terça-feira, 26 de junho de 2012

DESAFIO: Usar um Creme de Leite fresco que azedou na geladeira!!

Frango ao Creme Azedo (Nigella)
Creme de Leite fresco é sempre um drama! Já cansei de sair correndo para o supermercado para comprar outro creme de leite porque o que estava na geladeira, NA DATA DE VALIDADE, azedou!
Mas, desta vez, eu bobeei e comprei o creme com a data de validade muito próxima! Quando fui usar, na esperança que ninguém tivesse contado a ele que estava vencido (só um diazinho... e ainda era no começo do dia, ou seja, ele estava vencido só há algumas horas...), obviamente o bicho estava grosso e azedo... Eu estava prestes a jogar tudo no lixo, pensando na dificuldade que eu tive em fazer creme de leite azedo para uma receita da Nigella (Frango ao Creme) usando leite integral e limão (que não azedou nem a pau...) e que agora o creme azedou tão fácil, tive uma luz!! Vamos fazer o Frango ao Creme Azedo da Nigella!! Agora eu tenho um lindo "buttermilk" na minha geladeira!! Como já dizia o amigo de toda cozinheira, Lavoisier, na natureza nada se perde, tudo se transforma!!!

Foto do livro da Nigella
A receita é muito fácil: faz-se uma marinada com creme de leite azedo, temperos, óleo e mel (ou maple syrup como é a receita original, ou melaço, para dar um toque brasileiro à receita inglesa...rs), deixa-se o frango tomar gosto por uns 45 minutos fora da geladeira, depois forno! Além do mel do engenho, fiz outra adaptação na receita: usei sobrecoxa e tirei a pele! A Nigella adora uma gordurinha nas receitas dela!!

Frango ao Creme Azedo (Nigella)

  • 12 sobrecoxas de frango (sem pele)
  • 500ml de buttermilk ou creme de leite azedo
  • 60 ml de óleo
  • 1 colher de sopa de mel ou melaço ou maple syrup
  • 1 colher de sopa de sal
  • 1 colher de chá de pimenta do reino moída na hora
  • 1 colher de chá de cominho em pó
  • 2 dentes de alho amassados
  • 2 colheres de sopa de azeite
Ingredientes do Frango ao Creme Azedo

Coloque as sobrecoxas para marinar no creme de leite azedo, óleo, melaço, sal, pimenta do reino, cominho e o alho amassado. Deixe fora da geladeira por 45 minutos. Aqueça o forno a 220 graus, forre uma forma com papel alumínio, coloque as sobrecoxas e despreze a marinada em excesso. Jogue o azeite por cima e asse por 45 minutos a 1 hora, até o frango ficar bem macio e dourado!

O frango marinando...

O frango na assadeira...

O frango assando no forno...

Ficou muito macio, com uma casquinha crocante! Uma delícia! E, a partir de agora, o creme de leite pode até azedar que eu vou ficar feliz!! Bón Appetit!!

O Frango ao Creme Azedo prontinho!!