imagino o sabor!!!! Água na boca!!!

    ResponderExcluir
  2. Vou fazer o Crumble de Maçã para você, amiga!! Pode ser?? beijo e adorei o comentário!!

    ResponderExcluir
  3. Conforme prometido para minha amiga Nara, fiz o Crumble de Maçãs. Segui a mesma receita, só substitui as frutas vermelhas por maçã fuji sem casca, cortada em cubinhos e umas raspinhas de limão! Ficou uma delícia com sorvete de creme!

    ResponderExcluir
  4. Hoje fiz o Crumble de Uvas Pretas! Estava delicioso! As uvas derreteram completamente e viraram uma calda grossa e suculenta! Só um detalhe importante! Tire os caroços das uvas!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Bia, estou encantada com suas receitas... uma mais deliciosa que a outra! Estou recomendando seu blog no meu...dá só uma olhadinha: www.lullabycupcakes.com.br

    Beijinhos, Juliana (curso de Confeitaria Avançada - CEG)

    ResponderExcluir
  6. Olá Ju! Que bom ter notícias suas! Espero que os negócios estejam indo bem!! Já deixei um comentário no seu lindo blog e me cadastrei como seguidora!! Bjs, Bia

    ResponderExcluir
  7. Pessoal, uma dica: o açúcar vanilla que eu uso é alemão, e eu costumo comprá-lo no mercadão de Santo Amaro. Acho que não existe para vender em supermercado, só em lojas mais especializadas em produtos importados. Você pode usar umas 4 gotinhas de essência de baunilha diretamente nas frutas, misturando bem!

    ResponderExcluir
  8. Mais uma dica: no Crumble de Maçã, além da baunilha e das raspinhas de limão, coloque também um pouco de noz moscada ralada na hora! Fica uma delícia!!!

    ResponderExcluir
  9. Olá! Adoro seus blogs e sua receitas! Parabéns!
    Fiquei em dúvida sobre esse açucar vanila... Onde compra? E quanto tempo no forno e qual a temperatura?
    Muito obrigada, estou louca para fazer, fiquei com agua na boca!

    ResponderExcluir
  10. Desirée, eu uso uns saquinhos de açúcar vanille que são alemães... Mas vc pode usar essência de baunilha mesmo (algumas gotinhas). Outra alternativa é fazer seu próprio açúcar vanille: bata no processador a fava de baunilha (pode ser só a casca, se você utilizou o interior para outra receita, como créme brullée, por ex) com açúcar refinado. Guarde este açúcar "temperado" com baunilha em um pote hermético e use quando precisar! fica uma delícia!! Bjs, Bia

    ResponderExcluir
  11. Olá Bia! Adoro seu blog e sempre me apoio nas sua dicas preciosas. Fiz um Crumble de morango e um de maçã e ficaram muito bons!! Parabéns pelas receitas e obrigada pelas dicas!!

    ResponderExcluir
  12. Olá Aline! Que bom que gosta do blog! E continue testando as receitas e me contando como foi, ok? Bjs, Bia

    ResponderExcluir