quinta-feira, 24 de outubro de 2013

DESAFIO: Preparar dois Ceviches, um para quem ama peixe e outro para quem odeia

Ceviche de Atum
O que fazer quando seu filho ama peixe e seu marido é alérgico a tal ponto de não poder nem sentir o cheiro do peixe?? Simples: faça um ceviche de atum (que não cheira, pois o peixe não é cozido, frito ou assado) e crie uma versão vegetariana, feita com tomates para o maridão!! Ou seja: transforme o limão em uma limonada!! rs

Ceviche é um prato da culinária peruana a base de peixe branco cortado em pedaços ou fatias, marinado em suco de frutas cítricas e temperado com cebola, pimenta (vermelha, bem ardida), coentro ou salsinha... Pode levar também algum tipo de complemento, como abacate, milho, batata-doce... Normalmente é servido com pão, torradas, tortillas ou batatas fritas.

Nunca fui ao Peru mas descobri, pesquisando para escrever este post, que existem mais de 2.000 cevicherias em Lima e que o Ceviche (ou Cebiche, pois a pronúncia, em espanhol, é a mesma...) é considerado um patrimônio nacional peruano e tem até um dia em sua homenagem: 28 de junho!

É muito fácil de fazer, basta picar todos os ingredientes, mas o peixe precisa estar muito fresco, pois é servido cru. Diferentemente do sashimi japonês, também servido cru, os pedaços de peixe no Ceviche acabam sendo levemente cozidos na acidez do suco cítrico (limão, lima, maracujá) e que o torna mais "aceitável" para aqueles que não gostam muito de comer peixe cru.

Mas este não é o caso do pessoal aqui de casa! Meu filho simplesmente ama sashimi, temaki, sushi  e, se pudesse, comeria em restaurante japonês todos os dias! Por outro lado, meu marido é alérgico a peixe... Quando decidi preparar este Ceviche de Atum, tive que pensar em uma versão alternativa, sem peixe, que chamei de Cheviche Vegetariano! E não é que ficou legal? Substitui o atum por tomate picado e o resultado foi surpreendente! Em ambos os casos, servi sobre uma folha grande de acelga, para dar um charme ao prato! A própria acelga serviu de "acompanhamento", pois é neutra e bem crocante! Uma entrada fácil, saudável e com uma apresentação charmosa! Para dar um toque ainda mais gourmet, acrescentei pimenta rosa, super aromática, o limão siciliano, com seu perfume característico e a cebola roxa, que dá mais cor ao prato! E Bon Appetit!

Ceviche de Atum

(4 porções)


  • 1 pedaço de atum (400 gr)
  • 1/2 cebola roxa picada
  • suco de meio limão siciliano
  • salsinha e coentro picados a gosto
  • pimenta rosa a gosto
  • pimenta vermelha picada sem sementes (opcional)
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • azeite a gosto
  • acelga para servir

Pique os pedaços de peixe em cubos de 1 cm e misture os demais ingredientes (menos a acelga). Deixe marinando na geladeira por 1 hora. Monte o prato: uma folha de acelga e uma porção de ceviche por cima.

Ceviche de Atum by Desafios Gastronômicos

Ceviche Vegetariano

substitua, na receita acima, o atum por tomate picado, sem sementes.

Ceviche Vegetariano by Desafios Gastronômicos