quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Fritatta

A Fritatta é um tipo de omelete, de origem italiana, feita de ovos batidos e diversos ingredientes como legumes, cebola, linguiças, bacon... Pode ser feito diretamente na frigideira, parte na frigideira, parte no forno, ou diretamente no forno. Para mim, o jeito mais prático de fazer é diretamente em uma frigideira grande, de teflon, com o fogo baixo, virando-se com a ajuda de um prato para fritar do outro lado.
É um prato prático e rápido, que permite muitas variações!  Pode ser prato principal, quando acompanhado de salada ou como lanche! Use a criatividade!! Aqui, dou algumas sugestões para a sua frittata!

Fritatta de Batatas (para 4 porções)
  • 2 batatas grandes cortadas em fatias finas
  • 8 ovos
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • Queijo ralado a gosto
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 1 colher de sopa de salsinha picada
Cozinhe as batatas em água e sal por 15 minutos (para amolecer um pouco, mas não devem ficar muito moles). Aqueça uma frigideira com o azeite e coloque as batatas para fritar até ficarem levemente douradas. Bata bem os 8 ovos, misture o queijo ralado, tempere com sal e pimenta e junte à frigideira. Tampe a frigideira, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 5 minutos. Com a ajuda de um prato, vire a fritatta para que cozinhe do outro lado, por mais alguns minutos. Corte em 4 partes, decore com salsinha picada e sirva com salada.

Frittata de Legumes

Siga a mesma forma de preparo da Fritatta de Batatas, substituindo a batata por 1 cenoura em rodelas finas, 3 aspargos verdes cortados em pedaços pequenos, 1 talo de salsão picado.  

Fritatta de Cebola e Bacon

Frite 2 cebolas grandes em rodelas e 150 gr de bacon picado na frigideira até a cebola ficar levemente dourada. Junte os ovos (não utilize queijo ralado nesta receita) e deixe fritar por 5 minutos. Vire com a ajude de um prato e deixe fritar do outro lado. Corte em 4 pedaços e sirva com salada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário