domingo, 22 de abril de 2012

DESAFIO: Decorar a mesa para um almoço de domingo especial!

Uma decoração especial para um almoço de domingo!
Estava eu na Livraria Cultura outro dia, para comprar um presente de aniversário quando vi um livro sobre ideias de decoração para receber em casa. E era uma publicação da revista Casa e Comida, que eu adoro (e acompanho as reportagens sempre pela internet). E foi uma ótima aquisição, pois o livro é inspirador!! Mostra como é possível, com ideias simples, baratas e criativas, decorar a casa de uma forma muito especial para receber os amigos! Eu já havia falado aqui no blog sobre a importância da decoração nos eventos que fazemos em casa... Além de boa comida e boa bebida, a decoração dá o toque final de carinho pelos seus convidados!

Livro Receber com Charme, da Casa e Comida
 O almoço deste domingo era a ocasião perfeita para colocar em prática as dicas de decoração do livro! Os convidados eram as famílias de duas grandes amigas, a Nara e a Lili. E ainda iríamos comemorar o aniversário da Lili! Como haveria muitas crianças e teens (7 no total) e 5 adultos, pensei em um cardápio bem descontraído, que agradaria adultos e crianças: de entrada, Salada Caprese (alface, tomates cereja, mussarela de búfala, folhas de manjericão), Almôndegas ao Sugo com massa e Papardelli com Cogumelos Frescos, Tomilho e Limão Siciliano. De sobremesa, um Bolo Cuca de Maçã e Cupcakes de Chocolate! As bebidas deveriam ser frescas e saudáveis: chás (Hortelã com tangerina e Capim Limão com Gengibre) e sucos (Limão Siciliano com hortelã e Ades de Maçã) no lugar de refrigerantes. E, para os adultos, uma refrescante Sangria, perfeita para um almoço no jardim! Pensei em uma decoração bem colorida, com toalhas de chita, pratos diferentes, copos de plástico também coloridos e, no centro da mesa, um lindo arranjo de temperos frescos! Minha ideia até era colocar a mesa na grama, bem no meio do jardim! Mas meu marido me demoveu da ideia, depois de me fazer imaginar todos aqueles lindos pezinhos das crianças entrando e saindo de casa cheios de grama e terra (sem falar nas "bombinhas" que as cachorrinhas costumam deixar no gramado...rs)

Comprei duas peças de chita e cortei o tecido com tesoura serrilhada, formando 2 faixas para a mesa. Comprei os vasinhos de ervas frescas no Natural da Terra, a R$ 3,50 cada um (manjerona, manjericão roxo, hortelã, orégano e alecrim). Cada vasinho foi colocado em vasos brancos, que foram acomodados em uma bandeja de vime forrada com o tecido de chita. Os temperos (azeite, aceto balsâmico, sal e pimenta) foram acomodados em recipientes forrados com a chita também.

Para acomodar os sucos, forrei uma bandeja e recortei uns "tags" e escrevi os nomes dos sucos com canetinha colorida! Bricolagem total!! Que delícia voltar a ser criança!!

a mesa com chás e sucos

Os pratos coloridos (uma edição especial pintada a mão) foram acomodados em suplaits de vime redondos. Os talheres foram colocados dentro dos copos de plástico, juntamente com os guardanapos brancos, simulando uma "flor". O maior desafio foi colocar 12 lugares à mesa... apesar de um pouco "apertadinho", eu queria todo mundo sentado junto, como um típico almoço de domingo de antigamente!!


A mesa ficou linda! Colorida, alegre e perfumada pelas ervas frescas! Foi lindo ver a turma toda sentada à mesa! Em um determinado momento do almoço meu marido, que estava ao meu lado, me abraçou carinhosamente e sussurou no meu ouvido: "Está feliz, meu amor?" Olhei ao meu redor... meu filho, meus enteados, amigos muito queridos, um lindo jardim, todos apreciando a refeição que preparei com tanto carinho e meu amor ao meu lado, compartilhando este momento especial... Sussurei de volta... "Sim, meu amor... estou muito feliz... E meus olhos se encheram de água...
 
Alê, Ian, Luisa, Lili, Paula, Erik, Camila (Mimi), Marina, Nara, Rei e Gu (e eu tirando a foto! rs)