sexta-feira, 20 de abril de 2012

DESAFIO: Voltar às origens preparando um Bolo Cuca ou Streuzelkuchen!

Bolo Cuca de Blueberries
Três caixas de blueberries frescos na geladeira dando "sopa"! Quer desafio mais delicioso que este? Pensei em várias opções: Cheesecake, Bolo Toscano do Jamie Oliver, Torta Frangipane... Mas eu queria testar uma receita nova! Senão não é desafio, não é mesmo??

Pesquisa daqui, pesquisa dali, lembrei-me de ter visto, no Mercadão de Santo Amaro, umas bandeijinhas de Bolo Cuca com Frutas Vermelhas... Para quem não conhece, o Bolo Cuca é um bolo típico alemão, chamado de Streuzelkuchen, que tem como característica uma massa de bolo tradicional coberta por uma farofa crocante! Os mais incrementados levam frutas também, como maçãs, bananas, frutas vermelhas... E eu, apesar de ser filha de alemães, não tinha um Bolo Cuca no meu blog!! Que absurdo!!! Mas, tenho uma boa desculpa: toda minha experiência culinária vem da minha mãe, neta de portugueses... O lado alemão, a família do meu pai, apesar de ter 4 tias, uma avó e várias primas, ninguém era muito chegado nas prendas domésticas, muito menos em ficar na cozinha fazendo bolo!!! rs

Encontrei várias receitas na internet e nos livros de receita de casa... Todas com o mesmo princípio (massa básica + cobertura crocante), mas gostei muito de uma que encontrei na Receitas na Net, no blog As Receitas Favoritas do Formigão.
  
Prá variar, fiz algumas alterações... Coloquei mais blueberry do que a receita pedia (fruta nunca é demais) e utilizei uma forma redonda de fundo removível, que eu uma cara de "torta" ao bolo! Ficou espetacular! Cresceu absurdamente!!

Bolo Cuca de Blueberries (Blaubeeren Streuzelkuchen)

Para a massa
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de açúcar
  • 2 colheres de sopa de fermento
  • 1 colher de chá de sal
  • 2 colheres de chá de canela
  • 1 xícara de leite
  • 2 ovos
  • 2 colheres de chá de essência de baunilha
  • 1/4 xícara de manteiga derretida

Para o recheio
  • 300 gr de mirtilos (ou blueberries) frescos ou congelados

Para a cobertura (farofa)
  • 1/2 xícara de farinha
  • 1/4 xícara de açúcar
  • 1/4 xícara de manteiga gelada
Aqueça o forno a 180 graus. Prepare a massa peneirando todos os ingredientes secos (farinha, açúcar, fermento, sal e canela). Misture o leite, os ovos, a baunilha e a manteiga. Junte os ingredientes secos e misture bem (eu usei a batedeira para misturar melhor).

Unte uma forma redonda com fundo removível com margarina e farinha. Coloque a massa, cubra com os blueberries e, polvilhe a farofa por cima.


Leve ao forno e deixe assar por uns 30 a 40 minutos, até ficar bem dourado e as frutas estourarem!


No quesito "beleza", o bolo estava certamente aprovado... No quesito "sabor" também, Alê e eu adoramos... Agora, a avaliação do quesito "genuinidade" não era tão simples... Tive que chamar um alemão genuíno também (embora todos digam que ele parece mais um português e até o nome o povo mudou... De Freitag (pronuncia-se fraitag em alemão), virou "Freitas"...rs): meu pai!!  Convidei-o para jantar (com minha mãe, é claro) por puro interesse! Interesse de ouvir sua opinião sobre o tal Bolo! Fiz questão de aquecer levemente no forno, para recuperar a crocância da cobertura e a maciez da massa e servi o primeiro pedaço... Nada... nenhum comentário! Ele me olhou muito sério e disse: Preciso provar um segundo pedaço para ter certeza.... (kkkkkk... este meu pai, de bobo, não tem nada!). Depois desta aprovação tácita, veio a explícita! Ele disse que o bolo era totalmente "alemão" e lembrava muito os bolos que alguém da família fazia (só não se lembra quem... rs)... Mas o bolo era feito com uvas pretas! Com caroço e tudo!!

E assim, termina mais um desafio!! Bón Appetit! Ou melhor, neste caso, Guten Appetit!!

Bolo Cuca de Blueberries