sábado, 27 de julho de 2013

DESAFIO: Degustar os "cafés do Brasil" da Melitta em Campos do Jordão!



Passar alguns dias em Campos do Jordão na temporada de julho já é tradição das férias da nossa família... Embora a cidade fique lotada e o trânsito fique tão ruim quanto o de São Paulo (acho que a paulistada não quer sentir saudades de casa, então sai todo mundo de carro prá ficar "travado" no centrinho de Campos... rs), nós já desenvolvemos técnicas para escapar destes incômodos comuns em cidades turísticas na temporada... Uma delas é ir à pé para a cidade... A outra é aproveitar os espaços e restaurantes nos dias de semana, e não no final de semana, quando há filas de espera para tudo!! E são muitos os espaços montados especialmente para a temporada, tornando a cidade ainda mais festiva e atrativa! O Centrinho fica cheio de gente elegante, com seus casacos de couro, gorros de pele, luvas que ficaram o ano todo esperando para aparecer neste momento! Afinal, morando no Brasil, temos poucas oportunidades de desfilar nossas roupas de inverno pesado! E Campos em julho é uma destas oportunidades!

Um dos meus espaços preferidos na temporada é o Espaço Veja São Paulo... Localizado ao lado do Tênis Clube, em uma propriedade grande e arborizada, possui atrações como cinema (patrocinado pelo Santander), restaurantes (este ano era da "Petybon"), atividades "radicais" como arborismo e tirolesa, um pequeno teatro para shows e peças, espaço para recreação infantil e os estandes de marcas como Polenghi, Melitta, Air Pick, etc...

E foi no estande da Melitta que conheci e degustei a nova linha de cafés "Regiões Brasileiras". Já havia visto no supermercado, mas nunca havia me interessado... Normalmente gosto de comprar os cafés de melhor qualidade, com grãos selecionados, 100% arábica... O meu preferido sempre foi o "Brazilian Santos" da Café do Ponto, mas não consigo mais encontrá-lo nos supermercados!!

Por isso, também, me interessei pela degustação dos novos sabores da Melitta, baseados em 3 regiões produtoras de café: Cerrado, Mogiana e Sul de Minas.

Os cafés são de primeira qualidade (e, portanto, não são baratos: comprei o Cerrado de 250 gramas por R$ 7,00, preço de 1 kg dos cafés "normais"). O mais suave, com notas de chocolate (e, portanto, o meu preferido), é o Cerrado. Depois, vem o café da região Mogiana (interior de São Paulo, próximo a Minas Gerais), um pouco mais encorpado que o Cerrado, seguido pelo Sul de Minas, perfeito para quem gosta de um café mais forte e encorpado...


Os cafés eram preparados da forma tradicional, com coador de papel e podiam ser servidos puros (a recomendação era que o primeiro gole fosse "sem adoçar", para sentir melhor o sabor dos grãos...). Eu acabei conseguindo tomar o café puro, embora ainda não esteja 100% acostumada com isso... Ainda me sinto tentada a colocar um saquinho de adoçante... Mas meu lado "gourmet" sabe que eu preciso saber apreciar um café sem adoçá-lo!!!


Mas a novidade ficou por conta das variações feitas com café coado... Capucchino, com café, leite, espuma de leite e chocolate em pó, o Moka, com café, leite e pedacinhos de chocolate e o Café com Paçoquinha, o que mais me agradou!! Segue a receita para vocês fazerem em casa! É diferente e muito bom!!

E parabéns a Melitta pelo estande caprichado, pelos atendentes educados e pelos cafés de primeira qualidade! Foi uma forma muito interessante de divulgar a marca e os produtos! Para quem quiser saber mais detalhes sobre cada tipo de café, acesse o site da Melitta!

Café com Paçoquinha (1 xícara grande)


  • 1/2 xícara de café coado quente
  • 1/2 xícara de leite quente
  • 1 paçoquinha tipo "rolha"
  • 1 colher de sopa de doce de leite
  • espuma de leite para finalizar


Esfarele a paçoquinha e misture com o doce de leite. Coloque o café em uma xícara grande e distribua a mistura de paçoquinha por toda a borda. Complete com o leite quente e finalize com a espuma de leite. Na hora de tomar, misture a paçoquinha com o café e o leite e se delicie!!! Bon Appetit!!

Bia em Campos do Jordão!!