terça-feira, 2 de julho de 2013

DESAFIO: Premiar as melhores histórias do Concurso Cultural "O Desafiado agora é você"!!

Finalmente, o RESULTADO!!!!
Durante quase 1 mês, recebi lindas histórias e fotos dos "desafios" feitos pelas leitoras do blog! Umas me fizeram rir, outras, me emocionaram... Mas todas me transmitiram o imenso carinho que estas leitoras tem pelos Desafios Gastronômicos! E isso não tem preço!!

Mais uma vez, obrigada a todas que participaram! Minha vontade era premiar a todas, mas "combinado é combinado" e fui "obrigada" a escolher as três melhores histórias (não foi fácil, a disputa foi acirradíssima!!)

Para ser bem "transparente", defini alguns critérios e atribui notas (de 1 a 5) a cada um deles:


  • ADERÊNCIA: O quanto a história estava aderente às regras do Concurso (usar uma receita do blog, tirar foto, contar uma história interessante)
  • QUALIDADE DO TEXTO: Estruturação do texto, desenvolvimento e interesse da história
  • QUALIDADE DA FOTO: Produção, Luz, demonstração do resultado do prato e do passo a passo
  • CRIATIVIDADE: O quanto a leitora deu um "toque pessoal" ou criativo ao Desafio original
  • COMPLEXIDADE: o quanto a receita era realmente desafiadora
  • DEDICAÇÃO: o quanto a leitora se empenhou para executar o desafio e participar d

Além das notas atribuídas por mim, todos os textos (sem a identificação das autoras) também foram avaliados por uma professora e excelente escritora (minha mãe!!!! rs). A nota final foi a média entre as duas notas!

Bom, depois de tanta explicação, vamos ao que interessa!! O resultado!!

Em terceiro lugar, com o Desafio "Conseguir fazer a Torta de Chocolate do Jamie Oliver com duas crianças pequenas", de Bruna Bem Haja, baseado no post "Torta de Chocolate do Jamie Oliver, a pedido da Marina":

Acordei cedo para começar a preparar os ingredientes pois a Torta era pedido especial do meu pai que ia me visitar no final da tarde junto de meus avós. Logo que acordei, a Isabella (1 ano e 9 meses) também acordou, enquanto eu ia preparando as coisas na cozinha ela ficava atrás de mim pedindo "Tete" (mamadeira) ...Eu tive que subir no mercado da minha mãe para pesar os ingredientes porque eu não tenho balança e lá no mercado tem... Ingredientes separados para o preparo da massa :-125 gramas de manteiga;-100 gramas de açúcar de confeiteiro;-1 pitada de sal;-250 gramas de farinha de trigo;-2 gemas de ovos;-2 colheres de sopa de leite frio.Fiz a massa na mão mesmo, primeiro misturei todos os ingredientes secos, depois o resto dos ingredientes,a massa tinha ficado um pouco seca e então joguei um pouquinho mais de leite, rapidinho a massa incorporou e desgrudou da mão... Coloquei na geladeira para descansar por 1 hora. Enquanto isso fui amamentar a Alice (3 meses) que não parava de chorar. Passado 1 hora peguei a massa abri com um rolo e passei para uma forma de fundo removível e só fui acertando a massa na forma, como minha forma era grande (30 cm), só deu para fazer uma torta. Retornei a massa a geladeira por mais 1 hora. Deixei o forno pré aquecido a 180 º e levei a massa para assar, levou cerca de 40 minutos para ficar bem douradinha... Toda hora eu e a Isa ia lá olhar para ver se já estava boa. Assim que ficou pronta , tirei a massa do forno e deixei esfriando, e então comecei a preparar o recheio:-315 ml de creme de leite; -2 colheres de sopa de açúcar refinado;-1 pitada de sal;-115 gramas de manteiga amolecida;-455 gramas de chocolate picado (usei só chocolate ao leite);-100 ml de leite.Coloquei o creme de leite, o sal e o açúcar na panela e esperei ferver , logo que ferveu joguei o chocolate e a manteiga, mexi bem até derreter tudo. Não joguei o leite para que o recheio ficasse mais firme... Logo joguei o recheio na massa e como meu pai já tinha ligado falando que já estava chegando, coloquei a torta no congelador para ver se esfriava logo e o recheio endurecia...Depois de 2 horas no congelador tirei a torta e estava linda, o recheio ficou bem firme, todos adoraram, final do dia não sobrou nem um pedacinho para contar história..E meu pai já pediu para eu fazer 2 tortas para a festa do meu aniversário... PS:da próxima vez vou dar uma untadinha na forma pois a torta ficou bem grudada no centro da forma.. 

Em segundo lugar, com o Desafio "Fazer um Crumble de Frutas Vermelhas tão bonito como o seu", escrito por Sueli Gomes, baseado no post: "Fazer um Crumble de Frutas Vermelhas":

Ah, essas berries!!! Sempre fui louca por elas! Nem sei quantas vezes fiquei de castigo por pular o muro do terreno do vizinho para pegar amoras. Seus galhos carregadinhos de frutas doces e suculentas que o vizinho nunca colhia e acabavam apodrecendo no chão. Das framboesas e mertilos só conhecia de fotos do Google. Este ano, em abril, vim para os USA com meu marido para ficar 6 meses. Meus olhos e meu paladar se deliciaram com todas essas maravilhosas frutinhas. Alguns dias atrás, passeando pela Internet, achei o seu site. Maravilhoso! Fiquei apaixonada por ele (e, por que não dizer, viciada nele). Procurei uma receita para meu desafio e, de cara, vi que não poderia ser outra que não fosse o Crumble de Frutas Vermelhas. Lista de compras na mão, lá fui eu para o supermercado atrás de todos os ingredientes.Compras feitas e vim toda animada para preparar uma sobremesa especial para o maridão. Resisti, heroicamente, o desejo de comer as frutinhas (apenas uma aqui, outra ali, só para saber se estavam doces).
Então, começou meu maior desafio: meu apartamento é provisório e tenho pouquíssimos itens na cozinha. Medidor em xícaras, nem pensar - aí, foi tudo de “olho”. Também não tinha processador e coloquei, literalmente, mãos à obra! A farofa ficou com uma consistência boa e o gosto também estava muito bom.
Cobri todas as frutas e levei ao forno. Enquanto ela assava, preparei um jantar especial, para ficar à altura da sobremesa: linguine com molho de queijo brie, manjericão e tomates.

Meu marido comeu e repetiu a torta. Achou deliciosa! Ele preferiu comê-la com creme de leite e eu, com sorvete. As duas maneiras ficaram divinas! O azedinho das frutas, misturado com o crocante da cobertura ficou muito, muito bom!! Já foi para o meu caderno de receitas com destaque especial. Sei que não ficou tão bonita como a sua, mas o gosto estava incrível! Obrigada pela oportunidade de aprender receitas diferentes e vibrar com os resultados.

E, em primeiro lugar, com o Desafio "Jantar para as amigas", baseado nos Desafios "Harmonizar queijos e frutas com espumante" e "Imitar a Batata Gratinada com Funghi Secchi do Restaurante Viena", a leitora Patricia Karen de Lima! 

Sigo o Blog a um bom tempo, mas nunca tive coragem para testar nenhuma das receitas, nunca me achei à altura para conseguir os resultados das fotos lindas e saborosas postadas pela querida Bia. Mas um Desafio maior estava a caminho, um jantar anual para seis amigas queridas, no ano passado fomos a um restaurante comum e este ano queria algo mais intimo e pessoal para nosso encontro. Vinha namorando o site a um tempão, arriscando uma olhadela aqui, outra acolá e pensava: Será que terei coragem!!!  Comecei a elaborar um cardápio fácil, pois como disse nunca havia preparado nada muito elaborado, queria impressionar, não queria errar, enfim vários pontos para me fazer desistir, eis que um dia abro o blog e vejo o Desafio me Desafiando, e eu como uma boa sagitariana que odeio ser desafiada tomei para mim como pessoal e fui em frente, aí era sério tinha que enfrentar meu medo e preparar não um, mas dois pratos maravilhosos deste site tão gostoso. Decidi fazer um jantar vermelho e prata e esta foi a mesa que montei para minhas convidadas: 

 
Decidi primeiramente pela opção de Queijos e Frutas no palito, que além de ficarem lindos me pareceram bem saborosos. Optei pelas seguintes combinações: ·         Cereja com Gouda·         Damasco com Brie·         Uva Thompson com Camembert·         Morango com Gruyere Dispus todos os petiscos num prato de bolos com pedestal tomando o cuidado para não deixar todas as cores juntas, minhas convidadas amaram e se sentiram super especiais, não sobrou um único espeto para contar historia. Veja: 

 
Optei por uma boa salada verde com queijos e kiwi, arroz branco e um salmão com alcaparras de minha autoria, mas a estrela da noite foi a receita escolhida tão cuidadosamente no site: Batatas Gratinadas com Funghi Secchi. 


E ai começou a minha saga na cozinha. O passo a passo esta muito bem explicado, porém se posso dar um único depoimento aqui o ponto da batata ficou um pouco duro então para uma pessoa como eu iniciando fica muito difícil saber quando esta crua e quando se cozeu demais, de resto foi de comer de joelhos, um desbunde esta receita, recomendadissima. Super fácil de preparar e todas as convidadas aprovaram apesar do ponto ao dente demais para o meu gosto. Segue as fotos do antes, durante e depois da batata gratinada. Pronta para ir ao forno gratinar: 

Pronta para servir e o que sobrou: 

Como sobremesa fiz um pavê de chocolate e nozes que somente fotografei após as mulheres o terem atacado, risos, será que elas aprovaram também?

Alem disto tinha água aromatizada com carambolas e hortelã que estava muito refrescante e gostosa, bolo de fubá com café e chá de hortelã, enfim foi uma orgia gastronômica. Todas se divertiram muito e eu fui relaxando e aproveitando também.
Montar um jantar não é fácil, afinal são tantos detalhes a se pensar que eu tinha certeza que não daria conta anda bem que li muitas vezes o blog, virei ele do avesso e achei isto olha:



Deu tempo ate de fazer isto aqui:

Foi uma experiência incrível, eu amei o desafio, espero que vocês gostem também!!!


Patricia, Sueli, Bruna e todas as leitoras do blog que participaram... Muito obrigada, do fundo do meu coração! Vocês são a inspiração para estes e para muitos desafios que ainda virão!! E que vocês continuem sempre se desafiando, evoluindo, aprendendo coisas novas! Afinal, a cada dia que passa, somos mais inteligentes que ontem!! E esta é a beleza de se viver!!!! Bon Appetit a todas!!

Beijo grande, Bia