Pavê Delícia de Abacaxi |
Pavê Tradicional |
Pavê Bicolor de Bombom |
Mas aconteceu com o pavê o mesmo que aconteceu com o pobre strogonoff... Ambos sofreram de super exposição gastronômica... E o mundo "fashion" acabou enjoando deles!! Aí, caíram em desgraça... Acabaram-se os convites para os almoços de família, jantares de amigos... Até porque os almoços de família hoje são em restaurantes, churrascarias e os amigos se encontram nos barzinhos... E acabam pedindo sobremesas como "Tiramisú", "Torta Holandesa", "Torta Alemã"... Mas é tudo variação do mesmo tema, viu, gente???
Por isso, estou lançando a campanha das "Receitas Vintage": do Brega ao Fashion! rs Já fiz as Batatinhas Vinagrete com Molho de Tangerina, a releitura da Carne Louca, servida em mini pãezinhos, um Pudim de Pão repaginado... E estou preparando um almoço de Natal totalmente "vintage"! Aguardem!! Vem muito mais por aí!
Procurei uma receita que fosse muito tradicional e caseira. E encontrei esta no livro "Segredos de uma banqueteira" da Monica Djacz: "Delícia de Abacaxi da Mammy", que também "ressuscita" mais um ingrediente esquecido na gastronomia atual: o abacaxi em calda!
Embora a "mammy" aqui fosse a da Mônica, esta receita simboliza todas as receitas de pavê de nossas mães, avós e tias! Viva o pavê! Pavê é prá comê!!
Pavê Delícia de Abacaxi
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de creme de leite
- 750 ml de leite
- 4 colheres de sopa de maisena
- 1 lata de abacaxi em calda
- 2 pacotes de biscoito champagne
- 400 gr de chantilly
- 100 gr de côco ralado (opcional)
Pique o abacaxi em quadradinhos e coloque no creme ainda quente. Deixe esfriar bem.
Molhe os biscoitos na calda do abacaxi e forre o fundo e a lateral de uma forma transparente (é claro!!). Coloque o creme de abacaxi e cubra com o chantilly. Salpique o côco ralado (se quiser).
Deixe gelar por duas horas na geladeira. Não coloquei o côco ralado porque as crianças aqui em casa não curtem muito... Também não caprichei muito no visual... Da próxima vez, farei porções individuais, o que, certamente, deixa o pavê mais charmoso!
Como vocês devem ter notado, não há fotos do "interior" do doce, depois de servir as primeiras colheradas... Mas há uma explicação bem razoável para isso!! Estava tão gostoso que nem lembramos de foto, de blog, de post... Viva o pavê!! Bón Appetit!!
Pavê Delícia de Abacaxi |
Pavezinho Delícia de Abacaxi |
Bia, esqueci de comentar antes, mas já fiz sua receita várias vezes, e é sempre um sucesso!
ResponderExcluirParabéns pelo blog!
Nina
Olá conheci seu blog agora e estou adorando as receitas, gostei muito da versão do pavê em ramequins. Adoro fazer mas também acho que a apresentação conta muito. Ficou perfeito. Mila
ResponderExcluir