sexta-feira, 11 de maio de 2012

DESAFIO: Fazer um Bolo sem colesterol, com baixas calorias, mas que seja gostoso!

Bolo Branco Light
Ok, vou concordar com vocês que este desafio parece quase impossível... Sem colesterol, com baixa calorias e ainda por cima gostoso?? Como abrir mão da combinação "açúcar, manteiga e gemas" que é a base dos doces mais deliciosos do mundo como o Créme Brullée, a Torta Mil Folhas ou o Quindim?

Quando pensei em fazer um bolo com baixo colesterol, o primeiro ingrediente eliminado deveriam ser as gemas... E o açúcar, vilão das calorias, também deveria "sumir" ou, no mínimo, ser bem reduzido... Pensei em provar o açúcar light da União como substituto... A tradicional manteiga seria substituida pela margarina light e o leite, por sua versão desnatada...

Mas será que eu encontraria um bolo sem gemas? Recorri à Minha "amiga" Helena Sangirardi, que descobri hoje também ter sido amiga de Vinícius de Moraes, que a mencionou em sua Receita poética (ou poesia de receita...) da Feijoada à sua moda! Helena é autora de um livro que me acompanha há 20 anos e que surpreende pela quantidade e qualidade das receitas: A "Nova" Alegria de Cozinhar!! Quer preparar um faisão? Tem receita lá! Que preparar uma paca? Tem! Ou precisa de uma receita de Pavlova? Tem também!! São milhares de receitas!


E lá encontrei a receita de um Bolo Branco que, para garantir sua coloração "pálida", abriu mão das tradicionais gemas!! Era exatamente o que eu estava procurando!



As adaptações que fiz (açúcar light, margarina light e leite desnatado) contribuiram para reduzir o colesterol e as calorias! No caso do açúcar light, um cuidado: você precisa colocar metade da quantidade indicada na receita! Também omiti o recheio... Mas depois me arrependi... Vejam o final do post... RS

Bolo Branco Light

  • 3 claras batidas em neve
  • 1 xícara de açúcar light (ou 2 xícaras de açúcar normal)
  • 1/2 xícara de margarina light
  • 1 xícara de leite desnatado
  • 1 colher de chá de baunilha
  • 1 pitada de sal
  • 4 colheres de chá de fermento
  • geléia diet para acompanhar
Primeiro, bata as claras em neve e reserve. Aqueça o forno a 180 graus. Na batedeira, bata a margarina e o açucar light. Peneire a farinha de trigo e vá juntando à batedeira com o sal, alternando com o o leite. Junte o fermento, a baunilha e as claras em neve, misturando tudo delicadamente. Coloque em forma de bolo com buraco no meio, untada com margarina e farinha. Coloque para assar por 40 minutos, ou até ficar douradinha a superfície.

Deixe esfriar e desenforme!


O bolo cresceu muito e ficou lindo! Não aguentei de curiosidade e cortei um pedaço! Gente, cadê o sabor do bolo??? Foi embora junto com o colesterol e as calorias!! rs


 Resolvi provar um pedaço com um pouco de geléia diet como cobertura... Já melhorou muito!!
Mas gostoso mesmo ficou quando não resisti e coloquei uma bela colherada de Nutella no Bolo Branco!! Adeus versão "light"!!!!

Bolo Branco não tão light... com Nutella!!
Bón Appetit!!!