domingo, 12 de junho de 2011

DESAFIO: Preparar a mais portuguesa das sopas, o Caldo Verde!

Caldo Verde
Segundo o Wikipedia, o Caldo Verde é a mais portuguesa das sopas. É feita com batatas, linguiça defumada e couve picada bem fininha... E para servir, a tradição portuguesa pede um pote de barro, um filete de azeite extra virgem e uma fatia de broa de milho!

Em um texto legitimamente português, onde é possível verificar a diferença das nossas línguas, apesar de ambas serem chamadas de "português", o autor demonstra a preocupação com a "banalização" do Caldo Verde em Lisboa, que passou a ser servido nos "restaurantezinhos" como um caldo ralo de batatas, com alguns fios de couve cozidos em demasia, e que, portanto, perderam totalmente a cor e a textura... Vale a pena ler!

O Caldo Verde legítimo deve  ser feito com linguiça portuguesa, couve picada bem fininha (em máquinas de picar, como aparece no texto português) e ser engrossado com o purê de batatas! Segui estas regras importantes na receita que preparei! Só exagerei um pouco na quantidade da couve... rs... Coloquei um maço inteiro e foi demais! Meio maço está ótimo!!

Caldo Verde
  • 2 batatas médias cortadas em cubinhos
  • 2 litros de caldo de legumes
  • 2 linguiças paio ou portuguesa cortadas em rodelas
  • 1 cebola picada
  • 1/2 maço de couve picada bem fininha
  • sal a gosto
  • um filete de azeite extra virgem em cada prato
Em uma caçarola, frite as linguiças até dourarem bem. Acrescente a cebola picada e deixe fritar mais. Reserve.


Na mesma panela, coloque o caldo de legumes e as batatas para cozinhar. Cozinhe por 20 minutos, ou até estarem macias. Enquanto isso, pique a couve:


Retire os pedaços de batata e passe-os em uma peneira ou no espremedor de batatas.


Volte o purê de batatas ao caldo de legumes, acrescente as linguiças com cebola e deixe cozinhar por uns 10 minutos. Coloque a couve picada e cozinhe por apenas 5 minutos. Sirva bem quente, com um filete de azeite e com broa de milho!

Caldo Verde