terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Arroz com Amêndoas

Esta é uma receita bem fácil, se você comprar as lascas de amêndoas prontas e utilizar caldo de legumes pronto ... Agora, se for fazê-la como "manda o figurino", prepare-se para um certo trabalhinho! rs... Começando pelas lascas de amêndoa.. No Desafio de Fazer Lascas de Amêndoas, eu conto como foi prepará-las em casa! E o caldo de legumes, leva uns 40 minutos para fazer, mas fica muito mais saboroso! Esta receita dá para 6 pessoas!

  • 2 xícaras de arroz tipo 1 (que não precisa lavar)
  • 1 cebola média bem picadinha
  • 1 dente de alho bem picadinho
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 1 xícara de vinho branco
  • 3 xícaras de caldo de legumes quente
  • sal se necessário
  • 3/4 de xícara de amêndoas picadas
  • salsinha para decorar
Aqueça o óleo em uma panela grande e frite um pouco a cebola e o alho (não deixe dourar). Acrescente o arroz e deixe fritar mais um pouco. Junte o vinho e deixe evaporar um pouco. Coloque o caldo de legumes fervendo, verifique o sal (pois o caldo pronto já vem com sal, mas o caldo feito em casa não...). Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 15 minutos. Desligue e deixe a panela tampada por mais 15 minutos. Enquanto isso, torre as amêndoas em uma frigideira, até dourarem bem.

Coloque o arroz em uma travessa e salpique com as amêndoas tostadas. Decore com um ramo de salsinha!

domingo, 5 de dezembro de 2010

DESAFIO: Registrar o charmoso café da manhã do Ronco do Bugio

O Ronco do Bugio é uma pousada em Piedade, pertencente ao Roteiro do Charme. Alê e eu fizemos, no ano passado, um final de semana romântico lá e a experiência foi maravilhosa... Acomodações charmosíssimas (13 suítes, todas diferentes, espaçosas e lindamente decoradas), café da manhã espetacular e restaurante de primeira...

Foi tudo tão marcante, que, confesso, estava até com receio de voltar lá e me decepcionar... Mas meu marido me convenceu a comemorarmos nosso aniversário de casamento lá...

Há muito para descrever deste final de semana... A suíte em que ficamos, o jantar com um menu especial de Alcachofras, a natureza, a simpatia dos donos, Fátima e José Luis... Mas o destaque especial deste post será o café da manhã... O primeiro destaque é o horário... das 9 as 16h! Sem pressão de horário, podia-se dormir até tarde... E, ao contrário dos hotéis de luxo que tem buffets enormes de café da manhã, o café do Ronco do Bugio é servido à mesa... Pouco a pouco... Em uma mesa linda... com uma vista bucólica...


Primeiro, uma entradinha... smoothie de manga e coalhada... cremosa... suave... perfeita com mel da região...


Em seguida, as frutas, lindamente arrumadas em um prato...


Uma cesta de pães da casa, quentinhos... perfeitos com manteiga e geléia caseira...

Os ovos poderiam ser preparados de diversas formas... mexidos, quentes, omelete de queijo, presunto, com ervas... E esta foi a escolha, omelete de ervas frescas... muito saboroso...


E não terminava por aí... o "especial do chef" era um crepe de queijo e presunto...


E ainda... frios, queijos, suco de frutas, leite, café, musli... uma diversão gastronômica!!

Fica a sugestão do final de semana romântico e de um café da manhã muito caprichado, que podemos reproduzir em casa!! Bon Appettit!!

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

DESAFIO: Presentear os amigos com biscoitos de mel e gengibre para o Natal!!


Depois do Desafio de fazer biscoitos de Natal, fiquei empolgada em testar novas receitas... Principalmente que tivessem "mel" como ingrediente... Temos um apiário no sítio e a produção este final de ano foi grande! Estou com um estoque de potes de mel aqui em casa!!

Encontrei em um site "super" fofo de bricolagem, a receita que eu buscava: http://www.superziper.com/2009/12/biscoitos-natalinos-de-mel.html
  
Tirei uma tarde para fazer os biscoitos... A massa foi feita de manhã, pois precisa descansar 6 horas na geladeira... Além disso, durante o preparo, deve-se ferver o mel, a água, o açúcar e as especiarias, depois jogar este líquido na manteiga para derrete-la... Esta mistura deve esfriar para depois juntar-se a farinha e o fermento... Achei bem diferente esta forma de preparo de biscoitos... Reparem também que não vai ovo...

Na hora de abrir os biscoitos, a massa ficou muito fácil de manusear... Bastou juntar um pouco mais de farinha e amassa-la com as mãos e o ponto ficou perfeito... Fácil de abrir com o rolo, fácil de cortar com as forminhas de natal, fácil de colocar na forma...


E para assar, menos de 8 minutos de forno a 180 graus! Os biscoitinhos crescem e ficam "gordinhos"! Uma graça!!


E rendem muito!! Acho que foram quase 200 biscoitinhos!! O duro foi aguentar o calor... forno ligado a tarde inteira!! Os biscoitos de natal são uma tradição européia... onde é inverno no Natal! Deve ser uma delícia passar uma tarde fria de inverno em uma cozinha quentinha, fazendo biscoitos... Ñão é o nosso caso aqui nos trópicos! Mas, como boa filha de alemão, tenho que aguentar e manter as tradições dos meus antepassados!!

Além de assar os 200 biscoitos, resolvi também que iria decora-los! Meu objetivo é dar os biscoitos de presente, dentro de um vidro hermético! Não fica charmoso??

Como havia sobrado um pouco do glacê real dos biscoitos de baunilha, resolvi aproveita-lo. Bati novamente na batedeira para adquirir a consistência desejada e separei em 3 partes.


Adicionei anilina vermelha em uma das partes e verde na outra... Não consegui os tons "natalinos" que eu esperava, principalmente no "vermelho", que acabou ficando cor-de-rosa... Alguém sabe o que eu fiz de errado?? Devia ter jogado o vidro inteiro de corante vermelho naquele pouquinho de glacê??

Ainda bem que o formato dos biscoitos é natalino... Sino, Papai Noel, Anjinho, Estrelinha, Botinha... Porque, se dependessem dos tons do glacê, as pessoas iriam achar que são biscoitos comemorativos da Mangueira!! Verde e Rosa!! kkkkk


Mas, apesar do "cor-de-rosa", os biscoitos ficaram bem bonitinhos!! E uma parte eu deixei sem glacê (os que fiz em formato de florzinha), para guardar e servir com cafezinho nos próximos eventos aqui em casa!! Colocando em um vidro hermético, fica um presente especial... Você pode colocar também em saquinhos transparentes com lacinho de fita natalina! É uma lembrança bem bonitinha!



Biscoitos de Mel e Gengibre
  • 1 xícara manteiga sem sal (usei margarina em tablete com sal e suprimi o sal da receita)
  • 1 xícara açúcar
  • 1/2 colher (sopa) gengibre em pó
  • 1 colher (chá) canela
  • 1 colher (chá) cravo moído em pó
  • 1/2 xícara mel
  • 1/2 xícara água
  • 4 xícaras farinha de trigo
  • 1 1/2 colher (chá) bicarbonato de sódio
  • 1/4 colher (chá) sal (não use se a manteiga for com sal)
Ingredientes do glacê
  • 3 claras
  • caldo de dois limões
  • 750 g açúcar confeiteiro
  • corantes alimentícios (vermelho e verde)

Coloque a margarina em uma tigela grande. Enquanto isso, despeje numa panela o açúcar, o gengibre, a canela, o cravo e o mel, além da água. Misture tudo até ferver.

Tire do fogo e despeje em cima da manteiga, mexendo até derreter.

Resfrie em banho-maria (numa tigela com água e gelo).
 
Depois de frio, adicione à mistura a farinha (1 xícara peneirada por vez, mexendo bem, inicialmente com a colher de pau e depois com as mãos), o bicarbonato, o sal, e misture bem.

Cubra e leve à geladeira por no mínimo 6 horas.

Depois desse tempo na geladeira, abra a massa em uma superfície com farinha de trigo, até que fique com aproximadamente 0,3 cm de espessura.

Coloque os biscoitos já cortados numa forma (assadeira) e leve ao forno médio (180graus) pré aquecido, durante 08 a 10 minutos (o tempo depende da intensidade de calor do forno).
Não deixe dourar demais, pois eles ficam duros... Deixe esfriar.
Para o glacê, bata todos os ingredientes na batedeira, até ficar consistente (+ de 5 min). Acrescente as anilinas e decore os biscoitos com glacê com ajuda de sacos de confeiteiro ou sacos de celofane.

E Feliz Natal!!!

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

DESAFIO: Preparar um "Queijo e Vinho" para os colegas do trabalho!

O pessoal do trabalho sugeriu que eu organizasse um Encontro de Final de Ano aqui em casa. O que para muitos é "trabalho", para mim, é diversão total! Adorei a ideia! Além de ser uma boa oportunidade de mais um Desafio!!

 Depois de definir a data do evento, comecei preparando o cardápio para um "Queijo e Vinho Incrementado"!!



Fiz o planejamento considerando que teria 2 meios períodos para preparar tudo:

1 Dia antes...
  • 13:00h - Elaboração da lista de compras (usando o mapa mental, lembram?), considerando o Cardápio
  • 13:30h - Supermercado
  • 14:30h - Preparo da massa das tortas (que devem descansar umas 2 horas na geladeira)
  • 15:00h - Preparo dos Cookies (15 minutos de preparo + 15 minutos de forno)
  • 15:30h - Preparo do Crumble (10 minutos de preparo + 30 minutos de forno)
  • 16:15h - Preparo do Bolo de Blueberries (15 minutos de preparo + 10 minutos de descanso + 15 minutos de forno + 30 minutos de forno (depois de se colocar o restante dos blueberries na massa previamente assada)
  • 17:30h - Preparo da Torta de Queijo (15 minutos para abrir a massa e fazer o recheio + 1 hora de forno)

  • 18:30h - Preparo da Torta de peito de Peru (15 minutos para abrir a massa e fazer o recheio + 1 hora de forno)
  • 19:30h - Descanso!!!!
No dia do Evento...

  • 14:00h - Preparo do Ratatouille (1 hora)

  • 15:00h - Preparo da Ceasar Salad: lavagem do alface, preparo do Molho da Ceasar + croutons (1 hora)
  • 16:00h - Arrumação das mesas, louças, copos, velas e enfeites de natal (2 horas)
  • 18:00h - Tudo pronto! Posso ir me arrumar!
  • 19:30h - Chegada da copeira que iria me ajudar a servir os convidados
  • 20:00h - Início do Happy Hour
Tempo de dedicação total ao evento: 10 horas e meia!!!

Os convidados trouxeram vinho (português, italiano, chileno...) e diversos tipos de queijo... Brie, Gouda, Gruyere, Grana Padano, Roquefort, Provolone... Uma delícia! O problema é que sobrou tanta coisa que eu vou ter que fazer outro Queijo e Vinho com eles!! Que problema, não?

Algumas fotos para dar água na boca...

Salada Ceasar

Ratatouille

Crumble de Maçãs

Bolo de Blueberries

Chocolate Choc Chip Cookies
Valeu, pessoal! Foi muito legal o nosso Encontro!! Espero que vocês tenham gostado!!

DESAFIO: Receber com carinho!!

As receitas que vou registrando neste blog são apenas instrumentos para algo maior... Agradar as pessoas que amamos... Quando decidimos preparar um prato ou um doce, no fundo, o que queremos, é ver a alegria de quem estará saboreando o que fizemos... E, é claro, receber uns elogios!

Por isso, ao contrário da maioria dos blogs de receitas, que apenas indica como preparar este ou aquele prato, aqui eu procuro mostrar como estas receitas podem ser transformar em eventos, dos mais variados tipos... Um jantar romântico com o marido ou namorado... Um almoço com a família... Um lanche com as crianças... Um chá com as amigas... Um happy hour com os amigos do escritório... Um jantar para um casal de amigos... E as pessoas se sentem muito prestigiadas quando percebem que os pratos foram preparados especialmente para elas, que houve uma preocupação do anfitrião ou anfitriã em agradar! Esta é a recompensa do trabalho que temos quando vamos preparar algo na cozinha!

Mas não basta preparar os pratos... É preciso criar o "ambiente"... Uma mesa bem caprichada, com uma louça bonita, suplaits, guardanapos decorados, vasinhos de flores ou velas... Nada caro, nada trabalhoso, mas demonstrando que foi feito com muito carinho para os convidados...


Mesa para um Chá da Tarde

Um lanche com os amigos no domingo...
A delicadeza do momento está nos detalhes...  Na combinação de cores, no leve perfume no ar... Na experiência que nossos convidados irão vivenciar na nossa casa! Invista um pouco de tempo nesta preparação...

Um banco no jardim convidando para um bate-papo...

E a comida passa a ser parte de um ambiente, de um contexto, de uma experiência que você está proporciando a quem você gosta...

Muffins servidos no jardim
Um Jantar a Francesa para um casal de amigos...
Este é o maior desafio: criar momentos assim... Momentos de pura felicidade!!

DESAFIO: Torta di Nada II, a missão!! Agora com blueberries!!

O Desafio de experimentar a Torta di Nada (ou Bolo de Uvas da Toscana) do Jamie Oliver foi um sucesso, mas algumas questões me intrigaram... Primeiro a foto do bolo no livro do Jamie O...



Nada a ver com o resultado obtido aqui em casa! Analisando profundamente a questão (rs... isso mesmo, questões gastronômicas também podem exigir uma capacidade analítica elevada!!!), decidi testar novamente a receita, agora com algumas mudanças... A primeira delas, utilizar blueberries (como fez o Jamie O., por sinal, pois as tais das uvas Fragola não são fáceis de achar, nem na Inglaterra, muito menos no Brasil...). E a informação que recebi que estas uvas são aqui conhecidas como Santa Isabel também não procede... Experimentei uma ontem no Natural da Terra e notei que, apesar de pequena, a tal da uva tem um caroço enorme, o que inviabilizaria um bolo recheado delas.

Além da opção pelos blueberries (que, aliás, estão bem "em conta" no Natural da Terra: uma caixinha de 100 gr por R$1,98), decidi fazer a receita inteira (no desafio anterior eu havia feito meia receita... por cautela e regime do povo aqui em casa!) e substituir metade da farinha integral por farinha normal. O bolo anterior ficou muito escuro, se comparado com a foto do livro... Além de lentes, luzes e filtros, que poderiam ocasionar a diferença de coloração, encontrei um outro site (aliás, lindo-maravilhoso, o "benchmark" dos blogs de gastronomia e culinária), chamado The Italian Dish, onde há a receita da Torta di Nada e fotos do resultado. Mais uma vez, achei a massa bem branca, diferentemente do resultado obtido com 100% de farinha integral... Olhem a foto do Italian Dish:


Torta di Nada - The Italian Dish
E a foto da minha primeira tentativa...


Torta di Nada - Desafios Gastronômicos
Dá prá notar a diferença... Os blueberries derretem mais e se espalham pela superfície do bolo... E a farinha não é tão escura...

Lá fui eu então, no preparo da Torta di Nada II, a Missão! Já rebatizado aqui para Bolo de Blueberries!!

Bolo De Blueberries

Ingredientes (para um Bolo grande)
  • Manteiga e papel manteiga para forrar a forma de 30 cm de diâmetro
  • 4 ovos grandes
  • 270 gr de açúcar
  • 180 gr de manteiga sem sal
  • 110 ml de azeite de oliva extravirgem
  • 150 ml de leite
  • 1 colher de essência de baunilha
  • 200 gr de farinha integral
  • 200 gr de farinha branca
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • 1 pitadinha de sal
  • raspas das cascas de um limão e uma laranja
  • 600 gr de blueberries
Aqueci o forno a 175 graus. Untei a forma com fundo removível com manteiga e forrei com o papel manteiga. Bati os ovos e o açúcar na batedeira por 3 minutos, depois acrescentei a manteiga derretida, o azeite, o leite e a baunilha. Misturei bem e adicionei a farinha peneirada, o fermento e o sal. Por último, as raspas de limão e laranja, mexendo com uma colher de pau. Esperei 10 minutos a farinha absorver bem o líquido.
Misturei uma parte (1/3) dos blueberries na massa, coloquei na forma e alisei bem. Assei por 15 minutos. Retirei a forma e coloquei cuidadosamente o restante dos blueberries, voltando ao forno por mais 45 minutos, até ficar bem assado e as frutinhas começarem a estourar.

Vejam o resultado:

Bolo De Blueberries - Desafios Gastronômicos

Ficou espetacular! Os blueberries derreteram e a farinha normal deixou o bolo ainda mais leve e clarinho. Excelente sugestão para a ceia de Natal!!

terça-feira, 30 de novembro de 2010

DESAFIO: Fazer um almoço estilo chinês em 30 minutos!

Chegando do trabalho em casa... meu filho me liga: "Mãe, vem me buscar na escola pra eu almoçar em casa?" Eu não havia planejado nada para o almoço, mas criatividade na cozinha existe para quê??

Vasculhei meu freezer e encontrei alguns peitos de frango congelados. Pronto! O almoço estava garantido! Mas eu não tinha muito tempo, porque o Erik precisava voltar para as aulas da tarde em 1 hora!

Decidi fazer um frango com shoyu e legumes, acompanhado de arroz branco (que também não estava pronto).

Preparei o arroz (que demora 30 minutos para ficar pronto): Fritei uma xícara de arroz em 1 colher de sopa de óleo, coloquei o sal e 2 xícaras de água quente. Depois que ferveu, tampei a panela e deixei cozinhar por 15 minutos. Desliguei o fogo e deixei o arroz terminar o cozimento por mais quinze minutos. O arroz fica super soltinho! Neste caso, evitei colocar cebola e alho (que eu adoro) porque queria um arroz bem básico, para não "brigar" com o shoyu do frango.

Descongelei os filés no microondas e, enquanto isso, cortei uns pimentões, cebola, salsão e cenoura em cubinhos. Cortei os filés em tiras, passei na clara de ovo, depois na maisena. Aqueci uma wok com óleo, fritei até dourar o frango. Reservei o frango e fritei bem os legumes, por alguns minutos. Juntei o frango na panela, coloquei shoyu  e um pouco de água e deixei apurar por alguns segundos, para o molho engrossar com a maisena do frango. Salpiquei com cebolinha e servi com arroz branco!! Ficou uma delícia! Esta forma de preparar o frango deixa a carne super macia e tenra, além de ser saudável graças aos legumes do prato!
Receita aprovada!

Frango à Moda Chinesa 

Ingredientes (para 4 pessoas):
  • 500 gr de peito de frango cortado em cubinhos
  • 2 claras de ovo
  • 1 xícara de maisena
  • 1 pimentão vermelho em cubinhos
  • 1 pimentão verde em cubinhos
  • 2 talos de salsão picados
  • 1 cebola cortada em cubos
  • 1 cenoura cortada em rodelas finas
  • 1 xícara de shoyu light
  • 1/2 xícara de água
  • 4 colheres de sopa de óleo
  • 2 colheres de sopa de cebolinha picada

Modo de Preparo:
Passe os pedaços de frango na clara de ovo e, em seguida, na maisena. Aqueça 2 colheres de sopa de óleo em uma frigideira grande ou wok (panela chinesa). Quando estiver bem quente, coloque os pedaços de frango empanados na maisena. Deixe dourar bem e reserve. Aqueça mais 2 colheres de sopa de óleo e coloque os legumes picados, deixando dourar. Junte o frango, o shoyu e a água e mexa bem para incorporar o molho. Deixe apurar por uns 2 minutos, prove se necessita de mais sal e sirva com arroz branco.

Torta de Frango de Liquidificador

Esta é uma daquelas receitas que toda mãe faz, pois é rápida, barata e alimenta um batalhão!! Ideal para um lanche reforçado ou para um pic-nic! Esta receita veio do Cybercook e me surpreendeu a quantidade de comentários elogiosos!! Mais de 100!! Resolvi testar e realmente é muito boa! Pouca massa e bastante recheio! Usei 2 coxas com sobrecoxas e um peito inteiro!
Para a Massa: 
  • 2 ovos
  • 2 xícaras (chá) de leite
  • 1 xícara (chá) de óleo
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • sal a gosto
Para o Recheio:
  • 2 coxas com sobrecoxas e um peito cortado em pedaços (sem pele)
  • 4 tomates italianos picados sem sementes
  • cebola, alho e salsinha picados a gosto
  • sal e pimenta a gosto
  • 1/2 xícara de água com um caldo de frango dissolvido (Good light)
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 1 colher de sopa de farinha para engrossar o recheio
Modo de Preparo

Para a Massa: bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogênea.

Para o Recheio: aqueça o óleo e coloque os pedaços de
frango e deixe dourar. Junte a cebola, o alho. Depois que fritar um pouco, junte os tomates picados, o caldo de frango e tampe a panela até cozinhar bem o frango (pode-se utilizar a panela de pressão, por 20 minutos). Tire todos os ossos, desfie o frango e engrosse um pouco com a farinha de trigo já dissolvida em água.

 
Montagem:

Em uma fôrma refratária untada e polvilhada com farinha
de trigo, coloque a metade da massa, cubra com todo o
recheio. Coloque o restante da massa por cima. Leve ao
forno pré-aquecido em temperatura moderada por 45 min.

Sirva fria ou morna.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Torta de Ricota da Nilza (minha mãe!!)

Torta de Ricota com Blueberries
Esta torta tem sabor de infância! Minha mãe aprendeu com a família alemã de meu pai e sempre tínhamos esta sobremesa em casa! Pode ser feita com passas, como é a receita tradicional, mas imaginei também com uma cobertura de frutas vermelhas, como um cheesecake, só que sem a base de biscoito! Na torta da foto ao lado, cobri com uma saborosa geléia de Blueberries!



  • 1 ricota média inteira
  • 1 lata de leite moça
  • 1 lata de leite
  • 4 gemas
  • 4 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • 4 claras em neve
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 100 gr de passas pretas, passadas na farinha de trigo (opcional)
Pré aqueça o forno a 180 graus.
Bata no liquidificador o leite condensado, o leite, as gemas e a ricota em pedaços.
Bata as claras em neve e acrescente o creme batido no liquidificador. Adicione a farinha de trigo e, por último, o fermento.
Coloque em forma untada e jogue por cima a uva passa envolvida em farinha de trigo.
Levar para assar até dourar a superfície e ficar firme por dentro.

domingo, 28 de novembro de 2010

Molho Bechamel

Molho Bechamel é o molho branco tradicional (feito com leite, manteiga e farinha) temperado com cebola, alho, noz moscada... Esta receita é do Livro de Técnicas do Cordon Bleu! É um molho básico para massas, lasanhas, carnes e o famoso "Croque Monsieur"... Leve, saboroso e fácil de fazer!



  • 300 ml de leite
  • 22 gr de manteiga
  • 22 gr de farinha de trigo
  • 1/2 cebola pequena em rodelas
  • 1/2 dente de alho
  • noz moscada a gosto
  • sal a gosto
  • pimenta do reino em grão (4)
Aqueça o leite com os temperos, cebola, alho, noz moscada, sal e pimenta.


Quando ferver, desligue o fogo e deixe tomar gosto por 10 minutos.

Aqueça uma panela e derreta a manteiga.


Acrescente a farinha de trigo e misture bem, deixando fritar um pouco.


Coe o leite e acrescente à manteiga e farinha, mexendo bem, para incorporar bem a farinha ao leite.


Ainda no fogo baixo, continue mexendo até engrossar. Caso empelote um pouco, passe novamente na peneira.

sábado, 27 de novembro de 2010

Molho a Bolonhesa

Este molho a bolonhesa é base para diversos pratos... Nhoque, Massas, Lasanhas... Aqui na foto está servido com um delicioso nhoque de batatas. E o importante é que é feito com tomates 100% frescos, mas não há o trabalho de tirar a pele de um por um! Esta receita dá para 4 pessoas!




  • 1 kg de tomates bem maduros (de preferência, italianos)
  • 1 cebola
  • 1 cenoura
  • 1 talo de salsão 
  • 2 dentes de alho
  • sal e pimenta do reino
  • folhas picadas de manjericão
  • 1 caldo de carne (Good light ou potinho da Knorr)
  • 1 folha de louro
  • 500 gr de carne moída de primeira
  • azeite para refogar
Pique bem a cebola, o salsão, o alho e a cenoura. Deixe refogar bem em um pouco de azeite. Junte os tomates cortados em 4 pedaços, com pele e sementes. Deixe cozinhar por uns 30 minutos, até os tomates desmancharem. Esfrie um pouco e bata tudo no liquidificador.

Refogue a  carne moída até secar todo o líquido. Junte o molho de tomate, o caldo de carne, sal e pimenta do reino. Deixe cozinhar por uns 40 minutos. Pique bem o manjericão, misture e sirva com a massa de sua preferência!

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

DESAFIO: Provar a receita de Torta di Nada - Bolo Toscano de Uvas Pretas - do Jamie Oliver

Foto do Livro A Itália de Jamie
Nada é uma mulher que o Jamie Oliver conheceu em sua viagem gastronômica pela Itália, na região da Toscana... E é para lá que estamos planejando uma viagem no ano que vem... Não vejo a hora... Quem sabe encontramos a tal da Nada, que possui uma pousada na Villa Petrolo... E ela é quem preparou esta receita de Bolo de Uvas Pretas, típica da região. As uvas normalmente utilizadas são as uvas fragola, pequenas e doces... dificílimas de achar por aqui. Que pena... Eu acabei comprando umas uvas pretas sem semente, um pouco maiores, com sabor semelhante a uva Thompson, chamadas Concord. A outra opção era fazer o bolo com blueberries, o que também deve ficar ótimo! Aliás, a foto do livro do Jamie Oliver é feita com blueberries e não com as uvas... 
A receita me intrigou muito pelos ingredientes... Além da uva preta, a receita também leva azeite e farinha integral... Quase desisti de usar a farinha integral, por achar que deixaria a massa muito pesada... Mas confiei no Jamie! rs.

Fiz metade da receita, o suficiente para um bolo pequeno (8 porções):
  • manteiga e papel manteiga para forrar a forma
  • 2 ovos grandes
  • 135 gr de açúcar
  • 90 gr de manteiga sem sal
  • 55 ml de azeite de oliva extravirgem
  • 75 ml de leite
  • 1/2 colher de essência de baunilha
  • 200 gr de farinha integral
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 pitadinha de sal
  • raspas das cascas de um limão e um laranja
  • 300 gr de uvas pretas (ou blueberries)
Aqueci o forno a 175 graus. Untei a forma com fundo removível com manteiga e forrei com o papel manteiga. Bati os ovos e o açúcar na batedeira por 3 minutos, depois acrescentei a manteiga derretida, o azeite, o leite e a baunilha. Misturei bem e adicionei a farinha peneirada, o fermento e o sal. Por último, as raspas de limão e laranja, mexendo com uma colher de pau. Esperei 10 minutos a farinha absorver bem o líquido.
Misturei uma parte (1/3) das uvas na massa, coloquei na forma e alisei bem. Assei por 15 minutos. Retirei a forma e coloquei cuidadosamente o restante das uvas, voltando ao forno por mais 45 minutos, até ficar bem assado e as uvas começarem a estourar.

Torta di Nada assando...

Esperei uns 10 minutos para esfriar e desenformei! Olha que lindo ficou!!

Torta di Nada decorada para o Natal!


Simplesmente deliciosa!!