domingo, 25 de setembro de 2011

DESAFIO: Experimentar o Azeite de Baunilha e a Flor de Sal em um Mousse de Chocolate!

Mousse de Chocolate Belga com Azeite de Baunilha e
Flor de Sal
Você deve estar pensando... Azeite e sal em um Mousse de Chocolate?? A Bia bebeu?? Excesso de açúcar no sangue?? rs... Calma! Esta invencionice esquisita não é minha... Eu provei esta combinação "exótica" no Restaurante Ville du Vin e simplesmente adorei!! Clique aqui para ver o post sobre esta experiência gastronômica deliciosa!

Coincidentemente, uma amiga minha do trabalho comentou que havia comprado uns azeites aromatizados ótimos... E um deles era aromatizado com Baunilha!! Imediatamente encomendei o tal azeite, da Cia dos Sais (http://www.ciadossais.com.br/), uma empresa especializada em azeites e sais aromatizados. Aproveitei e encomendei a Flor de Sal também:

A receita de mousse eu já tinha... Feita com chocolate amargo belga 70%, bem cremosa e densa... Aprendi esta receita tradicional francesa em um curso de confeitaria... Não é das mais fáceis... além de uma balança digital (para medir 44 gr de açúcar, por exemplo!! rs), um termômetro é necessário para o ponto da calda de açúcar a 117 graus... Além disso, deve-se ter uma atenção especial na seqüência do preparo para que nada desande...

Receita detalhada, ingredientes e utensílios a postos, era hora de reproduzir esta deliciosa sobremesa em casa! Ainda mais agora que tenho a minha maravilhosa e vermelho-cereja Batedeira Kitchen Aid!! Será que a Mousse ficaria tão densa e cremosa como a do Ville du Vin? Vamos ver...

Mousse de Chocolate Belga com Azeite de Baunilha e Flor de Sal

Ingredientes para 6 porções:
  • 120 gr de chocolate belga (Callebaut)
  • 150 ml de creme de leite fresco
  • 44 gr de açúcar
  • 15 ml de água
  • 30 gr de gema
  • 44 gr de ovo
Para servir:
  • 1 filete de azeite de baunilha
  • 1 pitada de flor de sal

Comece batendo o creme de leite até ponto de chantilly. Reserve na geladeira.
Derreta o chocolate belga em banho maria. Depois de derretido, misture ao chantilly e reserve (na geladeira).


Bata as claras e os ovos (dica: para pesar 44 gr de ovo, bata o ovo inteiro até incorporar bem a gema e a clara, para que a proporção se mantenha) na batedeira até ficar bem esbranquiçado:


 Enquanto os ovos batem, aqueça a água e o açúcar em fogo bem baixo, até formar uma calda em ponto de bala mole (117 graus). Você vai precisar de um termômetro:


Quando atingir a temperatura, coloque a calda lentamente na batedeira em movimento, continuando a bater até esfriar bem (o nome desta mistura, na confeitaria, é "massa bombe").


Para terminar, junte o chocolate com chantilly à massa bombe:


Distribua em taças individuais.


Na hora de servir, decore com um filete de azeite de baunilha e flor de sal... Mas espere... Antes de provar esta delícia, você vai ter que arrumar a sua cozinha!! Essa receita suja muita coisa, dá uma olhadinha no estado na minha pia quando terminei!! rs


Se quiser servir de outra forma, utilize um boleador de sorvete e faça duas bolas de mousse, depois, regue com o azeite e salpique a flor de sal! E Bón Appettit!!

Mousse de Chocolate Belga com Azeite de Baunilha e Flor de Sal