terça-feira, 20 de dezembro de 2011

DESAFIO: Reviver uma sobremesa meio esquecida no tempo... o Pavê!!

Pavê Delícia de Abacaxi
Vocês se lembram da "moda" dos pavês? Não havia almoço de família que não tivesse esta sobremesa, com biscoitos umedecidos, cremes feitos de leite condensado e creme de leite, recheios de todos os tipos, coberturas, bem geladinha... Sempre feita em travessas transparentes, para podermos apreciar todas as suas camadas! E a diversão dos engraçadinhos era falar: "É pavê, não é prá comê!!"


Pavê Tradicional
Nos programas de culinária de antigamente, sempre aparecia uma receita nova... Era pavê de côco, de amendoim, de chocolate, de frutas frescas, frutas em calda... Em casa, o tradicional era o Pavê de Creme e Côco, já devidamente registrado aqui no blog! Se você "googar" pavê, vão aparecer 30 milhões de resultados de imagens!! É pavê que não acaba mais!!   Acho que o sucesso do pavê veio da sua facilidade de execução e da versatilidade das receitas... Até a mais inexperiente dona de casa era capaz de preparar diversas camadas de biscoito e creme, sem muito o que errar ou sem precisar de muita habilidade nas artes culinárias...

Pavê Bicolor de Bombom

Apesar de tão famoso, eu não conhecia a sua origem... Fui pesquisar e descobri que o pavê é uma sobremesa de origem francesa, cuja palavra significa "pavimentar" ou "calçar"... Isso mesmo!! Fazer um pavê é como montar as várias camadas de uma pavimentação!!

Mas aconteceu com o pavê o mesmo que aconteceu com o pobre strogonoff... Ambos sofreram de super exposição gastronômica... E o mundo "fashion" acabou enjoando deles!! Aí, caíram em desgraça... Acabaram-se os convites para os almoços de família, jantares de amigos... Até porque os almoços de família hoje são em restaurantes, churrascarias e os amigos se encontram nos barzinhos... E acabam pedindo sobremesas como "Tiramisú", "Torta Holandesa", "Torta Alemã"... Mas é tudo variação do mesmo tema, viu, gente???

Por isso, estou lançando a campanha das "Receitas Vintage": do Brega ao Fashion! rs Já fiz as Batatinhas Vinagrete com Molho de Tangerina, a releitura da Carne Louca, servida em mini pãezinhos, um Pudim de Pão repaginado... E estou preparando um almoço de Natal totalmente "vintage"! Aguardem!! Vem muito mais por aí!

Já adiantando as novidades, uma das receitas que não vai faltar no meu almoço "Vintage" é o Pavê (que vai fazer dupla com outra sobremesa totalmente esquecida: a Gelatina Colorida!).

Procurei uma receita que fosse muito tradicional e caseira. E encontrei esta no livro "Segredos de uma banqueteira" da Monica Djacz: "Delícia de Abacaxi da Mammy", que também "ressuscita" mais um ingrediente esquecido na gastronomia atual: o abacaxi em calda!

Embora a "mammy" aqui fosse a da Mônica, esta receita simboliza todas as receitas de pavê de nossas mães, avós e tias! Viva o pavê! Pavê é prá comê!!

Pavê Delícia de Abacaxi
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite
  • 750 ml de leite
  • 4 colheres de sopa de maisena
  • 1 lata de abacaxi em calda
  • 2 pacotes de biscoito champagne
  • 400 gr de chantilly
  • 100 gr de côco ralado (opcional)
Ferva o leite condensado, o creme de leite e metade do leite. Misture o restante do leite com a maisena até dissolver bem. Acrescente à mistura no fogo e vá mexendo até engrossar.



Pique o abacaxi em quadradinhos e coloque no creme ainda quente. Deixe esfriar bem.




Molhe os biscoitos na calda do abacaxi e forre o fundo e a lateral de uma forma transparente (é claro!!). Coloque o creme de abacaxi e cubra com o chantilly. Salpique o côco ralado (se quiser).




Deixe gelar por duas horas na geladeira. Não coloquei o côco ralado porque as crianças aqui em casa não curtem muito... Também não caprichei muito no visual... Da próxima vez, farei porções individuais, o que, certamente, deixa o pavê mais charmoso!

Como vocês devem ter notado, não há fotos do "interior" do doce, depois de servir as primeiras colheradas... Mas há uma explicação bem razoável para isso!! Estava tão gostoso que nem lembramos de foto, de blog, de post... Viva o pavê!! Bón Appetit!!

Pavê Delícia de Abacaxi
P.S.: Lembram que eu disse que iria tentar fazer uma versão com o "visual mais caprichado", em forminhas individuais?? Pois é! Fiz no almoço de Natal, em ramequins, com decoração de chantilly e côco fresco por cima! Lindo, lindo, lindo! Ah! E desta vez deu tempo de fotografar a "colherada", para mostrar as camadas internas!

Pavezinho Delícia de Abacaxi