terça-feira, 12 de outubro de 2010

DESAFIO: Impressionar meu pai e minha mãe com um jantar delicioso!

Minha mãe é uma grande cozinheira... Aprendi muito do que eu sei com ela... Rapidez e capricho, duas características quase antagônicas em uma cozinheira, são qualidades da minha mãe! Foram muitos anos de prática, cozinhando para a família todos os dias!

E meu pai adora comer! Dá gosto cozinhar para ele!! Elogia, repete, elogia de novo... Além dos meus pais, estariam no jantar a família toda! Alê, meu grande incentivador, meus enteados Ian e Marina e meu filhão Erik. Sete à mesa!!

Meus pais estão acompanhando meus desafios gastronômicos, já participaram de um, o Desafio do Ossobuco. Mas eu estou evoluindo na Gastronomia, testando novas receitas, aprendendo um pouco a cada dia... Queria mostrar a eles a minha massa caseira, que já estou "tirando de letra" (só neste feriadão do Dia da Criança, fiz talharini duas vezes!!).

Para acompanhar a massa, decidi fazer uma Carne ao Vinho, receita do Saul Galvão que recortei do Estadão a muito tempo atrás... A carne deve ser colocada no vinho para marinar no dia anterior, depois é cozida por 2 horas em fogo baixo... Parecia muito bom! E de entrada, a Salada Colorida, que as kids adoram, porque é tudo picadinho!

Comecei marinando a carne no dia anterior:

Marinada da carne ao vinho:
  • 1 kg de miolo de alcatra (pode ser picanha também)
  • 1 talo de salão
  • 1 talo de aipo
  • 1 cebola
  • 1 cenoura
  • 2 folhas de louro
  • 5 pimentas do reino inteiras
  • 1 garrafa de vinho tinto 
Piquei todos os talos, coloquei em um pote com tampa a carne, todos os temperos e o vinho. Coloquei na geladeira até o dia seguinte.

Umas 3 horas antes do jantar, preparei a massa:
  • 600gr de farinha Renata
  • 6 ovos grandes ou 7 pequenos
Amassei a farinha e os ovos até formar uma bola... tem que fazer força, muita força... Benditas sejam as Mamas Italianas, que saúde elas têm!!). Coloquei em um saco plástico e deixei na geladeira, descansando por, no mínimo, 1 hora.

Comecei o preparo da carne: Enxuguei bem a carne, coloquei sal e pimenta e passei na farinha de trigo. Aqueci a caçarola com óleo e manteiga e fritei bem a carne por todos os lados. Aqueci uma concha de conhaque e flambei a carne. Juntei o restante da marinada, deixei ferver e abaixei o fogo. Ficou cozinhando em panela tampada por quase 2 horas.

Preparei os complementos: champignon paris e cebolinhas inteiras sautée. Fritei na manteiga até dourar. No caso das cebolinhas, além de fritar, deixei cozinhar um pouco em caldo de carne, até ficarem macias.

Comecei a preparar os talharinis. Dividi a massa em 6 partes e comecei a abrir cada uma delas... 3 vezes na espessura maior, depois passando 1 vez pelas demais espessuras, até chegar na espessura 6! Depois, passei no cortador de talharini. Resultado, 6 lindos ninhos de talharini!!

Enquanto isso, a carne cozinhava... Quando ficou macia, retirei a carne, coei o molho, espremendo bem para transformar os legumes em um purê. Voltei ao fogo, fatiei a carne, acrescentei os cogumelos e as cebolinhas:
Carne pronta, hora de cozinhar a massa:
Preparei a Salada Colorida:
  • 1 bola de Alface Americana
  • 3 tomates picados
  • 1 xícara de alfafa
  • 2 talos de erva doce picados
Piquei tudo com 2 facas, diretamente na travessa.

Preparei o molho de Aceto Balsâmico:
  • 1/2 xícara de azeite extra virgem
  • 1/4 xícara de aceto balsâmico
  • 1 colher de sopa de mel
  • sal e pimenta do reino moídos na hora
Bati bem com o fuê até engrossar.

Convidados à mesa, mais uma refeição em família... Meus pais trouxeram um vinho português, Periquita, que caiu muito bem com os pratos.

É tão bom ver todos eles falando animadamente, se servindo, se deliciando com minha comida... É a realização de uma cozinheira!! Mais do que impressionar, o que eu quero mesmo é ver todos felizes!

Beijos e Bon Appetit!! Bia

DESAFIO: Transformar claras que sobraram em um maravilhoso Merengue!

Várias receitas pedem gemas... molhos, cremes, sobremesas... Fiz recentemente Créme Brullé... 4 gemas... Tentei fazer molho bernáise... 3 gemas... E as claras vão se acumulando... Às vezes, jogo as coitadinhas das claras direto no lixo, às vezes guardo para fazer algo depois e elas acabam no lixo...Outro dia, usei parte delas para empanar os pedaços de frango de um Yakisoba de Frango...

Uma vez eu li que as freiras dos conventos portugueses utilizavam as claras para engomar as suas vestimentas... E aí, o problema era inverso... Sobravam muitas gemas... Por isso, os doces portugueses levam tantas gemas... Acessei um site português muito legal, http://www.gastronomias.com/, e só uma das receitas que encontrei lá, Leite Creme, leva 18 gemas!! Aliás, falei do Leite Creme no meu Desafio do Créme Brullée, pois esta é a variação portuguesa deste doce!

Como não moro em um convento e não tenho que engomar minhas roupas, preciso encontrar outra forma de aproveitar as claras!

Minha enteada, Marina, que está estudando Sociologia aqui do meu lado enquanto escrevo, sugeriu fazer omelete só de claras. É legal, principalmente se você precisa ingerir proteína e evitar o colesterol da gema... Para um café da manhã depois da musculação ou da aula de ginástica é uma excelente pedida!

Bom, além do Yakisoba e da omelete de claras, pensei em outras alternativas... Suspiros talvez... Mas só suspiro é meio sem graça... Pensei então em fazer um Merengue... Suspiro, Chantilly, Morangos... Simples e maravilhoso!

Vamos começar pelo suspiro... Em um livro de receitas muito antigo, A Alegria de Cozinhar, da Helena Sangirardi, que tem receita de tudo que você pode imaginar (até como preparar Tatu, Queixada, Preá... credo!), encontrei uma receita de suspiro:

2 colheres de sopa de açúcar para cada clara
gotinhas de limão

Preparo: Bater as claras em neve. Juntar aos poucos o açúcar e continuar batendo... Juntar as gotinhas de limão (que tiram o gosto de ovo do suspiro).
Aquecer o forno a 150o. Forrar a forma com papel manteiga.

Aí veio a minha invenção... resolvi fazer plaquinhas individuais de suspiro... Uma colher de sopa de massa de suspiro formando um círculo. Quinze minutos de forno, até ficar douradinho.... Deixei esfriar e tirei delicadamente o papel manteiga (delicadamente mesmo, porque as plaquinhas são bem fininhas e quebram com facilidade).

Faltavam os complementos. Lá fui eu ao Mercadão comprar creme de leite fresco (o da Fazenda é ótimo) e morangos (só encontrei os orgânicos, caros, mas muito bons).

Bati o creme de leite com pouquíssimo açúcar, afinal, o suspiro já é super doce... Foi aí que veio o toque de mestre! Não meu, mas da Marina... "Tia, posso fazer o meu chantilly com chocolate? Tem Ovomaltine??" Misturamos, então, um pouco do chantilly com 1 colher de sopa do Ovomaltine... Ficou parecendo um musse claro de chocolate.

Montamos os pratos individuais: um pouco de chantilly (para segurar o suspiro no prato), uma placa de suspiro, morangos fatiados, chantilly de ovomaltine, outra placa de suspiro, um pouco de chantilly de novo e um morango inteiro, bem bonito... Ficou lindo!!!



Para os "adultos", fizemos a versão só com chantilly:


Criação da Bia e da Marina!!! Bon Appetit!!