sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

DESAFIO: Preparar lindas Cocadas Cremosas!

Depois de um curso de confeitaria que fiz, voltei para casa com um enorme desafio... Testar, em casa, TODAS as receitas que aprendemos lá!! E foram mais de 30!! Algumas receitas exigem utensílios especiais, como o bolo na forma de "calha" ou a "flexipan" para fazer os Bavaroises... Algumas já foram feitas e viraram posts aqui do blog... Pudim de Leite sem Furinhos, Petit Gateau para os teens, Tortinhas Francesas de Limão, Pain Perdu com Creme Confeiteiro e Coulis de Framboesa...

Hoje o desafio é fazer as Cocadas Cremosas... Nós as fizemos no último dia do Curso, no bloco de Doces Brasileiros... E (excepcionalmente) pudemos levar algumas para casa... Eu estava toda orgulhosa das minhas cocadas, feitas em formato de quenelles e gratinadas levemente no forno... Deliciosas!! Arrumei os docinhos em um prato para servi-los como sobremesa do jantar daquela noite... E deixei-as na mesa da cozinha...

Quando voltei, a surpresa!! Minha linda cadelinha Leona havia escapado para a cozinha, subido na mesa e comido todas as cocadas!! Olhem a cara da infeliz (ou "feliz", dependendo do ponto de vista... rs):


Bom, realmente não dá para culpar a Leona... quem resistiria àquelas cocadinhas cremosas?? Vamos então a esta receita fácil e super charmosa, com um toque "da nossa terra": côco ralado fresco (comprei no Natural da Terra) e nosso amado Leite Condensado!


Quenelles Gratinadas de Cocada Cremosa
(cerca de 30 cocadas)
  • 3 gemas peneiradas
  • 250 gr de côco ralado fresco
  • 1 lata de leite condensado
  • 125 ml de leite
Misture as gemas, o côco, o leite condensado e o leite e deixe descansar por 15 minutos, para o côco absorver bem o líquido:


Leve ao fogo baixo e continue mexendo até soltar do fundo, em ponto de brigadeiro:


Espere esfriar e faça pequenas quenelles com o auxílio de duas colheres de sobremesa (com se costuma fazer bolinho de bacalhau, sabe??). Disponha as cocadas em uma forma forrada de papel manteiga e leve para gratinar (preferencialmente em forno com grill superior).




Ficou lindo, não ficou? E é muito gostosa! Impossível comer uma só!! Difícil até esperar esfriar para provar!! Que o diga a Dona Leona!!

Quenelles Gratinadas de Cocada Cremosa