quarta-feira, 21 de novembro de 2012

DESAFIO: Decorar a casa para um Natal Vermelho e Branco!!

A agenda deste final de ano está tão corrida e complicada que reservei o feriado do dia 20 de novembro para decorar a casa para o Natal! E chamei uma especialista no assunto para me ajudar! A Lili, minha comadre (sou madrinha da Paula e ela é madrinha do meu filho Erik), presta consultoria em organização doméstica (Desafios da Organização) e, agora no final do ano, está com foco em decoração de natal!! Vocês não imaginam quanta técnica e método há na montagem de uma árvore de natal!!

A decoração de Natal começa com uma ideia ou tema: no meu caso, cismei que queria uma decoração Vermelha e Branca! Só porque toda a minha decoração anterior remetia ao dourado, vermelho e verde! (clique aqui para ver a decoração do Natal Vintage do ano passado!)
A decoração do ano passado

Escolhido o tema, separe todos os seus enfeites e escolha aqueles que estão "aderentes" ao tema. No meu caso, separei bolas de sisal vermelhas, maçãs vermelhas e vários galhos de bico de papagaio (aquela flor vermelha típica do Natal).

Caso a decoração existente não seja suficiente (e, podem acreditar, NUNCA é suficiente... rs), você precisará adquirir mais enfeites. Laços grandes e luzes por toda a árvore são fundamentais para criar um grande impacto visual. Por isso, o melhor lugar para estas "comprinhas" é a alucinante 25 de Março! Para quem não é de São Paulo, a 25 é uma região especializada em comércio de armarinho, tecidos, fantasias, brinquedos, utilidades domésticas, além de eletrônicos com procedência duvidosa... No caso de decoração de natal, é, certamente, um "must go"! Mas prepare-se! É uma completa loucura!!

Minha consultora natalina e eu tomamos coragem e lá fomos na última segunda feira. Como a Lili já havia ido duas vezes antes, sabia exatamente onde encontrar o que eu precisava! E olhem a técnica de compras: ela ficava na fila (que levava mais de 20 minutos em cada loja) e eu, de cestinha na mão, ia "coletando" todo o material: fitas, sutaches, enfeites, guardanapos, luzes piscantes... As melhores compras aconteceram na Matsumoto, no andar superior, totalmente dedicado ao Natal!

No dia seguinte, passamos uma tarde deliciosa (com a ajuda da Paula e da Luísa) montando a árvore! Enquanto a Lili colocava as luzinhas por toda a árvore, eu fazia os laços de veludo e fita xadrez! Certamente estas são as partes mais trabalhosas!

Vejam o passo a passo da montagem!


Fiz também uma estimativa dos gastos com toda a decoração (sem considerar o valor da árvore de natal)!


O resultado ficou desbundante! Nunca tivemos uma árvore tão linda em casa! É tão linda que hipnotiza, principalmente com as luzes acesas!


Agradecimentos especiais à Lili, Paula e Luísa, que tornaram a atividade de montar a decoração de natal em uma divertida brincadeira!!

E para quem quiser uma ajuda para montar a sua decoração de natal, entrem em contato com a Liliane pelo blog dela!

terça-feira, 20 de novembro de 2012

DESAFIO: Fazer pão caseiro no Black Swan!

Finados em Paraty, a bordo do Black Swan! Como já é tradição, foram 3 dias (deliciosos) de chuvisco e céu nublado! A boa notícia é que este é o clima ideal para fazer receitas de forno no barco, pois, no calor, fica meio desconfortável... rs

Senti um pouco de falta da minha batedeira Kitchen Aid, pois tive que sovar a massa nas mãos! Que exercício para os braços!! Mas o resultado compensa todo o esforço, principalmente quando o pão está assando no forno e aquele aroma se espalha por todo o ambiente! Ou quando se come o pão ainda quente, com um pouco de manteiga derretendo...

A primeira receita, de Pão de Cerveja, foi inspirada em uma receita do Jamie Oliver... Basta substituir a água morna por cerveja!! O pão fica muito saboroso, com uma casquinha crocante! E rende bastante, dois pães médios! Um deles foi totalmente devorado na mesma hora, ainda quente, com manteiga! Um delírio! E o segundo foi deliciosamente degustado no café da manhã do dia seguinte, após ser levemente aquecido no forno! Hummm!!

Pão de Cerveja

  • 350 gr de farinha de trigo
  • 150 gr de semolina de grano duro
  • 1 colher de sopa de fermento seco biológico (Fermix)
  • 300ml de cerveja (1 latinha)
  • 1 colher de sopa de mel
  • 1 colher de chá de sal
Aqueça a cerveja até que fique morna. Dissolva o mel e o fermento e reserve.
Coloque a farinha, a semolina e o sal em uma superfície horizontal e faça um buraco no meio. Despeje metade do líquido no centro das farinhas e vá misturando com as mãos. Vá juntando o restante do líquido e vá sovando a massa por 10 minutos, até ficar uma bola bem lisa, que não gruda na mão. Coloque a bola em um travessa, faça alguns talhos com a faca para ajudar a crescer, cubra com um pano de prato limpo e coloque dentro do forno desligado por 1 hora. A massa irá crescer e dobrar de volume. Volte a sovar a massa, faça 2 pães no formato que quiser. Deixe crescer por mais 45 minutos. Aqueça o forno a 190 graus e leve os pães para assar por 30 minutos, até começarem a dourar na superfície.


Fiquei muito satisfeita com o resultado de fazer pão a bordo! E, quando fomos convidados para um Happy Hour no nosso querido vizinho, Maremio, não tive dúvidas: decidi fazer outro pão, também delicioso, a Ciabatta! A receita também rendeu dois pães, que foram servidos aos convidados assim que saíram do forno! Como acompanhamento, deliciosos queijos e pastas, tudo regado a muito vinho e champagne! Vida dura, vocês não acham?

Ciabatta


  • 500 gr de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento seco biológico
  • 300 ml de água morna
  • 1 colher de sopa de mel
  • 1 colher de chá de sal
  • 3 colheres de sopa de azeite

Aqueça a água até que fique morna. Dissolva o mel e o fermento e reserve.
Coloque a farinha e o sal em uma superfície horizontal e faça um buraco no meio. Despeje metade do líquido no centro das farinhas e vá misturando com as mãos. Vá juntando o restante do líquido e vá sovando a massa por 10 minutos, até ficar uma bola bem lisa, que não gruda na mão. Coloque a bola em um travessa, faça alguns talhos com a faca para ajudar a crescer, cubra com um pano de prato limpo e coloque dentro do forno desligado por 1 hora. A massa irá crescer e dobrar de volume. Volte a sovar a massa, faça 2 pães no formato que quiser. Deixe crescer por mais 45 minutos. Aqueça o forno a 190 graus e leve os pães para assar por 30 minutos, até começarem a dourar na superfície.

E, tudo isso, apreciando a linda vista da baía de Paraty! Bon Appetit!!


terça-feira, 13 de novembro de 2012

DESAFIO: Aproveitar sobras do churrasco para fazer um Arroz de Puta Rica!!

Arroz de Puta Rica (ou Arroz de Meretriz Abastada!!)
A primeira vez que ouvi falar deste prato estávamos em Angra dos Reis, embarcados no Black Swan e passando o dia na Ilha da Gipóia na casa dos nossos amigos Paula e Serginho. O grupo era grande (5 adultos e 7 adolescentes) e havíamos feito churrasco durante o dia... Depois de muita atividade (mergulho, pesca, caminhada...), o sol começou a se por e eu comecei a me preocupar com o jantar para aquela galera toda! Ô síndrome de cozinheira que eu tenho!! rs

A dona da casa, sabendo da minha predileção por esquentar a barriga no fogão, me deu total liberdade para "criar" o jantar! E foi, com os rapazes, tomar cerveja no bar no canto da praia!! kkkk (essa é a Paula!!). Abri a geladeira e a despensa e fui coletando os ingredientes... A ideia inicial era fazer um macarrão "vale tudo", mas acabei decidindo fazer um "risotão" com todo o soborô da geladeira, principalmente as carnes do churrasco! Quando a Paula voltou do boteco e olhou o conteúdo da enorme panela que estava no fogo, exclamou: Gente, ela fez Arroz de Puta!!! 

Foi uma gargalhada só, principalmente entre as "crianças"! E, antes que eu me ofendesse (rs), ela explicou que este é o nome que se dá ao arroz feito com diversas carnes e legumes... Minha enteada Marina, menina muito fina e educada, me puxou no canto e falou: "Tia, acho melhor chamar de "Arroz de Meretriz Abastada", você não acha??" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Apesar do nome um pouco "rude" e de sua aparência rústica (principalmente se servido em um "panelão" de alumínio, rs), o prato ficou uma delícia, uma refeição completa! Lendo sobre a receita na internet, descobri que existe um prato chamado de Arroz de Puta Pobre, que leva arroz, legumes e linguiça e, eventualmente sobras de feijão... A versão "Rica" leva outros tipos de carne, mais legumes e açafrão para dar um lindo tom amarelo... Ouvi dizer que o nome surgiu nos prostíbulos de Goiânia, que serviam o prato para atrair mais "clientes"! Quanto melhor a casa, mais "rica" a receita!!! Vejam algumas versões da receita que encontrei na net:


Meses depois da experiência em Angra, depois de um Churrasco feito para comemorar o aniversário do Ian (veja o post sobre o Churrasco Teen), tive a ideia de preparar novamente esta receita em casa, depois de encontrar na geladeira sobras de frango, carne, linguiça e costelinha!

Basicamente a receita consiste em diversas carnes (frango, linguiça, picanha, costelinha) cozidas com legumes (use o que tiver na geladeira) como tomate, abobrinha, cebola... com o arroz cozido em caldo de carne, frango ou legumes... É só usar a criatividade (e o soborô da geladeira)! 

Arroz de Puta Rica (ou de "Meretriz Abastada")

  • 2 xícaras de sobras de churrasco (carne, frango, porco) picados
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 2 xícaras de legumes diversos picados (abobrinha, cenoura, ervilha, milho, tomate...)
  • açafrão (2 pacotinhos)
  • 4 xícaras de caldo (de carne, frango ou legumes)
  • 2 xícaras de arroz lavado e escorrido
  • sal (se necessário)
  • salsinha ou coentro picados para finalizar
Aqueça o caldo e reserve. Aqueça uma frigideira alta e grande. Aqueça o azeite, frite a cebola e o alho. Acrescente os legumes e deixe refogar. Coloque as carnes e refogue mais um pouco. Acrescente o arroz e deixe fritar bem. Coloque o caldo quente com o açafrão dissolvido, tampe, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 15 minutos. Desligue o fogo e deixe descansar por mais 15 minutos. Para finalizar, salpique a salsinha ou coentro.


Mais uma vez, sucesso total!!! Alê e Erik comeram com gosto! O arroz fica saboroso, molhadinho...
Além de econômica nos ingredientes, a receita é fácil e suja pouca louça!! Essas meretrizes são espertas mesmo!! kkkkk

Bon Appetit!!

domingo, 11 de novembro de 2012

DESAFIO: Comemorar o aniversário do Ian com um Churrasco Teen!!

Alê e eu formamos um ótimo time na hora de preparar um Churrasco em casa: ele cuida da churrasqueira e das carnes e eu, dos acompanhamentos e da sobremesa! E, desta vez, o Churrasco tinha um motivo muito especial: comemorar o aniversário do Ian com seus amigos!

Escolhemos um cardápio básico, privilegiando as carnes que os adolescentes tanto gostam: Linguiça Toscana, Picanha, Maminha, Costelinha de Porco Agridoce (pedido do Ian) e Frango ao Alecrim (pedido meu... rs). Para acompanhar, não poderia faltar uma bela Farofa (de Cebola Queimada, uma delícia), um Molho de Cebolas (levemente adocicado, o preferido do Erik), uma saladinha, que virou um lindo Carpaccio de Tomates com Molho de Manjericão (homenageando minha enteada Marina, que adora tomates)...

Para os aperitivos, tive que vencer meus "preconceitos" de frituras e produtos industrializados e acabei comprando o que os teens adoram: batatinhas fritas (Pringles) e Doritos com Molho Cheddar!!

A sobremesa, que acabou virando o Bolo de Aniversário do Ian, foi escolha do próprio aniversariante (aliás, todo ano ele escolhe este mesmo bolo! rs): Bolo de Cenoura com Cobertura de Chocolate, que preparei no formato de Cupcakes e decorei com M&Ms! Servi também umas deliciosas uvas escuras Thompson (bem doces e sem caroço) que, obviamente, ninguém deu a menor bola (só Marina e eu comemos algumas!).

Algumas das receitas utilizadas no Churrasco Teen já estão registradas aqui no blog (é só clicar nos links). Outras, como o Frango ao Alecrim e a Costelinha Agridoce, estão detalhadas abaixo.

O Molho de Cebolas é muito fácil de fazer: corte 2 cebolas em rodelas finas e acrescente bastante azeite, um pouco de vinagre, sal e pimenta a gosto, 1 colher de sopa de açúcar e 1/2 xícara de água. Faça com um pouco de antecedência para que a cebola fique bem saborosa e temperada.

Churrasco Teen

Carnes

  • Picanha (no sal grosso)
  • Maminha (no sal grosso)
  • Frango ao Alecrim (ver receita abaixo)
  • Costelinha de Porco Agridoce (ver receita a baixo)
  • Linguiça




Acompanhamentos



Sobremesa



Parabéns, Ian! Espero que você e seus amigos tenham curtido o nosso "Churrasco Teen"!!



quarta-feira, 7 de novembro de 2012

DESAFIO: Testar a Farofa de Cebola Queimada!

Tem receita que é tão simples, mas tão gostosa, que até vale um post aqui no Desafios!

É o caso desta Farofa de Cebola Queimada, que minha mãe provou em um churrasco na casa da mãe do cunhado da minha irmã (ou pode ser também: na sogra da irmã do meu cunhado, marido da minha irmã... Ou ainda: na avó do primo do meu sobrinho, filho da minha irmã... kkkk)! Ela voltou empolgadíssima para me contar a receita, principalmente depois que meu pai devorou a tal farofa compulsivamente, sem a menor cerimônia ou preocupação com os demais convidados... rs

Já fiz esta receita no barco (para vocês verem que é fácil mesmo! rs) e, mais recentemente, em um Churrasco Teen que fizemos em casa! Sucesso total! Perfeita para acompanhar carnes assadas, grelhadas, junto com um arroz branco feitinho na hora!! Deu fome? Então "mãos a obra"!! O único problema é o choro... Tem que cortar bastante cebola, e bem fininha... (Dica: coloque um gole de água na boca e não engula, enquanto corta a cebola... Não sei exatamente por quê, mas funciona! Só evite conversar ou rir durante o "procedimento"!!!)

Farofa de Cebola Queimada (para 4 porções)


  • 3 cebolas cortadas em rodelas bem finas
  • 3 colheres de sopa de óleo
  • 300gr de farinha de mandioca flocada
  • sal e pimenta do reino a gosto

Aqueça uma frigideira grande e coloque o óleo. Em seguida, coloque as cebolas fatiadas e deixe fritar bastante, até ficar bem escura (quase queimada mesmo). Tempere com o sal e a pimenta e coloque a farinha. Deixe fritar mais um pouco! E está pronto!! Bón Appetit!



segunda-feira, 5 de novembro de 2012

DESAFIO: Testar uma receita tradicional americana, com blueberries!

Sabe o que me irrita profundamente nas receitas americanas que levam blueberries?? A quantidade de blueberries que eles colocam!! Que raiva!!! Duas xícaras inteiras? 400 gramas? Como assim?? Será que eles não tem compaixão de nós, pobres habitantes dos países tropicais, onde uma caixinha com 100gr desta frutinha maravilhosa custa R$ 7,00 na promoção??? Só porque eles tem pés de blueberries no jardim, carregados o ano todo?? É muita maldade e falta de consideração... Aí a gente tem que ficar dividindo a receita, pra adaptar à quantidade (ínfima) de blueberries que conseguimos comprar (depois de pedir um empréstimo no banco, rs)!!

Só que a vingança tarda mas não falha!! Espera só uma americana vir até aqui procurando uma receita de bolo de bananas!! Ela vai ter que comprar pelo menos umas 6 bananas a 2 dólares cada!! Bem feito!!! kkkkkkk

Minhas duas caixinhas de blueberries estavam na geladeira só esperando alguma ideia (ou receita) luminosa... Pensei em cookies, muffins... Mas queria uma receita nova... Aí encontrei, neste site americano, Family, Friends and Food uma receita de Blueberry Crumb Cake. Lendo a receita, vi que se tratava de uma variação da receita de Bolo Cuca, com sua cobertura crocante.

Foi super fácil e rápido de fazer: uma massa básica misturada aos blueberries, depois coberta com uma farofa de açúcar, manteiga e farinha!

Mesmo adaptando a receita à minha quantidade de blueberries (tive que fazer meia receita), o tamanho do bolo ficou bem legal, suficiente para umas 6 pessoas!

Bolo "Cuca" de Blueberries (Blueberry Crumb Cake)

Massa
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1 ovo pequeno
  • 1/4 xícara de leite
  • 3/4 xícara de farinha
  • 1 colher de chá de fermento
  • 1 pitada de sal
  • 1 xícara de blueberries frescos
Cobertura
  • 4 colheres de sopa de manteiga
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1/4 xícara de farinha 
  • 1/2 colher de chá de canela
Aqueça o forno a 190 graus e unte uma forma pequena de torta ou quiche. Bata a manteiga em temperatura ambiente e o açúcar até formar um creme. Junte o ovo e bata mais. Junte os demais ingredientes (menos os blueberries) e misture bem. Acrescente os blueberries e mexa com uma colher.
Coloque na forma untada e reserve.


Prepare a cobertura: coloque todos os ingredientes em um bowl e vá misturando com os dedos até formar uma farofa. Cubra a massa com esta farofa.

Leve ao forno para assar por 20 a 25 minutos, até a cobertura ficar bem douradinha.



As tais frutinhas podem até custar caro... Mas comer um Bolo destes ainda quentinho, não tem preço!!! Bon Appetit!!

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

DESAFIO: Preparar uma massa diferente, com recheio de abóbora!

Lembram do pão de abóbora que fiz para presentear minha prima? Lembram que, apesar de fazer 3 pães, ainda assim sobrou uma boa parte da abóbora kabocha já cozida? Pois é... Depois que assei os pães, aproveitei o forno quente e fiz as deliciosas Abóboras Assadas Picantes do Jamie Oliver!

No dia seguinte, quando o Alê me disse que queria convidar os pais dele para jantar, tive a brilhante ideia: fazer Ravioloni (um ravioli maiorzinho) recheados com abóbora, aproveitando as tais abóboras assadas! Arriscado, mas original!!

Por ser suave e, ao mesmo tempo, cheio de personalidade, o sabor do recheio de abóbora pede um molho também suave, que não "brigue" com a leveza da abóbora e da massa com semolina. Lembrei-me então do Molho de Manteiga com Ervas Tostadas que combinei com um Tortellini de Vitela! Perfeito!! O "truque" deste molho é clarificar a manteiga (retirando impurezas e resíduos lácteos) para que se possa fritar as ervas até ficarem crocantes, sem deixar a manteiga escura!

Para acompanhar os Ravioloni (ou melhor, para ser acompanhado por eles, rs), preparei um Frango a Provençal, lentamente cozido em panela de ferro no forno. Como sobremesa, uma Torta di Nada, tipicamente da Toscana, feita com blueberries (substituindo as uvas fragola que não temos por aqui...) e com uma deliciosa massa que leva azeite extra virgem!

O resultado do Ravioloni ficou acima das minhas expectativas. A massa com semolina é realmente leve e "al dente", não grudando depois de cozida, o recheio é cremoso, adocicado e picante e o molho é perfumado e leve! Combinação simplesmente perfeita!!

Mas vou ser sincera... É um pouco trabalhoso, exige uma certa técnica (principalmente a parte da massa caseira), mas o prazer de servir uma massa saborosa não tem preço!!

Ravioloni de Abóbora com Manteiga e Ervas Tostadas

Para a massa

  • 350gr de farinha de trigo
  • 150gr de semolina de grano duro
  • 5 ovos

Para o recheio

  • 1kg de abóbora cortada em pedaços
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de chá de cominho em grãos
  • 1 colher de chá de erva doce
  • 1 colher de chá de manjericão seco
  • 1 colher de chá de tomilho seco
  • 1 pimenta chilli seca
  • sal e pimenta do reino a gosto

Molho

  • 200gr de manteiga
  • salvia e manjericão frescos a gosto
  • sal a gosto
  • queijo parmesão ralado a gosto

Comece preparando a massa: Misture as farinhas e os ovos, sovando bem até formar uma massa elástica e homogênea (se tiver, utilize a batedeira com pá especial para massa). Leve à geladeira por uma hora.


Prepare a abóbora: Corte a abóbora em pedaços grandes, com casca. Triture todos os demais ingredientes e forme uma pasta de temperos. Passe esta pasta pelos pedaços de abóbora e leve ao forno por 40 a 45 minutos ou até os pedaços de abóbora estarem macios. Retire as cascas e amasse a polpa com um garfo, até transformar em um purê. Reserve.


Divida a massa em 6 partes e passe cada parte pela máquina (3 vezes pela espessura maior e 1 vez pelas demais espessuras, até chegar na espessura 7). Repita este procedimento para os demais pedaços, deixando os pedaços prontos polvilhados por semolina e cobertos com um pano limpo. 


Inicie a montagem dos ravioloni: Corte a massa em pedaços de 30 cm. Vá colocando uma colher de sopa de purê de abóbora na faixa de massa, da metade dela para baixo, dispondo-as uniformemente, com a distância de 2 dedos entre elas. Em cada faixa dá para colocar umas 5 colheres de purê. Em seguida, dobre a parte superior da faixa sobre a mussarela, apertando bem com os dedos para tirar o ar. Corte os ravioloni com um cortador ondulado. Se a massa estiver muito seca, molhe as bordas com o dedo antes de montar os ravioloni.

Vá acomodando os ravioloni em uma bandeja salpicada com semolina. Cubra com um pano de prato e reserve.


Prepare o molho: clarifique a manteiga (aqueça lentamente em uma panela sem deixar ferver. Retire a espuma branca que se formar e despreze. Despeje a parte amarela em um outro recipiente, com o cuidado de retirar a parte leitosa que fica no fundo). Aqueça uma frigideira e aqueça a manteiga clarificada. Seque bem as ervas e coloque para fritar, até ficarem bem tostadas. Tempere com sal e pimenta e reserve.



Meia hora antes de servir, aqueça uma panela grande com água, 1 colher de chá de sal e 1 colher de sopa de azeite. Quando ferver, coloque uns 15 ravioloni e deixe-os cozinhar por 2-3 minutos. Aqueça o molho de manteiga.

Escorra os ravioloni, cubra-os com o molho de manteiga e sirva com bastante queijo ralado! Se for servir em porções individuais, aqueça previamente os pratos.


E não esqueça de caprichar na decoração da mesa: jogo americano, suplaits, guardanapos de pano, pratos de porcelana, copos de cristal, velas, flores... e Bon Appetit!!


segunda-feira, 29 de outubro de 2012

DESAFIO: Presentear minha prima com um original Pão de Abóbora!!

Há um mês, comprei uma abóbora kabocha (pronuncia-se "kabôtchã") para fazer carne seca com abóbora... O tempo passou e nada de sair a tal carne seca... E a abóbora foi ficando lá na fruteira (incrível como dura! rs)... Até que eu resolvi dar um destino à pobre coitada: Pão de Abóbora, uma adaptação diferente do delicioso e macio Pão de Mandioca que já fiz aqui no blog.

A abóbora japonesa, ou kabocha, tem a casca bem escura e dura, dificílima de cortar. Por isso, resolvi cozinhá-la inteira, no microondas! É só embrulhar bem no papel filme e levar à potência alta por 15 minutos! E eu que falei super mal do microondas no post sobre o Brigadeirão!! rs

Depois de cozida, fica bem fácil de cortar, retirar as sementes e a casca. Para fazer 2 pães grandes são necessários 500gr de abóbora. Quando separei a quantidade necessária, adivinhem??? Ainda sobrou um monte de abóbora! Meu Deus, não basta o pão, vou ter que inventar mais coisas com esta abóbora!! Mas isso vai ser um outro (ou outros) post (s)!!! rs

Os pães ficaram tão bonitos que decidi embrulhar um deles para presente e levar para a casa de minha prima, onde iríamos almoçar no dia seguinte! Não é original levar um Pão de Abóbora no lugar de um vaso de flores??

Pão de Abóbora (2 pães grandes)


  • 1/2 kg de abóbora (kabocha) cozida, sem sementes e sem casca
  • 1 xícara de leite
  • 3 ovos
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 xícara de água morna
  • 10gr de fermento seco biológico
  • 4 colheres de sopa de açúcar
  • 1 kg de farinha (ou mais, se necessário)
Bata a abóbora, o leite, os ovos e o sal no liquidificador. Misture a água morna, o fermento e o açúcar em uma vasilha pequena. Coloque a abóbora batida na batedeira (utilizando a pá de gancho), junte a mistura de fermento e bata para incorporar (se não tiver a batedeira, misture com uma colher). Vá juntando a farinha e mexendo sempre, até ficar uma massa um pouco pegajosa (se desejar uma massa que possa ser modelada, será necessário colocar farinha até desgrudar das mãos). Deixe descansar em local bem protegido por 1 hora ou até dobrar de volume. Coloque a massa em duas formas de pão e deixe crescer por mais 30 minutos. Aqueça o forno a 200 graus e asse os pães nesta temperatura por 10 minutos. Em seguida abaixe o fogo e asse por mais 30 minutos ou até ficar bem dourado na superfície.



Depois de desenformar e esfriar bem, coloque em um saco plástico transparente, embrulhe com um papel decorado para bolos e amarre tudo uma linda fita amarela! E seu Pão de Abóbora está vestido para presente!!! Diferente e inusitado!! Bon Appetit!


domingo, 28 de outubro de 2012

DESAFIO: Preparar um Bolo com gotas de chocolate, para as kids!

Receitas versáteis são sempre muito bem vindas no caderno de receitas de uma cozinheira!

Elas permitem variações e adaptações criativas (quando a ideia é inovar, testando novas formas e sabores) ou práticas (quando, por exemplo, precisamos aproveitar ingredientes que temos em casa).

É exatamente este o caso da receita de massa básica de bolo que encontrei no blog da Helena Gasparetto! Esta mesma receita foi base para um maravilhoso Bolo de Frutas Frescas (blueberries, groselha, amoras, maçãs, peras, nectarina e framboesas), feito em forma de torta com fundo removível, sucesso total no aniversário de uma amiga do trabalho.
Bolo de Frutas

E foi também a massa que utilizei para fazer um singelo Bolo com Gotas de Chocolate, na mais caseira das formas de bolo, a com buraco no meio, e generosamente decorado com aquela cobertura simples e deliciosa que costumo usar no Bolo de Cenoura.

A ocasião? Um simples jantar em casa com nossas "kids", que já não são mais tão "kids" assim, mas que ainda se deliciam com bolos cheios de chocolate!!

Ficou com água na boca? Então mãos a obra! E se quiser se aventurar mais, invente novas versões para esta massa deliciosa!

Bolo com Gotas de Chocolate

  • 1/2 xícara de manteiga ou margarina
  • 1 xícara de açúcar
  • 2 ovos
  • 1 colher de chá de baunilha
  • 1 1/2 xícaras de farinha de trigo
  • 1/2 colher de sopa de fermento em pó
  • 1/2 xícara de leite
  • 1 pitada de sal
  • 100gr de chocolate meio amargo picado ou em gotas
Para a cobertura 
  • 4 colheres de sopa de açúcar
  • 4 colheres de sopa de cacau em pó
  • 2 colheres de sopa de leite
  • 1 colher de sopa de manteiga
Aqueça o forno a 170 graus. Unte uma forma com buraco no meio. Bata na batedeira a manteiga e o açúcar até virar um creme. Junte os ovos, um de cada vez. Peneire a farinha, o fermento e o sal. Vá colocando na batedeira, alternando com o leite. Por último, misture com a colher o chocolate picado.

Coloque a massa na forma e leve para assar por 40 minutos, até ficar dourado e bem assado.

Prepare a cobertura: coloque todos os ingredientes em uma panela pequena e mexa até ferver.

Quando o bolo esfriar um pouco, desenforme e cubra com a cobertura também morna. 




Aqui em casa, não deu tempo nem do bolo esfriar... O coitado foi atacado por cinco bocas ávidas por sua massa macia, salpicada de chocolate derretido!! Estava divino!! Bon Appetit!


quinta-feira, 25 de outubro de 2012

DESAFIO: Ressuscitar uma receita de microondas, o Brigadeirão!

Brigadeirão de Microondas com M&Ms
Acho que todos lembram dos dias de glória do Microondas! A partir da década de 80, este eletrodoméstico ganhou espaço garantido nas cozinhas "modernas" e  as donas de casa estavam maravilhadas com a praticidade que ele proporcionava! Enquanto hoje o microondas é utilizado basicamente para descongelar carnes, esquentar alimentos, cozinhar legumes, derreter chocolate e estourar pipoca e... só... rs, naquela época a "moda" era cozinhar o tempo todo no microondas!! Havia livros e livros com receitas totalmente feitas no microondas! Era tão prático, fácil e rápido! Muito mais rápido que o fogão e o forno tradicionais!! Só havia um pequeno detalhe... A comida ficava borrachenta, sem sabor, sem textura, sem cor... Uma desgraça total! rs...

Mas não vamos ser preconceituosos! Há situações que uma receita no microondas pode ser útil e interessante, desde que algumas técnicas sejam usadas! No caso dos bolos, o grande desafio é suprir a falta que o "efeito douradinho" do forno tradicional faz! Por isso muitas receitas levam chocolate! Assim o bolo não fica branquelo, com aparência de isopor!

E estou contando toda esta história sobre minhas experiências passadas com o microondas porque hoje, no jantar, tive que apelar para sua praticidade e rapidez: ressuscitei minha receita de Brigadeirão de Microondas!! Ingredientes no liquidificador, depois 10 minutos em potência alta! Desenformar, deixar esfriar e pronto!! No meu caso, dada a ausência do tradicional granulado de brigadeiro, decorei com M&Ms que sobraram do Bolo de Kit Kat! Isso é reciclagem!! rs... O toque gourmet ficou por conta do cacau em pó Callebaut! Forte e encorpado!

E sabem que até que ficou gostoso? A textura é de pudim e a aparência ficou bem atraente e colorida!!! Como diz minha prima Adriana, que morou na Inglaterra, esta é mais uma das "last-minute-recipes" ou seja, receitas de última hora!! Estão nesta interessante categoria o Mousse Fácil de Maracujá e o Bolo Prestígio de Caneca, também no microondas!!!

Brigadeirão de Microondas


  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite
  • 3 colheres de sopa de cacau em pó
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • granulados ou confeitos coloridos

Bata tudo no liquidificador. Coloque o líquido em uma forma refretária ou de plástico untada com manteiga. Leve ao microondas por 10 minutos na potência alta.
Deixe esfriar um pouco, desenforme, cubra com o confeito escolhido. Leve para gelar e pronto!!! Bon Appetit!!!




terça-feira, 23 de outubro de 2012

DESAFIO: Preparar um prato tradicional japonês, o Yakissoba!

Passeando no Natural da Terra (um hortifruti perto de casa) e pensando no que fazer para o jantar (pausa: ok, eu admito... só aficcionados por gastronomia é que "passeiam" no supermercado... para os demais mortais este é um momento de completa tortura! rs), me deparei com a seção de produtos orientais... E lá estava o pacote de lámen, um macarrão especial para yakissoba, um prato de origem chinesa que ficou muito comum na culinária japonesa. Leva, além do lámen, vários tipos de legumes, molho de soja (shoyu) e carne ou frango em cubinhos. Alguns apelidaram o Yakissoba, gentilmente, de "Ai que sobra", porque você pode fazer a "rapa" na sua geladeira e misturar tudo!! rs

Exageros e brincadeiras a parte, o Yakissoba é um prato bastante versátil e completo e realmente você pode aproveitar a maioria dos legumes que estão na geladeira! No meu caso, aproveitei a cenoura, o salsão, a acelga, a cebolinha verde e um pacotinho de cogumelos paris... Perfeito!! Para garantir uma maior leveza (e taxas menores de colesterol na família) optei pelo frango (2 coxas com sobrecoxas desossadas e sem pele, cortadas em cubinhos). Além do macarrão, comprei também um vidro de shoyu light (com menos sal que o tradicional) e um pacotinho de Aji-no-moto. Para quem não sabe, Aji-no-moto, que significa "essência do sabor" é, na verdade, uma substância chamada "glutamato monossódico", cuja função é realçar o sabor dos alimentos. Trata-se de um ingrediente bem polêmico, pois há suspeitas que cause doenças se comido em excesso. Na dúvida, use com muita moderação! E cuidado com alimentos que já incluem este ingrediente na sua composição, como o macarrão instantâneo Miojo.

Yakissoba de Frango


  • 3 colheres de sopa de óleo
  • 1 cebola picada
  • 500 gr de frango picado (sem pele e sem osso)
  • legumes diversos picados ou em rodelas (cenoura, acelga, cogumelos, salsão)
  • 4 cebolinhas verdes picadas
  • 1 pacote de macarrão para yakissoba
  • 1/2 xícara de shoyu
  • 1/2 xícara de água
  • 1 colher de chá de aji-no-moto

Coloque uma panela grande com água para ferver.
Aqueça uma frigideira grande, com borda alta (de preferência uma Wok) e coloque o óleo. Junte a cebola e o frango e deixe fritar bem até o frango estar cozido. Junte os legumes picados, a cebolinha e deixe fritar até os legumes começarem a murchar. Junte o shoyu, a água e o aji-no-moto e deixe cozinhar até secar um pouco do líquido e os legumes estarem "al dente". Enquanto os legumes cozinham, cozinhe o macarrão na água fervente conforme instruções da embalagem.

Coe o macarrão e junte aos legumes. Misture bem e sirva imediatamente.



Ficou realmente muito gostoso e a receita rendeu bastante (para umas 6 a 8 porções). Se desejar uma sabor mais acentuado e salgado, acrescente mais shoyu na hora de servir.

Uma refeição realmente completa e fácil de fazer! Bon Appetit!!


sábado, 20 de outubro de 2012

DESAFIO: Decorar a casa com dobraduras para o Dia das Crianças!


Planejar um evento em casa é sempre uma delícia! Agora, planejar um evento para comemorar o Dia das Crianças com meu filho, meus enteados e meus afilhados queridos não tem preço!! Para a decoração, a compra dos ingredientes e o Spa para a "cozinheira" depois da festa, você pode usar o seu Mastercard! kkkkkk

O tempo de planejamento deste evento em particular foi bem curto, menos de uma semana! Dado o sucesso do "Boteco Gourmet", imaginei fazer um "Botequinho do Dia das Crianças", com receitas infantis repaginadas (para ver as receitas, é só clicar): o Cachorro Quente virando um Enroladinho Folhado de Salsicha... Os Nuggets de Frango mudando para Mini Espetinhos de Frango Teriaki... Os pastéis de carne e queijo sendo sustituídos por Pastéis de Vento (só a massa), servidos com frios fatiados (ao melhor estilo do Bar Bottagallo), as Mini-Pizzas de massa pronta se transformando em Pizzas Quatro Estações (com sabores bem coloridos: Azeitonas Verdes, Cogumelos Paris, Tomates Cereja e Presunto)... As batatas fritas se transformando em purê, acompanhadas de carne moída e criando um Escondidinho! Para a sobremesa, o Brigadeiro não podia faltar... Só que de Capim Santo, todo verde!! E o Bolo de Chocolate virou um Lindo Bolo decorado com Kit Kats e M&Ms! De brinde, uma porção de Cookies com gotas de chocolate (belga, é claro...rs).

As bebidas também foram um charme a parte: só refrigerantes "caçulinha", mini latinhas de Coca Cola, garrafinhas de água e sucos em caixinha! Prático para gelar e para servir!


Mas não basta um cardápio legal para a festa... É preciso caprichar na decoração!! Tudo muito colorido, como tem que ser uma festa infantil: toalha de frutas coloridas, copos de plástico verdes e roxos com canudos coloridos, "sousplats" (apoio de pratos) prateados (feitos com bases de bolo descartáveis), pegadores de alumínio cheios de pipoca!! Mas o charme da decoração ficou por conta das dobraduras! Não sei como surgiu a ideia, mas eu queria que as crianças tivessem algo para "brincar" durante o evento, e que não fosse video game, computador, joguinhos eletrônicos, I-Pads, I-Phones, I-Pods, I-MACs... I-MeuDeusdoCéu!!

Comecei a fazer umas dobraduras para servirem de porta retrato para as fotos de todos os convidados!
Cada foto ficaria sobre um dos pratos à mesa! Personalizar a mesa com o nome ou foto dos convidados é uma forma muito carinhosa de dizer o quanto o convidado é importante para você!!

Aí me empolguei... Depois de fazer 14 dobraduras de margarida (que serviram como porta retrato), comecei a fazer as "bocas de leão": aquelas dobraduras em que escrevíamos adjetivos simpáticos e outros não tão simpáticos... E a "vítima" tinha que dizer um número e escolher uma cor... E lá estava o veredicto, implacável e inexorável: "Burra", "Feia", "Chata"!! Normalmente, para cada 3 defeitos colocávamos um elogio: "Linda", "Maravilhosa", "Super Legal"... Embora crianças, já tínhamos uma visão realista do mundo... As pessoas tem mais defeitos que qualidades! E os elogios tinham que ser escassos e valorizados!! rs

Cada "boca de leão" virou um suporte para balas de goma. Comprei uma torre de balas feita de papelão e acomodei as dobraduras recheadas de balas... Também fiz barquinhos e aviõezinhos! Montei a mesa da sala com esta decoração e espalhei folhas coloridas e instruções impressas para fazer vários tipos de dobraduras! Foi lindo ver crianças e adultos brincando e se divertindo com pedaços de papel! Como era bom o tempo em que as crianças usavam a imaginação e a criatividade para brincar! Teve até campeonato de aviõezinhos de papel!

Há vários blogs sobre dobraduras, muito legais e com o passo a passo! Um deles é o Baú de Dobraduras, de onde tirei a dobradura de margarida, que serviu de porta retrato.



Foi quando meu sobrinho de 5 anos chegou e trouxe, com ele, o presente que ganhou naquele dia... Uma enorme, gigantesca e letal metralhadora que disparava projéteis de espuma rígida... Todos correram para ver a tal arma, até meu filho de 15 anos!! E as dobraduras ficaram lá... esquecidas, amassadas e abandonadas, enquanto as crianças corriam umas atrás das outras atirando e comemorando os "headshots" (ou "tiros na cabeça"... eu mesma fui vítima de um... Mas estou legal, já me recuperei dos ferimentos e logo voltarei a andar! kkkk)... Mesmo assim fiquei feliz... Por alguns momentos, as dobraduras tiveram seu momento de glória na festa... E me fizeram reviver um pouco da minha infância... E isso foi muito legal!!

Falando agora de questões práticas, esta é uma decoração bem vistosa e com excelente custo/benefício. Vejam o quanto gastei (em valores aproximados):
  • 2 pacotes de papel colorido - R$ 8,00
  • 2 pacotes de giz de cera  - R$ 8,00
  • suporte de papelão - R$ 8,00
  • pratos descartáveis - R$ 10,00
  • suplaits de papelão preateado - R$ 10,00
  • canudos - R$ 2,00
  • 3 pegadores de alumínio - R$ 24,00
  • 12 copos de plástico - R$ 60,00
  • toalha colorida - R$ 20,00
  • 1 pacote de balas de goma - R$ 6,00
  • guardanapos de papel - R$ 5,00
Total de gastos com decoração: R$ 161,00 (sendo que os copos, a toalha, os pegadores serão utilizados posteriormente). Vejam se o resultado não valeu a pena:




Foi um evento lindo e muito gratificante! Todos estavam alegres e se divertiram muito! Mas, mesmo com o planejamento antecipado de muitas atividades, o dia de preparativos foi muito corrido... Dei conta de tudo, com exceção de uma atividade: O BANHO!!! Terminei os preparativos exatamente na hora em que o interfone tocou pela primeira vez... Meus convidados são tão pontuais!! rs... Mas, afinal, quem precisa tomar banho antes de uma festa?????? kkkkkkk ("fail"). Feliz Dia das Crianças a todos!