quarta-feira, 8 de junho de 2011

DESAFIO: Dar ideias de Menus Românticos para o Dia dos Namorados!!

Quer presente melhor para o seu amor do que preparar o Jantar do Dia dos Namorados?? Além de "pegar" seu namorado (ou namorada) pelo estômago, evitar as filas homéricas dos restaurantes neste dia também é uma boa ideia, não acha?? Para ajudá-la (o) nesta empreitada, bolei 3 Menus Românticos e charmosos com graus de dificuldade diferentes.

Se você é uma completa iniciante nas artes culinárias e só costuma entrar na cozinha para pegar um copo dágua, não desanime! Escolha o Menu Fácil! A entrada é só "montar", cobrir com filme plástico até a hora de servir, o prato principal é só "espetar tudo" e grelhar (faça com antecedência e na hora de servir, aqueça alguns minutos no forno), o acompanhamento é só juntar água fervendo e aguardar 3 minutos (e não é miojo!! kkk) e a sobremesa, é só misturar alguns ingredientes com as mãos, cobrir umas frutinhas e assar (também pode ser feita com antecedência, e aquecida na hora de servir - antes de se colocar o sorvete, é claro!! kkk). Ah! Para acessar a receita completa, é só clicar no nome da receita!!

Menu Fácil

Se você já se aventura a entrar na cozinha, mas suas habilidades não vão além de arroz, feijão e bife, chegou a hora de pensar em preparar algo mais "elaboradinho". O Menu Intermediário foi feito para você! Vai ter que grelhar a carne e depois fatia-la para preparar o rosbife de mignon (pode ser feito com antecedência, pois é servido frio) e fazer o risotto com caldo de legumes preparado em casa! A dica é deixar o risotto semi preparado (faltando 1/4 do caldo para ser incorporado). Dez minutos antes de servir o jantar, finalize o risotto, incorporando o restante do caldo e, depois de absorvido, a manteiga, os queijos e o aspargo já pronto. Como sobremesa, um Tiramisú feito com cream cheese, biscoitos, café e licor, que também pode ser feito com antecedência e deixado na geladeira!

Menu Intermediário

Agora, se você já prepara pratos mais elaborados, com técnicas mais complexas, e quer surpreender seu amor com um jantar requintado e diferente, o Menu Avançado é a sua cara! Prepare-se para um desafio... A entrada é requintadíssima e os figos devem ser tostados momentos antes de servir (deixe o patê já pronto, enformado em pequenos ramequins, na geladeira e desenforme na hora de servir)... O filet (estilo Wellington, ou seja, com massa folhada por fora) é desafiador, pois nunca se sabe como estará o ponto da carne... E você precisa calcular o tempo certo para que ele fique pronto minutos antes de fatiar e servir. E a farofa de frios é saborosíssima e pode ser preparada com antecedência, aquecendo-se no microondas na hora... Como sobremesa, uma das mais difíceis e deliciosas que já preparei... Torta Frangipane, com recheio de amêndoas e cobertura de framboesas e chantilly (e, para decorar, você terá que usar o saco de confeitar! Avançadíssimo!! rs)

Menu Avançado


Acompanhamento: Farofa de Frios




Agora, independentemente do grau de complexidade, todos os pratos devem ser servidos à francesa, ou seja, nada de colocar a travessa com a comida na mesa e cada um se serve! As sobremesas devem ser feitas em porções individuais. Para o Crumble, utilize pequenos ramequins que podem ir ao forno (para quem não sabe, ramequins são aqueles potinhos brancos redondinhos, de cerâmica... rs). Para o Tiramisú, use taças de cristal. E para a Torta Frangipane, formas de torta individuais!

Também capriche no visual da mesa: suplaits bonitos, taças de cristal para vinho e água, seus melhores talheres, louça caprichada, guardanapos de tecido, flores e velas!

Para as bebidas, um champanhe geladinho vai bem como "entrada" e um bom vinho tinto para acompanhar os pratos principais!

O desafio aqui é deixar tudo "pré preparado" para que você também consiga participar do jantar com seu amado! Se você tiver que ficar na cozinha o tempo todo, o jantar não será nada romântico, não é mesmo?? rs

E Feliz Dia dos Namorados!!!

2 comentários:

  1. Bia!!!
    Em primeiro lugar, OBRIGADA pelo bolo de banana uma delíciaaa rsrs.
    Amei seu menu para o dia dos namoridos, essa sobremessa tiramisú étudodebom.com.br.
    O Caetano comentou que fiz a sopa de Capeletti?! Foi sucesso aqui em casa :o)

    Beijos
    Karina

    ResponderExcluir
  2. Bibi, para você o céu é o limite!!!
    E pensar que eu fui cobaia prá todos estes menus!
    Quero ver o que você vai postar no dia 13...
    Bj mlv,

    ResponderExcluir