terça-feira, 24 de maio de 2016

DESAFIO: Sunomono, o pepino agridoce japonês!

Sunomono (Salada agridoce de pepino)
Sabe aquele prato que você adora comer nos restaurantes mas nunca tentou fazer? Um dos motivos para isso é que a receita é muito trabalhosa, não vale a pena fazer em casa... Ou então os ingredientes são complicados de encontrar... No caso do "Sunomono", nenhum dos dois motivos se aplica!! rs

Sunomono é uma saladinha de pepino agridoce (tipo conserva), comumente servida nos restaurantes japoneses como entrada. Deliciosa e leve, leva poucos ingredientes e é muito fácil de fazer. A única complicação é a "antecedência" de algumas horas, para que a conserva fique no ponto. Caso não encontre o vinagre de arroz, pode usar um vinagre de maçã, mais comum nos supermercados.

Preparei esta receita em um jantar a "quatro mãos" com minha irmã: Sunomono e Pastinha de Cream Cheese e Shoyu como Entradas, Frango Karaagê e Yakisoba como Pratos principais! Inspiração oriental fez sucesso com a família! Aguardem as próximas receitas!

Sunomono (Salada Agridoce de Pepino)

6 porções

  • 3 pepinos japoneses em rodela fina
  • sal a gosto
  • 1/2 xícara de vinagre de arroz (ou de maçã)
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • gergelim preto torrado

Coloque o pepino em um escorredor com o sal (cerca de 1 colher de sopa) e deixe descansar por 30 minutos, para perder a água. Lave para tirar o excesso de sal, misture o vinagre e o açúcar. Coloque em um pote hermético e deixe na geladeira por, no mínimo, 4 horas.
Na hora de servir, toste na frigideira um pouco de gergelim preto e decore o Sunomono.

Dica: para um Sunomono mais "turbinado", acrescente, no momento de montar a conserva, kanikama desfiado e um pouco de sakê!